Ir ao Trail Terras do Sardão e não ver o Sardão

Trail Terras do Sardão

Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

O Sardoal é uma bonita Vila, sede de Município, da região Centro de Portugal, situada entre a lezíria Ribatejana e a paisagem serrana da Beira, muitas vezes apelidada de “Vila Jardim”. A Vila é caracterizada pelo seu casario branco adornado de faixas coloridas e flores, fazendo lembrar a arquitectura típica da região Alentejana, vai descendo desde o topo da colina onde se situa, com bonitas ruas calcetadas com seixos retirados do rio. E foi esta Vila que recebeu o V Trail Terras do Sardão.

Sónia Marques (madrinha) e Rodrigo Lopes (padrinho)

Trail Terras do Sardão

A quinta edição do Trail Terras do Sardão decorreu na lindíssima vila do Sardoal, no passado dia 16 de setembro de 2018 e teve como padrinhos do evento, Rodrigo Lopes e Sónia Marques. Com organização do Município Sardoalense a prova contou com o envolvimento de diversas coletividades do Concelho a nível do controlo e apoio logístico ao longo do percurso.

Luís Mota – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Luís Mota e Francisco Mira Gaio duas referências do trail presentes

Luís Mota, atleta sobejamente conhecido no mundo do Trail, esteve presente nesta edição do Trail Terras do Sardão e agradeceu aos padrinhos – “Muito obrigado pelo fizeram ontem e pelo que representam, e muito bem, a sua terra e região onde quer que se desloquem, são dois grandes embaixadores do Sardoal. O meu agradecimento à organização e à autarquia por valorizar as suas gentes, gentes de valor”.

Francisco Mira Gaio – Foto: Bué de Fotos

Uma palavra nossa de agradecimento ao Vereador Pedro Rosa e a todo o Staff, com duas referências, os manos Rui Lopes e André Lopes que connosco cooperaram na promoção e divulgação do evento através dos meios de O Praticante.pt.

Agradeço em meu nome e em nome do projeto toda a hospitalidade com que fomos recebidos e tratados.

O Trail Terras do Sardão foi composto por dois trajetos de diferentes distâncias cronometradas: Trail Longo 35 kms e Trail Curto 17 kms. O evento contou ainda com uma caminhada de 7 kms.

Foto: Bué de Fotos

200 participantes ficaram a conhecer um pouco do concelho

Quase 200 participantes percorreram alguns dos locais mais emblemáticos do Concelho, os percursos caracterizaram-se por terem grandes declives, pequenos riachos com fundos rochosos, trilhos, veredas, entre outros tipos de piso com terrenos acidentados.

Teve um início que quase parecia um jogo de escondidas, seguindo-se uma montanha russa de sobe e desce pelas terras do Sardoal.

Percurso muito bem marcado do princípio ao fim, abastecimentos constituídos pelo essencial, pese embora que devido às condições atmosféricas pudesse ter existido mais um posto de água, uma situação a rever pela organização.

Foto: Bué de Fotos

E foi como ir a Roma e não ver o Papa, neste caso ir à bela Vila do Sardoal, onde o Sardão é Rei e Senhor, uma referência e não o podermos visualizar, bem fica a proposta para o ano disfarçem alguém de Sardão.

A hora de partida 30 minutos ou uma hora antes faria a diferença para os participantes do Trail Longo, que não sofreriam tanto com o calor.

Para terminar felicito mais uma vez a organização pelo sucesso do evento e que as críticas construtivas por nós sejam tidas em consideração para que na próxima edição sejam muitos mais os participantes.

Foto: Passada Neutra Fotos

Trail passou por paisagens deslumbrantes

E antes de passarmos aos vencedores, ouvimos o Vereador do Desporto Dr. Pedro Rosa que nos declarou:

A quinta edição do “Trail Terras do Sardão” realizou-se no dia 16 de setembro e, à semelhança dos anos anteriores, voltou a contar com um elevado número de participantes, consolidando a qualidade deste evento desportivo a nível regional e também nacional.

Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Ano após ano, o evento tem vindo a superar as expectativas, afirmando o Concelho de Sardoal como um palco privilegiado para a prática de Trail e de outras modalidades desportivas. Por trilhos, caminhos e veredas, o Trail passou por paisagens deslumbrantes, que caracterizam o Concelho de Sardoal e que conjugam um rico património natural, histórico, cultural e arquitetónico.

Da esqª para a dtª, Nuno Fernandes, Zina Fernandes e David Silva – OPraticante.pt com o Vereador do Desporto do Sardoal Pedro Rosa e o Presidente da Autarquia Miguel Borges – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

O Município de Sardoal agradece o apoio de todos os envolvidos nesta prova, reconhecendo que o sucesso alcançado foi possível devido ao envolvimento das associações concelhias e de diversos voluntários, que se empenharam e deram o melhor de si.

Partida dos 30 kms – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Trail Longo (32 masculinos / 4 femininas)

Quatro heroinas aceitaram o desafio de percorrer a distância maior, a vencedora Rute Martins – Clube Atletismo Ferreira do Zêzere percorreu a distância em 4h30m49s, seguida de Paula Penedo – AMCF – Arrábida Trail Team – 4:44;00 e Sónia Neto – Tomar Runners – 4:54;05, respectivamente 2ª e 3ª classificadas.

2h56m59s necessitou Nuno Silva do Trail Team Bifase para vencer a distância, Luis Alexandre – Trilhos dos Templários / Xportif – 3:05;27 e Luís Mota – Casa do Benfica em Abrantes – 3:22;31 completaram o pódio.

Partida dos 17 kms – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Trail Curto ( 67 masculinos / 15 femininas)

Com 1h13m32s Arlindo Brás – CCCDAV / ONDALUX foi o vencedor, José Aparicio – 1:15;08 e Artur Pais – 1:19;25 ambos a representar a Casa do Benfica de Abrantes, obtiveram o 2º e 3º lugar.

Marketa Martins – Casa do Benfica em Abrantes obteve a vitória ao fim de 1h32m36s, nos lugares imediatos classificaram-se Mariana Henriques – COA – Clube de Orientação e Aventura – 1:51;07 e Alexandra Simão – individual – 1:54;01.

OPraticante.pt no pódio com Zina Fernandes

Em representação de O Praticante, Amália Mendes na caminhada, Nuno Fernandes na distância de 17 kms com o tempo de 2h24m57s, juntamente com e Zina Fernandes 2h24m57s, que alcançou um magnifico 3.º lugar no escalão, esforçou-se, empenhou-se e conseguiu o objectivo de ir ao pódio, fazendo ouvir-se o seu nome e o da nossa equipa e David Silva com 2h33m49s a fechar a nossa representação.

Pódio feminino – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Como recordação da nossa participação uma t-shirt verde e uma lembrança em acrílico muito bem trabalhado com destaque a verde o sardão, animal com referência na história do município. 17 kms foram os percorri mas não tive o privilégio de o ver, quem sabe numa próxima…

Prémio Finisher – Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Após o términus da prova os participantes tinham à sua disposição massagens, um serviço de transporte para irem e virem dos banhos, a que se seguiu o almoço para reconfortar o corpo do esforço físico despendido, um passeio pela vila, e chegou a hora da entrega dos prémios

Foto: Paulo Sousa / CMSardoal

Percursos pedestres

Para os amantes desta modalidade ou apenas caminhantes o concelho do Sardoal tem agora uma rede de percursos pedestres, que lhe permitirá desfrutar da beleza natural, das tradições culturais e do património que passo a enumerar:

PR1 – Na Rota do Javali 10,4 km;
PR2 – Trilho do Pastor 7,1 km;
PR3 – Do Pão ao Vinho 9,5 km;
PR4 – Via Romana 12,7 km;
PR5 – Caminho da Mora Encantada 15,5 km;
PR6 – Calcorrear dos Resineiros 11,5 km;
GR44 – Grande Rota da Prata e do Ouro 31 km

Foto: Bué de Fotos

Não percam já no próximo fim-de-semana as Festas do concelho do Sardoal, mostra de saberes e sabores e o XVI Festival Hípico.

Classificações totais.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Bué de Fotos / Paulo Sousa / CMSardoal

Parceiros