Europeu de Skopje, António Fernandes obtêm triunfo

Europeu de Skopje

António Fernandes

O grande mestre português António Fernandes conseguiu, à quarta ronda do Europeu de Skopje, o primeiro triunfo no Campeonato da Europa Absoluto de xadrez, superando a grande mestre alemã Josefine Heinemann.

Triunfo de António Fernandes na quarta jornada do Europeu de Skopje

A vitória de Fernandes coloca-o com 2 pontos somados, tendo o xadrezista luso subido ao grupo dos 142.ºs classificados no Europeu de Skopje (Macedónia), um supertorneio que reúne 361 jogadores, entre os quais 20 pertencentes ao top-100 mundial.

Na partida da quarta jornada, Fernandes fez valer o favoritismo que a diferença pontual de Elo lhe concedia (2405 perante 2238) e reencontrou o ritmo que o permitirá lutar por um lugar acima das expetativas iniciais.

Na quinta das 11 rondas do Europeu, o grande mestre português defronta, na mesa 80, o grande mestre arménio Manuel Petrosyan, jogador cotado com 2564 pontos Elo.

 

19 xadrezistzas lideram o evento com a mesma pontuação

Ao fim de quatro rondas já não há nenhum jogador 100% bem sucedido, pelo que a prova é liderada por um grupo de 19 xadrezistas, com 3,5 pontos.

O Europeu de Skopje decorre até 29 de março, com rondas diárias, com exceção do dia de 23, reservado ao descanso dos jogadores.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Foto: Federação Portuguesa Xadrez

Parceiros

Deixe uma resposta