Corrida Noturna Parque das Nações

Na celebração do seu aniversário, o grupo juntou 200 pessoas num evento ímpar na Torre Vasco da Gama, o qual, como não podia deixar de ser incluiu um treino, desta feita simbólico, pelo Parque que lhe dá o nome.

No final da corrida, todos quantos entenderam puderam desfrutar de momentos se não únicos, certamente raros, subindo a escadaria panorâmica da Torre Vasco da Gama, até ao antigo restaurante aí instalado, onde, com o apoio da unidade hoteleira instalada na base da Torre e de outras entidades foi servido um beberete comemorativo do aniversário do grupo. Não faltaram bebidas diversas, frutas e bolos, incluindo o de aniversário, bem assim como música e visualização de imagens alusivas às atividades do grupo.

A História da Corrida Noturna do Parque das Nações

Pensando nas pessoas que praticam corrida regularmente no Parque das Nações, foi criado no final de 2014 o projeto denominado Corrida Noturna Parque das Nações que consiste num evento gratuito regular de corrida e caminhada, dirigido a todas as faixas etárias.

Os treinos de caminhada/corrida decorrem todas as terças-feiras às 20:30 horas, em local fixo, previamente definido e que pode ser consultado no Website: www.corridanoturna.pt e no Facebook: www.facebook.com/correrparquenacoes. Tem como objetivo central a promoção do desporto e o convívio saudável. No grupo não falta a mascote – Tobi – o cão escolhido por já ter participado em inúmeros treinos e tão bem aceite por todos, o qual enverga também a t’shirt do grupo.

O projeto Corrida Noturna Parque das Nações foi criado por Diogo Madaleno, que aderiu ao running em 2014 e reside no Parque das Nações há 15 anos, onde desenvolve um negócio local, o qual tem financiado o projeto.

Numa parceria desde o início com José Guimarães, autor do blog “de Sedentário a Maratonista”, ambos desenvolvem e gerem este grupo e as suas atividades.
Esta dupla de entusiastas de prática e promoção de vida saudável, logo desde o início tentaram encontrar apoios para o grupo e assim, desde o primeiro treino que no final do mesmo é servida água e fruta a todos os participantes.

O apoio do comércio local tem sido decisivo para o crescimento do grupo e com ele, a criação e desenvolvimento de diversas iniciativas de cariz não só lúdico, mas também social. Vejamos que esta ampla dinamização do projeto tem permitido a obtenção de patrocínios para o grupo, que têm sido totalmente direcionado para a inscrição dos seus elementos em provas de running, tais como a Corrida do Oriente, Corrida do Tejo e Maratona de Lisboa.

As causas sociais, também sempre têm estado na mira da dinâmica deste grupo. Assim, em Março, Diogo Madaleno e Zé Guimarães, bem assessorados por um staff dinâmico e motivado, organizaram a Corrida Solidária Refood Parque das Nações que contou com cerca de 1200 participantes e permitiu uma receita de largos milhares de euros a favor da Refood.
Já em outubro, organizaram uma participação em grupo na campanha Rexona/Holmes Place, a favor da Associação Jorge Pina, tendo percorrida 380 km na passadeira, resultando em 380 euros para a associação.
Existem presentemente vários projetos em carteira, todos de caráter solidário e com o intuito de divulgar a modalidade na comunidade e incentivar o desporto gratuito ao ar livre.
Divulgamos assim, um grupo jovem, dinâmico e com vontade de crescer e que já tem bem demonstrado a razão da sua existência.

Texto de : Isabel Barra

Parceiros