Viseu Dão Lafões Riders Challenge, Quatro Subidas Épicas

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou na segunda-feira, em Castro Daire, a segunda edição do Viseu Dão Lafões Riders Challenge, a decorrer entre 15 de julho e 15 de setembro.

Site oficial do evento

Texto: Henrique Dias / OPraticante.pt
Fotos: Bike Roads

Quatro Subidas Épicas desafiam os participantes

O Viseu Dão Lafões Riders Challenge é um desafio destinado aos ciclistas de estrada, onde os participantes são desafiados a cumprir as quatro Subidas Épicas ® Viseu Dão Lafões, traçadas nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro.

Os ciclistas têm uma janela de dez semanas (de 17 de Outubro a 20 de Dezembro de 2020) para alcançarem o seu objetivo, que passa por cumprir na integra os percursos das quatro Subidas Épicas ®.

São os participantes a escolher o(s) dia(s) e o(s) horário(s) em que pretendem cumprir cada uma das quatro subidas, fazendo-o em total autonomia e assumindo toda a responsabilidade sobre o seu comportamento como cidadão e praticante de ciclismo, em especial no que se relaciona com a sua segurança e com as dos demais utilizadores da via publica e no cumprimentos das normas sanitárias em vigor.

A marcação dos percursos, o registo dos dados, assim como a validação dos objetivos conquistados e da performance dos atletas é feita através de dispositivos eletrónicos (GPS) e plataformas digitais desenvolvidas para este fim.

Toda a gestão da comunicação e verificação de dados é feita pela equipa responsável pelo desenvolvimento e gestão do Viseu Dão Lafões Riders Challenge.

A superação e a descoberta são os condimentos principais deste desafio.

No entanto, os participantes poderão desfrutar de um aliciante acrescido, lutando pela sua posição no ranking (Challengers Board) através do registo do tempo que demoram a completar cada uma das quatro Subidas Épicas ®.

Viseu Dão

Viseu Dão Lafões Riders Challenge

Este desafio “foi desenvolvido num formato que permite incrementar a dinâmica de descoberta do território, potenciando o tempo de permanência dos atletas, causando um impacto direto nos agentes locais ligados ao turismo”.

Com o intuito de “dinamizar a atratividade deste evento, para os agentes turísticos da região e para os atletas”, explica a nota, a CIM Viseu Dão Lafões criou o “Rider Card” (cartão digital), que “promove, junto dos atletas e acompanhantes, o acesso a condições especiais nas reservas de alojamento e restauração”.

Com o evento, a CIM pretende assegurar a ativação do destino Viseu Dão Lafões enquanto referência para o Turismo Desportivo.

Em particular para o Ciclismo de Estrada, em torno das quatro Subidas Épicas traçadas nas encostas das Serras do Caramulo, Arada e Montemuro“, defende o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, citado pela Comunidade.

Parceiros

Deixe uma resposta