“Vou Correr” ou “vou treinar”! Qual o termo correto?

Muita gente fica na dúvida sobre que termo utilizar, “vou correr” ou “vou treinar”, estão os dois corretos e vamos esclarecer quando utilizar cada um!

Texto: Rita Barroso – Equilibrium Centro Terapêutico

Visualize também Atletas Covid, uma nova realidade

“Vou Correr” ou “vou treinar”! Qual o termo correto?

Correr é uma forma de treinar tal como tantas outras, e pode e deve ser feita em conjunto com a maior parte das outras forma de treino (ginásio, musculação, ciclismo, crossfit, padel, ioga, pilates e tantas outras) !

Vou Correr
Yoga

O que e que devemos ter em atenção quando escolhemos uma forma de treinar?

O gosto pessoal de cada um?

O objetivo pessoal?

O tempo que podemos despender diariamente, semanalmente e mensalmente?

Porque quando digo “ vou correr” ou “ vou treinar” tem de ser uma coisa que se faça de forma prazerosa e não encarada como um sacrifício ou como uma obrigação.

Uma vez que este tempo, é um tempo para nós próprios, um tempo para nos encontrarmos connosco próprios, para colocar ideias em ordem, pensamentos em dia, organizar o dia, um tempo para encontrarmos o equilíbrio em nós, a paz e a tranquilidade que o dia-a-dia nos rouba e a realidade pandémica que vivemos nos absorve!

Por isso vamos lá esclarecer as diferenças:

Utilizamos “ vou correr” quando de facto vamos fazer a nossa corrida seja ela a que ritmo for, seja ela individual ou em grupo, de competição ou de lazer!

Podemos também dizer, “eu hoje vou treinar corrida”!

A corrida é dos desportos mais completos e mais benefícios traz ao nosso organismo, apesar de já serem imensamente conhecidos vamos aqui só enumerar alguns:

Os benefícios da corrida:

É uma atividade aeróbica, que aumenta a capacidade cardiorrespiratória ajuda no processo de emagrecimento pelo seu gasto calórico, ajuda no processo de envelhecimento a não perder tao rapidamente a massa óssea.

Fortalece o sistema imunitário, ajudando do processo da Diabetes bem como da hipertensão.

Melhora a memória e todas as funções cerebrais!

Fortalece a capacidade cardíaca!

Reduz o stress

Aumenta a auto estima

Posto isto sempre que for fazer a sua corrida, seja ela, a chamada (higiénica, de recuperação, séries, fartlek ou só de lazer) diga, eu “vou correr”, ou “eu vou treinar corrida

Se for ao ginásio, ao crossfit, ao padel, ao ténis, ou outra modalidade diga “eu vou treinar

Vamos dar aqui especial atenção ao treino de força (musculação, crossfit, ou funcional) pois é um excelente complemento da corrida e devem andar sempre de mãos dadas e serem feitos em conjunto, seja em ginásio, seja e em casa, com PT, on line ou por outro meio.

Treino de força como complemento da corrida

Se não fazem treino de força como complemento da corrida, desafio-vos a fazerem e a disfrutar dos seus benefícios e a comprovar o vosso aumento de potência e capacidade física!

Os seus principais benefícios são:

Melhora o humor
Aumenta a auto estima
Aumenta a capacidade de força e de sustentabilidade do corpo
Previne lesões
Acelera o metabolismo e a capacidade cardíaca
Fortalece o sistema imunitário
Ajuda a manter o corpo jovem, pois com o passar do tempo a massa muscular se não for estimulada torna se mais flácida!

Correr é uma forma de treinar, tal como muitas outras, faça a sua escolha, mas cada vez mais, “mexa-se pela sua saúde”, é um lema que cada vez mais faz sentido.

Vou Correr

Correr ou treinar torna-nos mais jovens e saudáveis!

Mas primeiro aconselhe-se com o seu médico e faça o despiste de doenças cardiovasculares, diabetes ou hipertensões e prepare um equipamento adequado à atividade que vai desenvolver e vá “treinar”, e vai ver que se torna um hábito viciante mas saudável!

Sitio oficial do Equilibrium Centro Terapêutico
Página do Equilibrium Centro Terapêutico
Equilibrium Centro Terapêutico no Instagram

Parceiros

Deixe uma resposta