7 Dicas Para o Escritório no Pós-pandemia

Escritório

O escritório mudou. Nos inúmeros meses em que o habitual frenesim que o marcava se viu silenciado, as mudanças mais marcantes das últimas décadas começaram a ser delineadas.

Assentes no patamar tecnológico em que nos encontramos e utilizando a internet e ferramentas digitais de gestão de tarefas e equipas, é ainda cedo demais para dizer se o escritório alguma vez regressará ao seu formato original.

Como tal, encontramos de seguida algumas dicas e tendências para o futuro que se fez antecipar.

Trabalho Flexível

Em termos de horários e volume de trabalho. As empresas começam a descobrir as mais-valias de permitirem aos seus funcionários ter uma abordagem mais flexível ao trabalho.

Os números sustentam a decisão. Afinal de contas, a produtividade não se mede em horas de presença, mas sim nas que são de facto dedicadas ao desempenho da função.

Sustentabilidade Ambiental

O escritório moderno não precisa de gastar fortunas em papel para desperdício. Recorrendo a inúmeros processos digitais, a necessidade de alguns dos artigos que constaram sempre do escritório cessa.

Também a tecnologia, cada vez mais inteligente, auxilia na eficiência energética de todos os mecanismos presentes, desde computadores, iluminação a climatização.

Desta forma, também o escritório assume um papel de relevo na manutenção de boas práticas ambientais.

Hábitos de Higiene

Gel das mãos e o hábito quase compulsivo de lavagem das mesmas. Certos hábitos não se deverão perder no pós-pandemia e são, efetivamente, positivos sob qualquer perspetiva.

O escritório do pós-pandemia terá seguramente estes fatores em atenção, com a disponibilização de pontos dedicados para a higienização das mãos.

Espaço em Abundância

Com a crescente adoção do trabalho em ambiente remoto, o escritório do futuro poderá reformar os obsoletos e incómodos cubículos. O espaço disponível terá então todo o potencial para se tornar mais dinâmico e agradável.

Como resultado, os funcionários deverão sentir-se muito mais felizes no local de trabalho e retribuir com elevados níveis de produtividade. Afinal de contas, uma empresa feliz tende a ser sempre mais produtiva.

Escritório

Redecorar e Redistribuir

Não é por mero acaso que as empresas tecnológicas investem milhões na criação de espaços luminosos e bem decorados. Trabalhar num espaço agradável estimula a produtividade e a conexão com a empresa e demais funcionários.

Pequenos investimentos neste sentido terão sempre um efeito positivo. Afinal de contas, quem deseja trabalhar todos os dias num espaço pouco apelativo?

O Escritório que Precisa

Já estipulámos que o conceito de escritório mudou. Se parte dos funcionários optar por um modelo de trabalho híbrido ou completamente remoto, é expetável que a dimensão necessária de outrora não seja a mesma do presente.

Talvez tenha chegado a hora de fazer contas aos números de funcionários presenciais e começar a procurar um escritório com dimensões adaptadas à nova realidade.

Foco no Bem-estar

A responsabilidade do escritório não se esgota no cumprir das suas obrigações patronais. As empresas mais produtivas priorizam agora o bem-estar dos seus colaboradores. Quer com pequenos mimos, tempo extra de descanso ou até mesmo aulas de yoga e retiros.

O burnout e a depressão associada ao ambiente de trabalho é uma realidade frequentemente desvalorizada que pode e deve ser assumida como um combate por parte das empresas hoje mesmo.

Parceiros

Deixe uma resposta