Trail Rayano regressa à fronteira alentejana

Depois de mais de um ano sem competição, os amantes e praticantes de corrida em trilhos (trail running) do Alentejo regressam às provas no próximo domingo, dia 16 de maio, com a realização da quinta edição do Trail Rayano Solidário, em Villanueva Del Fresno, na Extremadura, localidade que faz fronteira com Mourão.

Apesar de todos os condicionalismos higieno-sanitários espanhóis como dos portugueses, a organização da prova, que tem à cabeça o município local, logrou obter a respetiva autorização para realizar esta competição, que se tem vindo a afirmar nos últimos anos no panorama regional.

Texto: Carlos Neves
Fotos: Organização

Trail Rayano

5 ª edição do Trail Rayano Solidário

Enquadrado por uma série de pressupostos, nomeadamente o número de participantes, a distância, as partidas faseadas e o uso obrigatório de máscara dentro do percurso urbano, o V Trail Solidário Rayano Hipano/Português é uma lufada de ar fresco para os “trail runners” alentejanos e extremenhos depois de vários meses de clausura.

O vereador (consejal) da Câmara (ayuntamiento) Municipal de Villanueva Del Fresno, Jorge Moruno Gonzalez, esclarece que só depois da Junta da Extremadura ter dado o “respetivo OK é que começámos a planear a concretização deste evento, que é extremamente importante para a nossa localidade”.

Não só pela importância em si, mas também como forma de promoção turística do nosso território.

Trail Rayano

Recordo que em edições anteriores chegámos a ter quase meio milhar de participantes o que significa um impacto muito positivo tendo em conta a nossa escala social e económica de localidade transfronteiriça”, revela.

Apesar das circunstâncias provocadas pelo Covid-19, no ayuntamiento de Villanueva Del Fresno mantemos intactas todas as expectativas criadas em redor deste evento desportivo que para nós é muito importante.

É um evento multinacional, que une atletas de regiões que são irmãs, que compartilham os mesmos anseios, problemas e ambições, acabando por constituir, em anos normais, um convívio extraordinário”.

Reúne apenas 200 atletas para uma única distância 18 kms

Este ano, por força da pandemia provocada por este coronovarius, o Trail Rayano irá restringir-se a uma única prova/distância. “Infelizmente, e por indicação da Junta da Extremadura, só podemos organizar provas com um máximo de 200 participantes, pelo que decidimos criar apenas um percurso de 18 quilómetros.

Não haverá caminhada ou percursos com distâncias inferiores”.

Quanto às regras/conduta dos atletas antes e depois da prova, o “consejal” Jorge Moruno Gonzalez revela que foi feito conjuntamente com a Junta da Extremadura e com a Federação Extremenha de Montanha um plano de contingência que obriga, por exemplo, os atletas a usarem máscara em prova “enquanto esta decorre em zona urbana. Ou seja no principio e no fim”.

A prova, cujas inscrições podem ser efetuadas aqui, tem início às 10h15 (hora espanhola), partindo cinco atletas a cada 30 segundos.

O Trail Rayano de Villanueva del Fresno é organizado pelo Ayuntamiento de Villanueva del Fresno em colaboração com a Junta de Extremadura, com a equipa Villanueva Trail Running, com a delegação da Proteção Civil de Villanueva del Fresno, com o Clube Btt Gurumelos Bike e a Comarca de Olivenz

Página do evento

Regulamento

Parceiros

Deixe uma resposta