Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Um Projeto Singular, uma Força Coletiva, lema da Seixalíada

A Festa de Abertura da 36.ª Seixalíada com o lema « Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva », realiza-se este sábado, dia 21 de setembro, às 16.30 horas, na Rua Machado dos Santos, em Aldeia de Paio Pires e, como habitualmente, contará com milhares de participantes.

A iniciativa associa-se este ano às comemorações do Dia Internacional da Paz, comemorado na mesma data. Este é um ecoevento, cujo compromisso é a redução do impacto ambiental e a promoção da gestão adequada de resíduos, designadamente ao nível do uso de garrafas de água de plástico durante o evento.

Um Projeto

Seixalíada com o lema « Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva »

Aquela que é considerada a grande festa do desporto tem este ano como lema « Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva » e decorre até dia 19 de outubro, com uma ampla oferta desportiva que inclue cerca de 60 modalidades.

Depois da festa de abertura da Seixalíada « Um Projeto Singular, Uma Força Coletiva »seguem-se quatro semanas de intensa atividade desportiva nos equipamentos municipais e do movimento associativo, que vão desde as atividades náuticas, jogos tradicionais, futebol, atletismo, voleibol, às artes marciais, que este ano incluem pela primeira vez tai chi e chi kung para aqueles que preferem modalidades mais tranquilas. Sendo um evento verdadeiramente inclusivo, o desporto adaptado também está presente, com o râguebi em cadeira de rodas como novidade desta edição.

Criada em 1982, a Seixalíada é organizada pela Câmara Municipal do Seixal, movimento associativo, juntas de freguesia e escolas do concelho, e que conta também com o apoio das associações de bombeiros, forças de segurança pública e patrocinadores.

Os números da Seixalíada

A iniciativa, considerada um dos pontos altos do calendário desportivo e social do concelho do Seixal contou, no ano passado, com 183 eventos, uma oferta desportiva de 60 modalidades e 18 479 participantes.

Seixalíada certificada com a Bandeira da Ética

A somar a tantos outros reconhecimentos, em 2018, a Seixalíada foi certificada com a Bandeira da Ética. Este é um processo de certificação dos valores éticos no desporto, do Instituto Português do Desporto e Juventude, dirigido aos clubes, escolas e projetos cujo objetivo seja a promoção dos valores éticos através do desporto. Este é o conceito evidenciado no projeto Seixalíada, no âmbito da promoção do Desporto para Todos.

Texto / Fotos: Município do Seixal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta