Trail Bela Bela deu mais cor a Belezaima

Trail Bela Bela

O II Trail Bela Bela decorreu no passado dia 02 de abril pela encosta serrana do Concelho de Águeda.

O Trail Bela Bela deu a conhecer os vários caminhos, singles tracks e paisagens da União de Freguesias de Belezaima do Chão. O evento teve duas distâncias competitivas, 16km e 30km.

Contou também com uma caminhada bastante concorrida de 8km. Na distância mais longa participaram 35 atletas, já na prova mais curta, os 16km, houve uma forte adesão, sendo que cruzaram a meta 268 finishers. Na caminhada estiveram presentes 732 caminheiros.

Trail Bela Bela, boas condições e organização irrepreensível!

A partida e a chegada do evento decorreu no parque Moinho de Vento em Belezaima e desde cedo a organização aguardava os mais de 1000 inscritos para virem conhecer os seus trilhos.

Este espaço no parque estava muito bem organizado, era composto por uma tenda gigante que recebeu os atletas, onde se podia levantar os dorsais, onde os atletas almoçaram no fim da prova, onde tiveram pequenas exposições de material e suplementação desportiva, onde esteve uma equipa a massajar os atletas que terminavam o trail e no final da tenda havia um anfiteatro onde se realizou a entrega dos prémios.

Mulheres cada vez mais apaixonadas pelo trail

A participação feminina neste trail foi superior ao que normalmente se verifica neste tipo de eventos, ultrapassando mesmo os homens. No total inscreveram-se 573 atletas do sexo feminino contra 488 atletas do sexo masculino.

Os trilhos por onde passavam os percursos foram amplamente elogiados pelos atletas!

Foi um trail que teve de tudo, rolante ao início, teve singles tracks muito bonitos com água à mistura, teve duas paredes dignas de um trail, passámos por bonitas aldeias típicas e quase a terminar também descemos bastante.

Não faltou muito sol e calor, mas a organização teve presente em todos os abastecimentos sempre com alimentação e hidratação adequadas. O sorriso, a satisfação e o convívio final que se viveu entre os atletas foi a confirmação do sucesso deste trail.

Esta segunda edição deo Trail Bela Bela afirmou-se como um exemplo a seguir!

A primeira edição deste trail, no ano passado, foi completamente gratuita e reuniu cerca de 600 participantes. Este ano, o evento já foi formal, com uma forte adesão das equipas de trail running da região reunindo 1065 atletas.

A organização foi incansável em todas as vertentes: de referir a boa sinalização dos trilhos, a boa organização na entrega dos dorsais que se fez sem demoras e sem filas, as partidas sem atrasos, a chegada dos muitos atletas sempre com acompanhamento e animação e a divisão na meta entre os caminheiros e os trallistas que fez com que a chegada de mais de 1000 participantes decorresse sem incidentes nem confusões.

Colaboração e ajuda de todos fez brilhar este evento!

Todos os atletas inscritos tiveram direito ao almoço no fim da prova na tenda gigante preparada para tal.

O almoço ficou a cargo do evento Trilogia Serrana (evento local que se realiza todos os anos para angariar fundos para as associações da União de Freguesias de Belezaima do Chão) e o valor das inscrições reverteu para essas mesmas associações.

A organização contou também com a ajuda da Associação de Proteção Civil da União de Freguesias de Belezaima do Chão e do povo em geral que se organizou e entregou cerca de 90 bolos à organização para que nada faltasse nos abastecimentos dos atletas.

A entrega dos prémios também foi oportunamente feita sem muita demora. Esta organização, segundo o feed-back dos atletas, esteve irrepreensível e por isso está de parabéns!

Questionada sobre o futuro, a organização pretende dar continuidade ao evento para o ano e assim poder continuar a ajudar as associações locais!

Fez ver a muitas organizações de trails a nível nacional que apenas se importam com o lucro do evento, deixando para segundo plano o espirito do trail e a satisfação e bem-estar dos atletas.

O que disse Marco Gaspar o vencedor dos 16K

Ele chama-se Marco Paulo de Jesus Gaspar, tem 33 anos, é natural de Vagos e gosta de ser tratado por Marco Gaspar. Iniciou-se no mundo do desporto bem cedo aos 14 anos. Foi federado no atletismo e chegou a correr entre os melhores de Portugal. Agora a sua profissão não lhe permite fazer um treino assíduo e metódico, mas há cerca de um ano descobriu o mundo do trail e atualmente representa com muito orgulho a equipa ACTIB – Águeda Action Club.

Trail Bela Bela
Marco Gaspar

O que o fez entrar no trail running?

Há cerca de ano e meio por “carolice” de um amigo fiz o meu primeiro trail e desde então corro nos trails que o meu clube participa.

O fato de já ter praticado atletismo e o fato de o trail ser uma alternativa da corrida, ainda que o trail seja bem mais do que simplesmente correr…, fez com que eu experimentasse e gostasse! Tem também o contato com a natureza que me fascina.

Foi o vencedor do II Trail Bela Bela. Estava a espera deste resultado?

Não estava nada à espera, mas claro gostei muito de ser o primeiro a cruzar a meta. Eu participei neste trail por convite de amigos e por ser perto do clube onde estou inscrito.

Num trail quer-se sempre ganhar mas isso só se consegue no final porque há muitos fatores que influenciam o resultado, tem de se aprender a correr no trail.

Gostou dos trilhos?

Foi dos percursos mais equilibrados que eu já fiz no trail, é do tipo de trilhos que eu considero trail mesmo, pois é muito completo. Tem subidas, descidas, singles tracks e também teve partes muito rolantes. Um trail bastante equilibrado. Parabéns à organização, espero voltar a fazer este trail.

No futuro tem objetivos no trail?

Eu ainda ando nisto por “carolice”. O que vai definir isto no futuro será o meu dia á dia. Em função da minha vida profissional e se a mesma me permitir treinar, poderei apostar um pouco mais no trail.

Deixe uma mensagem a todos os iniciantes no trail

Quem ainda não experimentou que experimente. É uma experiência fantástica! Quem quer iniciar-se que o faça com “juízo”, pois o trail não é só correr.

Os campeões:

Trail 16 km Masculinos
Marco Gaspar (ACTIB – Águeda Action Club)
2º João Santos (Casa do Povo Alquerubim)
3º José Santos (Individual)

Trail 16km Femininos
Márcia Martins (DCI\CCDRPedrulha-Mealhada)
2º Marisa Rodrigues (Individual)
3º Brígida João (Saca Trilhos)

Coletivamente ganhou a equipa ACTIB – Águeda Action Club

Trail Bela Bela
ACTIB – Águeda Action Club

Trail 30km Masculinos
Heitor Costa (Fundiven s.a)
Marco Ferreira (Ozxtreme/rda)
3º João Ferreira (Laac-bike&sport)

Trail 30km Femininos
1º Ana Luisa Melo (A.D.Travasso)
Eunice Magalhães (Individual)
Cristiana Machado (Team Lantemil)

Evento no Facebook

[divide icon=”circle”]

Escrito por: Maria Areias
Fotos: Organização

Parceiros