Trail da Primavera + Caminhada em ambiente familiar

Sandra Rocha de OPraticante.pt
No dia 11 de março de 2018, realizou-se em Ademas, concelho de Santiago do Cacém, o 2º Trail da Primavera, composto por um Trail longo de 25 Km, um curto de 15 Km e ainda de uma caminhada de 10 Km, tendo como Padrinhos mais uma vez, David Silva e Cármen Henriques, esta ultima por compromissos que já tinha assumido não marcou presença.

Trail da Primavera + Caminhada
Este evento de cariz solidário, foi possível devido à organização da Associação “Os Kotas”, em que os valores das refeições reverteram a favor da Associação de Bem-Estar das Ademas, associação esta sem fins lucrativos, que dá apoio às crianças em CATL e em que no contexto de Centro de Dia e Apoio Domiciliário, dá apoio a idosos.
O Trail da Primavera começou por volta das 9h00, mas não sem antes termos direito a um pequeno briefing alertando para alguns perigos durante o percurso bem como acerca das regras a respeitar.
De seguida partiram os participantes da caminhada.
Percurso agradável, mas muito molhado e enlameado
O percurso foi agradável, devido aos seus caminhos espectaculares, tais como, passagens por valas de água, pequenos ribeiros, viadutos de autoestrada, vales e montes da planície alentejana. Quanto aos abastecimentos existiram 2, sendo os 2 ao longo do percurso.
Falhas apenas existiram nas marcações, que eram feitas com fitas, faltando nos locais onde existiam mais do que um percurso possível, pessoas que nos informassem qual o caminho certo a percorrer, ou uma placa com a indicação do caminho certo para a chegada.
Esta situação levou no meu caso e demais 2 participantes a que nos perdêssemos (estávamos a fazer a volta outra vez, mas ao contrário), mas são situações a melhorar na 3ª edição deste Trail da Primavera .
No fim tivemos banho e um belo almoço Associação de Bem-Estar das Ademas, onde se encontrava um espaço acolhedor, pessoas a servir-nos de uma simpatia extrema e um menu delicioso, onde não nos faltou nada (pão, vinho, água, sumos, carne assada, batata doce, uma espécie de ratatouille, arroz, gelatina, salada de frutas e bolo).
No fim do almoço procedeu-se a entrega de prémios, em que os 3 primeiros da geral e os 3 primeiros de cada escalão tanto masculino como feminino, subiram ao pódio para receber os mesmos.
Sandra Rocha e David Silva levam OPraticante.pt ao pódio
OPraticante.pt esteve representado para além de Sandra Rocha que subiu ao pódio nos 25 kms, por Vítor Lopes 19º geral / 8º sénior e nos 15 kms pelo padrinho David Silva 35º geral / 2º M50, a subir pela sua primeira vez ao longo dos últimos anos ao pódio e Carlos Figueira 36º geral / 4º M40.

De salientar a presença de David Gorgulho, Presidente da Junta de Freguesia de Santo André, a participar no evento e a cooperar com a organização, de salutar ver os eleitos a praticar desporto junto à população que os elege, um contacto mais próximo.
Vencedores dos 15km
Masculino
1º Fábio Silva – G.D.R. São Francisco da Serra – 1:08; 13
2º Paulo Cavalinhos – G.D.R. São Francisco da Serra – 1:16;32
3º Luis Cortinhas – G.D.R. São Francisco da Serra – 2:06;00
Feminina
1º Marta Cipriano – G.D.Santa Cruz / litoralmotors.pt – 01:35:57
2º Ana Guia – TRANSPORTES TML – 01:37:58
3º Sandra Isabel da Costa Campos Nunes
Vencedores dos 25km
Masculino
1º Roberto David Costa Baião– Juventude Atlético Clube – 01:40:39
2º Emanuel Diogo– G.D.R. São Francisco da Serra – 01:44:00
3º Euclides Almeida– G.D.R. São Francisco da Serra – 01:51:28
Feminina
1º Sandra Isabel – GDCT REPSOL POLIMEROS – 02:30:02
2º Susana Paula Pereira Batista Braga – Individual – 02:30:23
3º Sandra Rocha – Opraticante.pt
Todas as classificações.
Parabéns à organização e para o ano que vem, esperemos que haja novamente…….
Hotel Vila Park hospedou o padrinho
Em Vila Nova de Santo André, encontra-se o Hotel Vila Park, localizado entre as cidades de Sines e Santiago do Cacém.
Sines conhecida por ser a terra onde nasceu Vasco da Gama e de onde partiram muitas das suas Caravelas rumo ao desconhecido, possui um dos melhores portos de águas fundas da costa Portuguesa assim como um potencial parque industrial.
Em Santiago do Cacém as ruínas de uma cidade romana contam-nos velhas histórias de gentes de outrora bem presentes no historial de Miróbriga.
E foi neste moderno hotel que ficou hospedado o padrinho do evento, nos seus renovados quartos, utilizando produtos amigos do ambiente, nomeadamente pavimentos e revestimentos em cortiça, reforça a aposta de amigo do ambiente.
Piscina, sala de jogos, passeios de bicicleta, salas de estar, restaurante com capacidade para 160 pessoas, uma decoração acolhedora e requintada, onde é possível desfrutar da boa cozinha tradicional alentejana e portuguesa, são alguns dos motivos que vos deixamos para nele se hospedarem.
O Hotel oferece várias actividades desportivas em conjunto com algumas empresas do concelho, para que os seus hospedes, não deixem de usufruir de toda a beleza existente, pelas planícies alentejanas.
Mais informação no sitio do Hotel e aqui.
1º Trail Atlântico
Dia 6 de maio será a vez do 1º Trail Atlântico, na Costa de Santo André, nas distâncias de 25km de trail, 12,5km de corrida e 12,5 km de Caminhada, fica atento, brevemente mais informação nos meios de O Praticante, e fica o convite hospede-se no Hotel parceiro do evento.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto: Sandra Rocha
Fotos: Organização / Sandra Rocha