VASCO SERPA VENCE A EDIÇÃO INAUGURAL DA INVITATIONAL CUP

Invitational Cup

Clube Naval de Cascais Invitational Cup 2023 - Foto: Luis Fráguas

Disputou-se de 29 de Setembro a 1 de Outubro a primeira edição do Clube Naval de Cascais Invitational Cup.

A edição inaugural contou com oito equipas de cinco clubes com origem em 5 diferentes países.

A prova foi disputada na classe J70 com os barcos fornecidos pela organização sendo o formato desta o de liga, onde todas as equipas fizeram uma primeira qualificação inicial denominada de Round Robin seguido de meias finais e final.

Oito equipas de cinco clubes com origem em 5 diferentes países na primeira edição do Invitational Cup

No primeiro dia de campeonato com a primeira prova marcada para as 13h a Comissão de Regatas viu se obrigada a adiar por duas horas a estreia da Invitational Cup devido à falta das condições mínimas de vento.

Depois das 15h as 8 equipas conseguiram completar metade da ronda de qualificação, o Round Robin, com o vento de 8 nós tendo alterado a direção gradualmente de sudoeste para noroeste.

Ao final do primeiro dia a equipa do Clube Naval de Cascais capitaneada pelo Campeão Europeu na Classe J70 Vasco Serpa, com Diogo Machado Pinto, Pedro Costa Alemão e Tomás Barreto lideravam a classificação geral depois de um dia quase perfeito.

Vasco Serpa comentou “Começamos muito bem, vencemos as três primeiras regatas e na quarta regata tivemos um problema à largada que nos empurrou para ultimo nesse flight.

Conseguimos recuperar bem e acabamos essa regata em terceiro muito próximos do segundo.

Era vice a equipa do Royal Gothenburg Yacht Club (GKSS), da Suécia, liderado por Per Croner e coadjuvado por Henrique Brites, Francisco Pinheiro de Melo, Luis Pinheiro e Manuel Macedo.

O pódio era fechado com a equipa da Turquia, a representar o Turkish Offshore Racing Club, composta por Alp Doguoglu, Paulo Manso, Gonçalo Lopes e Bernardo Plantier.

Invitational Cup
Clube Naval de Cascais Invitational Cup 2023 – Foto: Luis Fráguas

Após a segunda jornada os três primeiros classificados mantiveram-se inalterados

No segundo dia de prova as condições meteorológicas esperadas seriam bastante semelhantes ás do dia anterior o que consequentemente levou que a intenção da organização fosse apenas para completar a ronda de qualificação devido novamente ao inicio tardio das regatas desse dia.

As 8 tripulações completaram o Round Robin com vento de 9 a 13 nós de intensidade de noroeste.

Terminada a ronda de qualificação os três primeiros lugares da classificação mantiveram-se inalterados tendo a equipa de Vasco Serpa, do Clube Naval de Cascais, vencendo 5 das 7 regatas disputadas.

A equipa do campeão europeu ao vencer o Round Robin apurou-se automaticamente para a fase final sendo ainda que levava a bonificação de uma vitória para essa fase.

A equipa sueca do Royal Gothenburg Yacht Club de Per Croner mantinha se também na segunda posição sendo também apurado para a fase final.

Já a equipa do Turkish Offshore Racing Club de Alp Dogluoglu terminou a fase de qualificação no terceiro posto e era a primeira equipa a ter que disputar nova fase de qualificação de aceso à fase final da Invitational Cup do Clube Naval de Cascais.

Alp Doguoglu comentava ao final do segundo dia: “é um prazer estar aqui em Cascais, as rondas de qualificação foram aumentando a tensão com a intensidade de vento.

Esta não foi a minha primeira vez em Cascais e não será certamente a ultima!.

Clube Naval de Cascais Invitational Cup 2023 – Foto: Luis Fráguas

Seis equipas à procura dos últimos dois lugares

No terceiro e ultimo dia de campeonato estavam agendadas duas meias-finais com seis equipas à procura dos últimos dois lugares na fase final bem como a final do campeonato.

No primeiro lote da fase final a equipa Turca de Alp Dogluoglu fechou o apuramento para a fase final ao vencer a primeira regata, não quis alongar a meia final uma vez que trazia já a bonificação de uma vitoria do Round Robin por ter terminado na terceira posição.

Depois de fechado o primeiro grupo as condições de vento foram se deteriorando tendo a comissão de regatas adiado o inicio da fase de qualificação do segundo grupo por uma hora à espera que as condições melhorassem.

Existindo as condições limiares para navegar as ultimas três equipas disputaram o ultimo lugar na fase final.

A equipa de Martin Estlander, do Nyländska Jaktklubben da Filandia, com Lourenço Mateus, Sebastião Ramirez e Gonçalo Castro Nunes, fez igual à equipa turca ao vencer a primeira regata da meia final e uma vez que trazia também uma vitória da fase qualificação por ter terminado no quarto posto ficou também apurado para a fase final.

Para a fase final as quatro equipas, a representar o Clube Naval de Cascais, de Vasco Serpa, Royal Gothenburg Yacht Club, de Per Croner, Turkish Offshore Racing Club, de Alp Dogluoglu e Nyländska Jaktklubben, de Martin Estlander, encontraram um campo de regatas com condições magnificas com vento de 8 nós de Noroeste tendo como cenário de fundo o a praia e o icónico farol de Santa Marta.

Vasco Serpa, com Diogo Machado Pinto, Pedro Costa Alemão e Tomás Barreto venceram o Clube Naval de Cascais Invitational Cup 2023 – Foto: Luis Fráguas

Vasco Serpa “Satisfeito com a prestação da equipa e a vitória conquistada”

Foram precisas duas regatas para que Vasco Serpa, Diogo Machado Pinto, Pedro Costa Alemão e Diogo Pereira vencessem a fase final com duas vitórias seguidas em ambas as regatas.

Foi vice a equipa finlandesa de Martin Estlander, com Lourenço Mateus, Sebastião Ramirez e Gonçalo Castro Nunes a bisar dois segundos lugares nas regatas finais.

O lugar mais baixo do pódio foi de Per Croner com Henrique Brites, Luís Pinheiros, Manuel Macedo e Francisco Pinheiro de Melo.

Vasco Serpa depois na cerimonia de atribuição de prémios declarou:

O dia correu nos bem, como vencemos o round robin não precisamos de disputar as meias finais.

Na fase final a equipa portou-se muito bem e vencemos as duas primeiras regatas

A Invitational Cup foi uma regata organizada pelo Clube Naval de Cascais, em que o Clube convida todos os seus clubes correspondentes e Clubes congéneres.

A segunda edição da Invitational Cup do Clube Naval de Cascais terá lugar de 4 a 6 de Outubro de 2024.

Na primeira edição o Clube teve também 3 equipas juniores convidadas dos seus escalões de formação que foram enquadradas pelos velejadores olímpicos Carolina João e Santiago Sampaio.

Parceiros

Deixe um comentário