1ª Corrida do Vinho Verde – Amarante
No passado dia 25 de outubro do corrente ano teve lugar a 1.ª edição da Corrida do Vinho Verde na Cidade de Amarante, com a organização da Câmara Municipal e o Clube de Atletismo do Tâmega (CAT) . Nesta primeira edição contou com cerca de 550 atletas nos diferentes escalões (benjamins, infantis, iniciados, juvenis, seniores, veteranos).
Esta prova quer se assumir no calendário desportivo regional como uma prova popular em que a corrida seja uma manifestação de bem estar, de convívio e de incentivo à prática desportiva. Associado a atividade física, como referiu o Vereador do Desporto do Município de Amarante “há que realçar um vinho verde produzido neste concelho e nesta região, como um produto endógeno capaz de afirmar Amarante no contexto regional e nacional”. Disse ainda que “Amarante é uma terra de desporto, tem muito histórico em relação ao atletismo que queremos continuar a apostar e a valorizar”.
O presidente do CAT, referiu que o sucesso deste evento se deveu “ao empenho de todos, os funcionários da Câmara Municipal que estiveram na parte da colocação das barreiras de segurança, ao Professor Pedro Pinto na logística, ao Chefe de Divisão do Pelouro do Desporto, Professor Carlos Gomes, a todos os voluntários e dirigentes do CAT, e claro está, ao Município de Amarante, na pessoa do Vereador André Magalhães”. Referiu ainda, o bom trabalho dos Bombeiros e das forças de segurança, bem como o comportamento de todos os atletas.
O presidente do CAT sublinhou que “É possível conciliar estas duas formas de estar na vida, conciliando a prática desportiva com o saber beber com peso e medida”. Por último, agradeceu aos produtores de vinho que participaram nesta 1.ª edição com oferta de Vinho Verde, foram eles: Encosta de Taleigos de António Pinheiro de Vila Garcia, Quinta da Levada de José Teixeira Mendes, Jóia de Gatão, desafiando outros produtores a associarem-se na próxima edição.
Texto de: Paulo Vasconcelos