Dobradinha para António Fernandes

António Fernandes junta título do Torneio de Mestres ao de campeão nacional, fazendo uma dobradinha no xadrez.
O grande mestre António Fernandes sagrou-se vencedor do Torneio Nacional de Mestres de xadrez, título que junta ao de campeão nacional, ficando assim como o detentor da “coroa” dos dois torneios individuais fechados mais importantes do calendário nacional.
Sete vitórias e dois empates levaram António Fernandes à vitória e à dobradinha
Fernandes dominou a prova, que decorreu no hotel Altis Park, em Lisboa, cedendo apenas dois empates e averbando sete triunfos. Terminou assim com 1,5 pontos de vantagem sobre o outro grande mestre presente, Luís Galego. Na terceira posição ficou o mestre internacional Sérgio Rocha.
Destaque ainda para o quarto lugar do mestre FIDE Pedro Rego, que lhe vale o passaporte para o próximo Campeonato Nacional.
Paralelamente ao Torneio de Mestres decorreu o Torneio de Honra, com o triunfo a sorrir ao jovem Ricardo Dias, que era o mais creditado à partida. Na segunda posição ficou o mais jovem de todos os participantes, Bruno Martins, de 13 anos, que continua a mostrar grande evolução.
Classificações finais
Torneio de Mestres
1.º António Fernandes (Filiados na FPX), 8 pontos; 2.º Luís Galego (Assembleia Figueirense), 6,5; 3.º Sérgio Rocha (Barreirense), 6; 4.º Pedro Rego (Filipa de Lencastre), 5,5; 5.º Vasco Diogo (Académica), 5; 6.º António Pereira dos Santos (Sporting), 3,5; 7.º José Padeiro (O Amanhã da Criança), 3; 8.ºs Luís Sousa Reis (AX Portugal), João Cordovil (Filiados na FPX) e André Martins (Santantoniense), 2,5.
Torneio de Honra
1.º Ricardo Dias (AEJ S. João da Madeira), 7 pontos; 2.º Bruno Martins (Ateneu do Montijo), 6; 3.º Marco Oliveira (A.Xat), 5,5; 4.ºs José Guilherme Santos (GX Alekhine), Micael Santos (CA Campo de Ourique) e Júlio Santos (Clube EDP), 5; 7.º António Fortunato (AX Portugal), 3,5; 8.ºs Rodolfo Lavrador (Clube EDP) e Carlos Aguiar (GX Alekhine), 3; 10.º Isabel Santos (Sporting), 1,5.

90.º aniversário da Federação Portuguesa de Xadrez
A Federação Portuguesa de xadrez comemorou, no dia 22 de Janeiro, os 90 anos de existência. Na abertura do ciclo comemorativo, efetuou-se uma cerimónia, no hotel Altis Park, em Lisboa, na qual foram agraciadas várias figuras ligadas ao xadrez.
Na gala destacou-se uma homenagem póstuma ao mestre internacional Joaquim Durão, figura incontornável da modalidade em Portugal, que faleceu em 2015. Também foram homenageados vários campeões nacionais, com relevância para o mestre nacional João Mário Ribeiro, que obteve o primeiro dos três títulos nacionais em 1954.

80 equipas no Nacional de semi-rápidas
A atividade do xadrez nacional prossegue já no próximo sábado, dia 28, com a realização, na Marinha Grande, do Campeonato nacional de Semi-rápidas (partidas de 15 minutos por jogador) por equipas.
Estão inscritas 80 equipas, um recorde na prova, que reunirá 320 xadrezistas no pavilhão do Sport Operário Marinhense.