VII Trail Glória do Ribatejo e a “Arte de Bem Receber”

VII Trail Glória do Ribatejo

O dia amanheceu com um sol radioso a presentear quem se deslocava para Glória do Ribatejo, por muitos considerados a vila mais ribatejana de Portugal, onde se iria realizar o VII Trail Glória do Ribatejo.

Apesar do sol, o termómetro marcava 0º, quando nos deslocámos até ao Pavilhão Municipal onde estava instalado o Secretariado, sendo presenteados por uma grande mesa, cheia de coisas boas, para um formidável Pequeno Almoço.

Foi rápida a entrega do dorsal personalizado e de uma muito útil mochila alusiva ao evento, estando agora na altura de ir equipar e seguir para a zona da partida, onde eram transmitidas as últimas recomendações.

Sentia-se o nervosismo e a alegria, finalmente regista-se o regresso das competições e todos nós aguardávamos ansiosamente pela oportunidade de percorrer a charneca Gloriana.

Leia também

Trail Glória do Ribatejo – Desafia o trilho

Links do evento:

Página da organização.

Página do evento.

Texto: Nuno Lucas / OPraticante.pt
Fotos: Cedidas pela organização

VII Trail Glória

VII Trail Glória do Ribatejo

09 horas, finalmente é dado o sinal de partida e arrancamos, tínhamos dois percursos à nossa disposição, o Trail Longo com cerca de 30 Km e o Curto com 18 Km, e pouco depois tinha início a caminhada com aproximadamente 9 Km.

Foi um constante sobe e desce, onde não existiram grandes subidas, mas um verdadeiro parte pernas, com direito a todo o tipo de trilhos, desde os estradões até às descidas mais técnicas.

Felicitar a Organização, vimos que teve um brilhante trabalho, que se esforçou bastante para abrir e limpar os trilhos por nós percorridos.

Era impossível alguém se enganar, perante a quantidade de fitas, poucas vezes vi um percurso tão bem sinalizado, com um reforço de placas a indicarem as mudanças de direcção mais significativas e vários voluntários ao longo de todo o percurso que nos iam presenteando com palavras de incentivo.

As zonas de abastecimento, tal como nos tinham habituado com o pequeno-almoço, estavam bem fornecidas e nada faltava para que pudéssemos recuperar as forças.

VII Trail Glória

Depois do esforço despendido pelos montes, regressamos à Glória do Ribatejo, onde somos recebidos pelos Escuteiros do CNE, que nos indicavam o caminho a seguir e faziam um excelente trabalho ao permitir que percorrêssemos as estradas em segurança.

Chegados à meta, somos recebidos pelo incansável “Speaker” e pelo fotógrafo a registar a chegada de todos os atletas.

Ao terminar tínhamos à nossa espera mais uma mesa recheada, onde não faltavam as castanhas bem quentinhas, acabadas de sair das brasas, faltava apenas um banho, seguido de uma bela bifana, talvez já esteja a ser repetitivo, mas as coisas boas têm que ser realçadas.

Maior adesão de participantes nesta edição

O apoio técnico foi fornecido pela “Trilho Perdido” e como já nos habituaram, pouco depois já sabíamos a nossa classificação.

Estava na altura de ir assistir à entrega dos prémios aos primeiros classificados dos vários escalões, onde durante a cerimónia foram ainda agraciados todos aqueles que apoiaram esta 7ª edição.

Parte dos elementos da organização

OPraticante.pt esteve à conversa com a organização que efetuou um balanço desta edição, dizendo-nos “A Organização do VII Trail Glória do Ribatejo, faz uma analise positiva ao evento.

Houve um acréscimo de participantes na edição deste ano, muito devido à certificação pela ATRP, sendo a nossa prova uma das provas da Zona Centro pontuáveis para a Taça de Portugal.

Por outro lado, a maioria do atletas mostrou-se agradado com toda a logística montada no Pavilhão e nos Trilhos.

No entanto, há alguns aspetos a melhorar, nomeadamente, a separação de partidas das duas distâncias de Trail.

Da minha parte e em representação do projecto “O Praticante”, resta-me agradecer a todos os que tornaram possível a realização desta fantástica prova, tenho esperança que esta parceria se mantenha e contem com o meu regresso em 2022.

Óscar Lopes e Nuno Lucas de OPraticante.pt

“O Praticante” fez-se representar por dois atletas:

Óscar Lopes, 18 Geral, 5º M40, tempo oficial 2:48:21.101

Nuno Lucas, 34 Geral, 6º M50, tempo oficial 3:03:24.846

Parceiros

Deixe uma resposta