Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Trilhos da Saúde para comemorar o 10º aniversário

No Barreiro, na bonita Mata da Machada, decorreu no dia 26 de outubro o 1º Trail CHBM – Trilhos da Saúde, organizado pelo Centro Hospitalar Barreiro Montijo com o apoio da Câmara Municipal do Barreiro, inserido nas comemorações do seu 10º aniversário.

Trilhos da Saúde

1º Trail CHBM – Trilhos da Saúde

Trail CHBM – Trilhos da Saúde tratou se de uma prova simples, de cariz solidário, consistia num trail de 10 km (duas voltas de 5 kms) e numa caminhada de 5km, onde a inscrição era grátis, sendo solicitado o apoio dos participantes à “Maternidade Solidária” do Serviço de Obstetrícia do CHBM, através da doação de fraldas, toalhitas, roupa, brinquedos ou outros equipamentos.

Separados os atletas da corrida (que partiam á frente junto ao pórtico) dos participantes na caminhada, deu-se a partida da corrida pontualmente ás 16h00, seguidos pela caminhada.

O percurso do Trail CHBM – Trilhos da Saúde consistia num estradão de terra batida, que passava por uma lagoa, com um mini curso de água, que se tinha de atravessar, seguido de uma subida, que infletia para uma pequena subida de one man trail, onde se atingia a maior inclinação positiva. Continuava-se novamente por estradão, desta vez com areia mais fina, até que se iniciava a descida por estradão de pedras, e novo estradão de areia até ao ponto de partida, onde se repetia a mesma volta.

O percurso assinalado com fitas, era demasiado acessível. Penso que a organização poderia ter apostado em pequenas alterações para dificultar um pouco o percurso, quer através da utilização das aberturas entre os dois estradões que utilizámos, que se pautavam por mais subidas e descidas, com um grau técnico bastante superior, quer através da utilização de outros caminhos para além dos estradões, que tinham alterado dificultado a prova.

O abastecimento era aos 5 quilómetros (água) e na meta (águas e fruta).

CDR Ribeirinho com dobradinha em ambos os escalões no Trail CHBM – Trilhos da Saúde

O vencedores masculino foi Pedro Estevens – Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho com 40m13s, seguido do seu colega de equipa Marco Tavares com 47m18s, e de Carlos Fradinho – individual – 53m22s.

Trilhos da Saúde

Já no sector feminino, a vencedora foi Cátia Santana com 54m01s, seguida da sua colega de equipa Carla Soares – Clube Desportivo Recreativo Ribeirinho – 56m49s e Paula Jorge – individual – 59m28s completou o pódio.

Trilhos da Saúde

Eu fiquei-me em representação do Montes Saloios Trail Team pelo 45º lugar da geral em virtude de só existir o escalão sénior, percorrendo a distância em 01h25m07s, e o representante de OPraticante.pt António Soares, um atleta mais virado para as provas de três dígitos, para as Ultras, António Soares obteve o 28º lugar com 01h02m41s, enquanto o seu filho Jorge Soares obteve o 5º da geral com 54m16s.

Trilhos da Saúde
Carlos Rodrigues – Montes Saloios Trail Team

Prova gratuita com somente 42% de participação

Frustrante foi tomar conhecimento que esta organização gratuita tinha atingido 200 inscrições, e somente 47 atletas masculinos e 20 femininos participaram no evento, o português no seu melhor, como continuamos a visualizar por todos os eventos a nível nacional, a cada novo fim de semana, prejudicando quem de facto quis participar e não o pode fazer porque estavam esgotadas as inscrições.

Trilhos da Saúde
António Soares – OPraticante.pt na frent

Ficam as perguntas, e a questão:

Segundo as criticas visíveis no facebook do Trail CHBM – Trilhos da Saúde faltou divulgação do evento, mais global ao nível do movimento associativo, a organização apostou nos seus meios e nos meios dos parceiros para dar conhecimento, e conseguiu numa semana esgotar as inscrições, se tivesse ocorrido essa divulgação maior teria sido no próprio dia de inicio esgotadas ?

Porque inscreverem-se senão iam participar, para prejudicar os que de facto queriam participar?

Depois queixam-se que não existem provas gratuitas, assim a procederem claro que as organizações cobram a inscrição para levar a terem menos trabalho, na elaboração de toda a logistica de um evento, contando com o dobro dos atletas, que apareceram menos de 50 %.

Da organização recebemos estas declarações “As inscrições contemplaram os atletas da corrida (132) e da caminhada (127). Aliás, tendo em conta que as inscrições esgotaram numa semana, alargámos as inscrições para 250 atletas. Mais se informa que a prova estava inserida nas comemorações do 10º aniversário do CHBM, não tendo por isso um cariz competitivo, razão pela qual não foi divulgada junto das coletividades.

Para acrescentar “Contudo, o facto de as inscrições terem esgotado rapidamente e de termos inscrições quer de atletas, quer de outras pessoas que por norma não participam neste tipo de provas é bem significativo de que a divulgação foi adequada.

Visualize mais fotos efectuadas por Vasco Cabós – Photography.

Classificações.

Página do evento.

Página da organização.

Sitio oficial do evento.

Texto: Carlos Rodrigues
Fotos: Vasco Cabós – Photography

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta