Trail Tongobriga uma autêntica viagem ao passado

Trail Tongobriga

No passado domingo, dia 21 de Outubro, realizou-se, na aldeia de Freixo, Marco de Canaveses, a IV edição do Trail Tongobriga.

Este evento desportivo, organizado pela ITER eventos, foi constituído, à semelhança dos anos anteriores, por uma caminhada 8 km, uma prova curta de 15 km e um trail longo de 22 km.

Trail Tongobriga uma autêntica viagem ao passado

Uma autêntica viagem ao passado é o que se propõe a quem visita Tongobriga. Situada na freguesia do Freixo, no concelho de Marco de Canaveses, tem como cartão-de-visita os vestígios arqueológicos de uma antiquíssima cidade romana.

A Estação Arqueológica do Freixo é a prova de que Tongobriga representava um importante centro de atração e decisão no final do século I e início do século II. Numa área de cerca de 50 hectares, são visíveis os vestígios das termas, do fórum, zonas habitacionais e uma necrópole.

E foi neste recinto, que com pessoas trajadas com roupas dessa altura, ocorreu a partida e chegada das várias distâncias, bem como a entrega dos prémios.

 

O evento

Trail Tongobriga com trilhos bem marcados, postos de abastecimento diversificados e bem providos, e um bom apoio aos atletas, os percursos acabaram por se revelar muito semelhantes aos do ano passado.

Enquanto trail de dificuldade média alta, com passagem por diferentes tipos de terrenos (trilhos técnicos do género single tracks, trilhos de calçada romana, levadas de água, pequenas pontes de madeira, poldras em pedra na travessia do Ribeiro das Covas, passagem por vinhas e, no final, uma zona de carvalhos e pinheiros ), constituiu-se como um bom treino para provas mais exigentes, sobretudo o trail longo (cerca de 850 D+).

Nesta distância maior do Trail Tongobriga participou o conhecido Armando Teixeira, que aproveitou o evento para fazer um treino.

David Silva, Rui Barbosa e Paulina Soares, um trio que se apoiou mutuamente até final

Cair, partir a cabeça, prosseguir, terminar e obter o 3º lugar

Outro atleta Hugo Bia, responsável pelo trail Bem Viver, declarou após a sua participação:

Comecei a prova no grupo da frente, num ambiente entre amigos, fui gerindo a prova até montedeiras, e depois sabia que era a descer até praticamente ao final, tendo só uma pequena subida, mas foi a descida que me tramou.
Quando mais ou menos ao km 17, escorrego e dou uma aparatosa queda em cima das pedras.
Estava lá um ciclista a assistir em primeira fila a este cenário, que prontamente se disponibilizou para me ajudar ao ligar para a organização.
Coloco a mão na cabeça, e vi que tinha rachado a cabeça tal era o sangue a escorrer. Tiro a camisola, tento estancar o sangue e passados 3 ou 4 minutos já não havia muito sangue pelo que decidi continuar.

Hugo Bia – Responsável pela organização do Trail Bem Viver

Deu para terminar a prova e ainda fazer quarto lugar da geral e terceiro do escalão.
Na zona da meta fui assistido pelos Bombeiros voluntários de Marco de Canaveses que acharam por bem ir ao hospital levar pontos.
Fui ao hospital, levei 3 pontos e regressei para a entrega dos prémios.
Dizem que fui um dos atletas mais medalhados.” disse sorrindo Hugo Bia que felicitou a organização pela sucesso do evento.

A prova curta (cerca de 550 D+) foi também uma boa prova para iniciantes neste tipo de eventos. De referir ainda que parte do percurso das provas é parte integrante do PR6 aí existente, que serviu de percurso para a caminhada.

Relativamente as classificações:

A.D. Amarante com dobradinha na prova Curta 15Km

Nelson Loureiro – Individual – 1h11m29s foi o vencedor, completaram o pódio Adão Pinto – A.D. Amarante – 1:16;07 e Carlos Queirós – A.D. Amarante – 1:21;12.

Rosa Madureira

A vencedora Rosa Madureira – F.C. Penafiel – 1:17;10 passeou a sua classe, demonstrando que continua em excelente forma, seja em estrada ou em trail, Raquel Andrade – Individual – 1:41;26 obteve o 2º lugar e Cidália Ferreira – Nova Linha Trail Runner – 1:45;26 obteve o 3º.

Classificação colectiva

A.D. Amarante venceu, com a Associação Fridão Sem Limites e Moinhos Runners a ocuparem os lugares seguintes.

Prova Longa 22km dominada pelas Manas Sousa

Paula Soares – A.D. Amarante – 2:13;53 venceu, com as Manas Sousa a obterem os restantes lugares do pódio, Gisela Sousa – 2:32;28 e Margarida Sousa – 2:32;38.

Tiago Pereira – F.C. Penafiel – 1:40;16 venceu, seguido por Victor Fernandes – A.D. Amarante – 1:51;19 e Álvaro Moreira – Associação Fridão Sem Limites – 1:53;57.

Classificação colectiva com volte face em relação ao trail curto

Associação Fridão Sem Limites 2ºs classificados no trail curto, venceram, relegando para o 2º lugar a equipa da A.D. Amarante vencedora do trail curto, o 3º lugar a ser conquistado pela equipa do Team Trail Bem Viver.

OPraticante.pt

David Silva foi o único representante de OPraticante.pt, obtendo o 64º geral / 56 masculino / 4º escalão M50 – 3h51m52

Trail Tongobriga
Amália Mendes sócia gerente de OPraticante.pt e David Silva que representou a equipa, bem ladeados pelos romanos, a lembrar os tempos aúreos

Associação Fridão Sem Limites e Associação Desportiva de Amarante as duas equipas mais representadas

À semelhança do ano anterior, os pódios, quer no sector por equipas, quer nos prémios individuais, foram disputados pelas equipas da Associação Fridão Sem Limites e da Associação Desportiva de Amarante, duas equipas de Amarante, que reúnem cerca de uma centena de atletas participantes em diversas modalidades.

Prémios originais com material da região

Os vencedores das diferentes categorias receberam troféus em granito da região, oferecidos por um patrocinador local e, como prémio de finisher, os participantes receberam camisolas cardadas de manga comprida, bem práticas para a época em que vamos entrar.

Para concluir Amália Mendes sócia gerente felicitou os participantes no evento pela sua prestação, a organização no seu geral, e em particular os seus mentores Vitor Hugo e Joel Pinto, que cooperaram para que OPraticante.pt pudesse marcar presença, arranjando o alojamento no Albufeira Hostel, bem como preocupando-se com a alimentação dos nossos representantes.

Sobre o alojamento podemos dizer maravilhoso, moderno, zona pacifica, em que se desfruta de uma paisagem maravilhosa, ficando a promessa de um dia voltarmos para apreciar com mais calma a região, e aproveitar a sua oferta desportiva.

Albufeira Hostel

O Albufeira Hostel está situado em Marco de Canavezes. A propriedade alberga um restaurante, um terraço e um salão partilhado. Algumas unidades da propriedade têm uma varanda com vista para o rio.

Uma variedade de actividades populares estão disponíveis na área ao redor do hostel, incluindo ciclismo e pesca.

O Porto fica a 38 km do Albufeira Hostel, enquanto Braga está a 46 km da propriedade. O Aeroporto Francisco Sá Carneiro encontra-se a 43 km.

Entre a bela cidade do Porto e a cidade da Régua (conhecida como região vinícola), aqui pode encontrar desde o melhor da gastronomia portuguesa, às mais antigas igrejas e monumentos do País (caminho românico) ou a desportos náuticos como paddle surf e canoagem.

A IV Edição do Trail Tongobriga correu bem

No fim ouvimos a organização em declarações “A IV Edição do Trail Tongobriga da parte da organização correu bem, não tivemos chamadas de emergência por se terem perdido, logo após conversa com alguns corredores as marcações estavam claras e o percurso estava bem marcado.
Houve algumas quedas e algumas lesões mas por motivos não controlados pela organização.

Vítor Hugo em primeiro plano e Joel Pinto atrás à esquerda no decorrer da entrega dos prémios

Acrescentando “Relativamente aos reforços correu tudo bem, inclusive recebemos bastantes elogios.
Feedbacks muito positivos relativamente ao percurso e a belas paisagens por parte dos atletas.
Número de participantes muito satisfatório tento em conta que no dia 21 haviam mais 9 eventos.

De um modo geral avaliamos como um bom evento como confirmaram vários atletas, bons prémios e bons finichers.
A maioria dos inscritos estiveram presentes, havendo poucos atletas a faltar.
Partidas iniciadas à hora prevista.
Banhos quentes e balneários limpos, a cerca de 1 km do local do evento devido à impossibilidade de utilizarem as instalações mais próximas.” concluíram Vítor Hugo e Joel Pinto os dois responsáveis do evento.

Visualize mais fotos efectuadas por Rodrigo Saldanha Fotografia.

Classificações.

Evento no facebook.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: António Alves
Fotos: Cedidas por Rodrigo Saldanha Fotografia

Parceiros