Trail Terras do Sardão 2014

Realizou-se dia 21 de setembro de 2014, o Ultra Trail Terras do Sardão com o apoio da Câmara Municipal de Sardoal, da Associação Recreativa da Presa, dos Bombeiros Municipais de Sardoal, da GNR do Sardoal e das Juntas de Freguesia do concelho de Sardoal.
O evento foi constituído por duas provas: o Ultra Trail Terras do Sardão com 45 km e um desnível acumulado positivo de 1300 metros, o Trail Terras do Sardão 25 km, com um desnível acumulado positivo de 600 metros, e ainda uma Caminhada 8 km e com os escalões repartidos na seguinte forma:
Seniores M/F (18 a 39 anos)
– M40 / F40 (40 a 49 anos)
– M50 / F50 (50 a 54 anos)
– M60 / F60 (60 anos ou mais)

As provas tiveram início à hora prevista com as partidas no Centro Cultural Gil Vicente, e fim no recinto do Festival Hípico em Sardoal (Freião).
Ao longo dos percursos foi possível disfrutar de belas paisagens, num dia de sol, desenrolando-se os mesmos por trilhos, estradões, diversas passagens por simples linhas de água ou riachos mais abundantes cuja travessia se fazia simplesmente pela água ou saltitando de pedra em pedra. Em ambos os percursos os atletas tiveram ainda, que por à prova a sua destreza física de descer um penhasco com recurso a uma corda estrategicamente posicionada para o efeito, sem a qual tal não seria possível.
Os abastecimentos de líquidos e sólidos encontravam-se bem distribuídos em quantidade e qualidade próprias e a equipa de colaboradores ali colocados e ao longo do percurso sempre disponíveis e bastante amáveis.
As marcações encontravam-se bem posicionadas permitindo desta forma prosseguir a prova com a garantia de estar no caminho certo.
A meta encontrava-se colocada num local de entretenimento, o que permitiu aos adeptos da modalidade, familiares e amigos dos atletas aguardarem pela chegada dos mesmos enquanto decorria o festival hípico, a que podiam assistir e disfrutar em simultâneo do serviço de bar ali presente com bifanas e bebidas. O sistema de controlo de tempos de prova foi feito de forma manual, o que não terá prejudicado a celeridade no apuramento dos vencedores nos diversos escalões, tendo sido apurado e divulgado o posicionamento dos restantes atletas pouco tempo depois.
Uma apreciação bastante positiva no geral para este 1 Trail realizado por terras do Sardoal.

 

Texto de: Isabel Barra

Parceiros

Deixe uma resposta