Afonsoeiro / Canha / Afonsoeiro, uma clássica cheia de forte pedalada

Foi pelo concelho do Montijo, dia 24 de Agosto, que numa organização do Grupo Cicloturismo do Afonsoeiro, Montijo, com o apoio da Junta de Freguesia local e Câmara Municipal da Moita, e a Jolar, foi para a estrada a 9ª clássica “Afonsoeiro/Canha/Afonsoeiro”, um evento do calendário oficial da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta (FPCUB).

Com o mês de Agosto reduzido de passeios, e sendo o mesmo por excelência para muitos estarem de férias, a adesão ao evento foi grande, e os números bonitos, 250 participantes, alegraram assim as estradas. E foi pelo concelho do Montijo, num dia solarengo, algum calor, que se realizaram umas pedaladas a um belo ritmo, num trajeto de dificuldade baixa, já que era praticamente plano, e excelente para rolar.

A freguesia do Afonsoeiro acordou bem cedo, pelas 8 horas começavam a chegar os primeiros participantes, oriundos da área da grande Lisboa, algumas equipas de fora, caso de Estremoz e Vendas Novas que marcaram presença.

Confirmadas as inscrições, dar os últimos retoques nas máquinas, dois dedos de conversa, já que com três semanas de interregno, havia que por as novidades em dia, tudo isto antecedia a partida para o passeio que foi dada pelas 9 horas. Na linha de partida estavam 250 participantes, pela frente havia um percurso de 75 quilómetros para percorrer, com passagem por Atalaia, Passil, Faias, Loja Nova, Canha, Vila da Amoreira depois de um pequeno circuito pela freguesia, feito no início e no final do evento, e ainda uma paragem para abastecimento líquido e sólido em Canha, com o pelotão a chegar pelas 12,30 ao local da partida o Afonsoeiro.

Convívio foi o que também não faltou neste passeio, onde os participantes puderam sem dúvida conviver entre todos, antes, durante e após as pedaladas, onde os objetivos estava a divulgação da prática do uso da bicicleta, ao mesmo tempo que divulgar a freguesia e o concelho, tentando desta forma que as pessoas pratiquem também algum desporto.

Foto: José Morais

Parceiros

Deixe uma resposta