13.000 confirmados na 12ª Maratona do Porto EDP

Foi sob o signo dos planetas e das estrelas que se realizou esta tarde no Planetário da Universidade do Porto a conferência de imprensa de apresentação da 12ª edição da Maratona do Porto EDP, que terá lugar no próximo dia 8 de Novembro, com um percurso que passará pelo Porto, Matosinhos e Vila Nova de Gaia.

Estiveram presentes o Presidente da Câmara do porto, Dr. Rui Moreira, da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, do Vereador do Desporto de Vila Nova de Gaia Dr. Guilherme Aguiar, do Presidente da maratona do porto01Federação Portuguesa de Atletismo, Prof Jorge Vieira e do Diretor Regional do Norte do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Dr. Manuel Barros, do representante da EDP Dr. José Syder, o Diretor de Marketing da Liberty seguros, Dr. Rodrigo Esteves e também de Aurora Cunha e Rui Pedro Silva.

São 13.000 o número de participantes que a organização da prova pode desde já confirmar, oriundos de 49 países dos 5 continentes, 6.000 dos quais inscritos na mítica marca dos 42 kms, o que irá acontecer pela primeira vez em Portugal e os restantes nas outras duas vertentes do evento de 15 e 6km.

Estes números terão sem dúvida um enorme impacto na hotelaria e restauração da região durante cerca de uma semana, pelo que sem dúvida que eventos como o da Maratona do porto EDP, sãos uma mais-valia para a região e para as cidades que o acolhem.

O Diretor da prova, Jorge Teixeira, expressou o seu desejo pela obtenção de um recorde do percurso, que signifique a melhor marca de sempre em território nacional, sobretudo no sector masculino. Esse melhor tempo, considerando maratonas com e sem condições de homologação de resultados para efeitos de recorde, está fixado em 2h08m21s, e a corrida de 8 de Novembro possui bons argumentos para fazer cair essa marca.

Há nada menos do que quatro fundistas convidados, de momento, com máximos pessoais abaixo de 2h08m, liderados por Gilbert Kollum Yegon, que já correu no brilhante tempo de 2h06m18s! E haverá também um lote de atletas estrangeiros em estreia e cheios de ambição de que esta corra da melhor maneira.

Pode-se agora também confirmar a inscrição na Maratona do português Paulo Gomes do NA Cocujães.

O objetivo – recorde nesta edição da Maratona do Porto conta com um incentivo adicional de peso. Com o patrocínio da Liberty Seguros é instituído um prémio de dez mil euros para a queda da melhor marca em Portugal. Será metade para o autor da proeza e a outra metade será destinada a uma instituição de solidariedade social, a designar.

Caso caia o recorde do mundo, a parada sobe cinco vezes – serão neste caso 50 mil euros, a dividir na mesma proporção.

Parceiros