VILA DE ERMIDAS-SADO RECEBE A 6ª EDIÇÃO DO TRAIL VITORIANO

Ermidas

Na vila centenária de Ermidas Sado, concelho de Santiago do Cacém, distrito de Setúbal, vai decorrer a 20 de novembro, mais uma edição do Trail Vitoriano.

Será a VI edição deste evento que veio movimentar as gentes da terra, e dar a conhecer a localidade e a sua aldeia mineira vizinha a todo o mundo.

Inscrição

Regulamento

Página do evento

Página do Vitória Futebol Clube Ermidense

Leia também

TRAIL VITORIANO, 5ª EDIÇÃO POR ENTRE PLANÍCIES VERDEJANTES

Ermidas
Cidade mineira e a mina do Lousal – Concelho de Grândola

Mina do Lousal e a aldeia mineira

A Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira localiza-se na freguesia de Azinheira dos Barros e São Mamede do Sádão, concelho de Grândola.

A Aldeia Mineira do Lousal é especialmente indicada para todos os que procuram um local cheio de paz e tranquilidade para viver ou passar as suas férias, incluindo a instalação de projectos para a 3ª idade.

Encontra-se bastante perto de algumas das mais bonitas praias Portuguesas, com grandes areais, longe do rebuliço das grandes cidades e aproveitando os cerca de 300 dias de sol por ano, que o Alentejo pode proporcionar.

VI Trail Vitoriano

O V Trail Vitoriano é um evento de natureza desportiva, organizado pela secção de atletismo do Vitória Futebol Clube Ermidense, com os apoios da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, Juntas de Freguesia de Ermidas Sado e de Azinheira de Barros, Guarda Nacional Republicana e Cruz Vermelha Portuguesa – delegação de Ermidas Sado, OPraticante.pt entre outros.

O Trail Vitoriano tem como objetivo promover Ermidas Sado, dando a conhecer a todos os participantes, o seu património incluído a Mina do Lousal e a respetiva aldeia mineira, e toda a natureza envolvente, tendo como base a prática desportiva.

Vitória Futebol Clube Ermidense

Na década de 50 surge uma nova coletividade recreativa e desportiva, em Ermidas Sado, o “Vitória Futebol Clube Ermidense”.

Foi assim, que ainda em 1954 saiu a determinação da fundação do novo clube e já com o nome de Vitória, nome que advém do topónimo do café, que serviu de sede às reuniões fundadoras.

A fundação oficial foi em 21 de fevereiro de 1956. A sua primeira Direção foi composta pelo Presidente, José Cabrita, Secretários e Tesoureiros, Eduardo Iria, Manuel Pereira Godinho, e Abílio Garcia.

É ainda em 1957 que o clube, por razões logísticas se torna na primeira filial do Vitória Futebol Clube de Setúbal, vestindo as suas equipas as cores deste prestigiado Clube.

Em 1965 é inaugurada a sede propriedade do Clube, onde ainda hoje funciona.

São várias as modalidades que neste momento dinamiza, proporcionando que muitos dos residentes na região possam praticar a actividade física.

Ermidas
Sede atual do Vitória Futebol Clube Ermidense

Os padrinhos Luis Campaniço e Edgar Matias

Edgar Matias

Edgar Matias “Ser o primeiro português a cortar a meta foi a surpresa maior”

Tudo começou “numa sexta-feira, depois do trabalho, estava num café a tomar uma cerveja e passaram a correr uns amigos que faziam uns treinos.

Perguntou-lhes se queriam beber uma, que ele pagava, e disse, na brincadeira, que na semana seguinte ia correr com eles“.

Os amigos “não acreditaram“, mas Edgar Matias, que há mais de 20 anos “tinha percebido, no Desporto Escolar, que tinha algum jeito para o atletismo“, mas nunca se dedicou a sério à modalidade, foi para casa e começou “a pensar que era bom começar a correr outra vez, para ver como é que o corpo reagia“.

Começou a correr sozinho e viu que a adaptação ao esforço até era rápida, assim como a recuperação também.

A coisa foi depois surgindo assim e os resultados foram aparecendo“.

O Atleta representa, atualmente, o Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco da Serra.

Grupo Desportivo e Recreativo de São Francisco da Serra

“sem dúvida o maior clube de atletismo da região”

O clube da terra“, que é segundo este “sem dúvida o maior clube de atletismo da região“, e que também teve a sua quota-parte de responsabilidade na evolução de Edgar Matias, pois foi a partir do momento em que recebeu o convite que começou a fazer treinos “mais dedicados e adaptados” às provas.

Treinou com o Rui Dolores, um atleta de elite de xterra [triatlo de ‘todo-o-terreno‘], de Grândola, e a partir do momento em que começou a assimilar os treinos dele, “a minha evolução, no último ano e meio, tem sido incrível“, explicou.

No entanto, graças às “características morfológicas favoráveis“, Edgar Matias correu a sua primeira maratona oficial, em Sevilha, em 2019, logo “abaixo das três horas” (02:51).

A partir dai foi sempre a melhorar a sua marca pessoal, até sagrar-se campeão nacional do escalão V40, na Maratona de Lisboa, prova integrada no campeonato nacional da distância pela Associação Nacional de Veteranos (ANAV).

Ser o primeiro português a cortar a meta foi a surpresa maior porque, de todo, não estava à espera“, assumiu o atleta.

Luis Campaniço

Luís Campaniço “dos treinos por brincadeira, a ganhar Provas de Trail e Estrada”

O Gosto pelo Atletismo, vem dos seus tempos de escola, (Desporto Escolar), onde se sagrou Campeão Concelhio, segundo a nível Distrital no seu escalão, tendo sido apurado para ir aos Nacionais.

Praticou Atletismo alguns anos, na equipa Leões de Moura, mas depois mudou de modalidade, dedicando-se ao Ciclismo/BTT, sendo o Sr Felício o responsável pelo seu inicio.

Ingressou no Clube da sua Terra Amareleja e passados dois anos veio para a Team Ermidas-Sado.

Anos depois regressou ao atletismo pois ai dependia menos tempo a treinar, podendo estar mais ao lado da família.

Recomeçou os treinos por brincadeira, mas rapidamente conseguiu ganhar Provas de Trail e Estrada.

Sem Equipa de Atletismo, foi convidado para o Clube Beja Atlético Clube, onde em um ano e meio marcou presença em mais de trinta provas com excelente vitórias absolutas, individuais e coletivas, tanto em Estrada como em Trail.

Passados alguns tempos, percebeu que os seus objetivos não correspondiam ao clube que representava, pois o foco eram as Provas de Estrada.

Optou por sair da equipa e procurar um Clube onde pudesse ter as duas vertentes.

Com várias propostas, optou no Projeto do Clube, onde Presentemente e Futuramente quer estar, a Casa do Benfica de Reguengos de Monsaraz.

Parceiros

Deixe um comentário