Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq
Coluna Esq

Vizela: Raízes e tradição no Trail Rota do Bolinhol

O mês de Março é por norma o primeiro mês do ano em que há muita competição no atletismo e no trail. Em todos os fins de semana do mês há vários eventos que fazem com que os atletas tenham de ser criteriosos na escolha das provas em que vão participar. Um dos eventos de grande valia do próximo mês acontecerá em Vizela com mais uma edição do Trail Rota do Bolinhol.

Vizela

V Trail Rota do Bolinhol

O quinto Trail Rota do Bolinhol acontecerá no dia 15 de Março e terá partida e chegada na zona ribeirinha de Vizela.

O evento que terá organização da Run4fun será composto por três distâncias, trail longo de vinte quilómetros, um minitrail de treze quilómetros e ainda uma caminhada na extensão de seis quilómetros.

Distâncias e percursos por Vizela

Como mencionado, o evento terá três distâncias. Na vertente competitiva do evento estará um trail longo de vinte quilómetros de distância com aproximadamente 1000m d+ e um minitrail de treze quilómetros com cerca de 650m d+-

A complementar a actividade estará ainda uma caminhada de seis quilómetros cujo objectivo é a promoção da saúde e do bem-estar e com esta a percorrer as bonitas paisagens da margem do rio Vizela.

Este ano, os lucros irão a reverter para a formação de atletismo do F.C. Vizela.

Vizela

 

São Bento das Peras

O trail longo e o minitrail irão se desenrolar por alguns dos mais belos trilhos de Vizela e nesta zona algo se destaca pela sua história, imponência e misticidade, o monte de São Bento das Peras e onde no seu topo a 410 metros de altitude se encontra o Santuário com o mesmo nome.

O Santuário de S. Bento das Peras é constituído por duas capelas, uma mais primitiva e outra mais recente. A mais primitiva construída antes do século XVI num dos pontos mais altos do monte e na linha divisória da freguesia de Divino Salvador de Tagilde e da de São Miguel das Caldas de Vizela. Na década de 60, iniciou-se a construção do Novo Templo.

Inaugurada e abençoada em 1971 só em 1999 as duas capelas foram elevadas a Santuário de S. Bento das Peras.

São Bento, o padroeiro de Vizela

São Bento, padroeiro da Europa e muito venerado é também o padroeiro de Vizela. Celebrado no dia 11 de Julho, no Domingo posterior a esse dia, milhares de crentes sobem em peregrinação pelo monte de São Bento para fazer o seu culto.
Os pontos de partida da peregrinação são as Capelas de São Miguel e São Salvador de Tagilde que em cada ano vão alternando entre si a posse da imagem do padroeiro.

No cimo do monte, junta-se a crença com a festa popular e afamadas são as festas em honra de São Bento das Peras de Vizela.

Muitas são as famílias que se reúnem em família para apreciar a festa e também as vistas para o Vale de Vizela que o local proporciona através dos diversos miradouros do local e onde se podem ver os penedos pintados de branco que são o costume antigo das pagas de promessas dos crentes ao Santo e que assim dão um imagem diferente ao Monte.

O culto de São Bento em Vizela é de tal forma intrínseco à localidade que no dia 29 de Fevereiro irá se realizar um referendo local para definir a data do feriado municipal, se no dia 19 de Março, dia da aprovação da criação do concelho de Vizela ou 11 de Julho, dia de São Bento das Peras, Padroeiro de Vizela.

O Bolinhol de Vizela

Recentemente eleito umas das 7 maravilhas doces de Portugal, o doce que dá nome a este evento desportivo e que também é servido no final como prémio finisher é talvez a principal imagem de marca de Vizela.

O crescimento da fama do Bolinhol está ligado às famosas termas de Vizela. O doce ficou conhecido devido aos que depois de um tratamento nas termas não passavam sem provar o pão-de-ló rectangular e coberto com uma calda de açúcar especial.

Com mais de cem anos de existência, o Bolinhol foi criado por Joaquina Pedrosa Ferreira da Silva e que terá passado a sua receita, e a prática de a executar, aos seus sucessores e herdeiros.

Da família do pão de ló, o Bolinhol tem na sua receita, açúcar e ovos, aos quais se junta farinha. Depois, coze em forma rectangular e é coberto com uma calda de açúcar que, quando seca, fica branca.

Prémios e escalões

Nem só de Bolinhol vive um atleta e no V Trail Rota do Bolinhol haverá muitos prémios em disputa nas duas distâncias competitivas tanto a nível da geral como a nível de escalões. Haverá ainda classificação colectiva.

Campeonato regional de trail

O V Trail Rota do Bolinhol é a primeira prova pontuável para o campeonato regional de trail da Associação de Atletismo de Braga, campeonato que engloba cinco provas nos próximos meses, mais informações sobre o campeonato.

Informações e inscrições

Mais informações sobre a prova.

Inscrições.

Regulamento.

Página da Run4fun.

Evento 2020.

Texto: Nuno Fernandes
Fotos cedidas pela organização

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta