Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Almourol dos templários aos Ferroviários, um trail lindíssimo

Decorreu no passado domingo a prova de trail IX Trilhos de Almourol dos Templários aos Ferroviários, com a participação de 1100 atletas.

A prova foi organizada pelo Clube de Lazer Aventura e Competição do Entroncamento ( CLAC) e pertence ao circuito nacional de trail running da associação trail running de Portugal- ATRP.

Trilhos de Almourol dos Templários aos Ferroviários

A concentração dos atletas e caminheiros para os Trilhos de Almourol dos Templários aos Ferroviários, deu-se por volta das 07:40 h no pavilhão municipal do entroncamento.

A chuva fez-se notar e acompanhou-nos logo à saída do pavilhão. Do pavilhão esperava-nos uns quantos minutos feitos a pé que nos levou a estação ferroviária, com uma hora marcada para as 08:15 h, o comboio partiu em direção ao Castelo de Almourol, local da partida.

Trilhos de Almourol dos Templários aos Ferroviários com 3 percursos distintos, 40 km, 25 km e uma caminhada de 18 km.

Também a pensar nos pequeninos ATRP teve mais duas distâncias competitivas, o trail Júnior que teve o mesmo percurso do que a distância de trail de 22 k com as idades entre os 18 e 19 anos, na distância cerca de 15 k foi para o trail juvenil com as idades de 16 a 17 anos que coincidia os últimos 15 km da distância dos 40 km.

Está prova teve o tiro da partida as 09:00 h com a saída do trail longo, 40 km, as 09:30 a partida do trail curto , 25 k e a caminhada de 18 k.

 

A chuva não deu tréguas, acompanhando os atletas durante toda a prova num trilho muito bem identificado e a dificuldade encontrava-se no piso bastante enlameado e pesado, com algumas poças de água, que provocou algumas quedas aparatosas por parte de alguns atletas. Ouso dizer que foi um trail lindíssimo, com alguns riachos.

Os abastecimentos foram suficientes necessários para a prova em si.

Trilhos de Almourol dos Templários aos Ferroviários e os vencedores:

Trail Juvenil – Monsanto Running Team e Abutres Trail Running School com dobradinha

Diogo Gomes – Abutres Trail Running School – 1h04m01s foi o 1º, seguido em 2º lugar de Bernardo Vieira – União FCI de Tomar – 1:14;58 e em 3º Dinis Falcão – Abutres Trail Running School – 1:16;26.

Em femininos duas participantes Patricia Pardal – Monsanto Running Team – 1h33m53s percorreu a distância mais rápidamente que a sua colega de equipa Mariana Prudêncio – 1:43;53.

Trail Junior – Abutres Trail Running School obtêm dobradinha

Jorge Soares agora a representar a equipa dos Abutres Trail Running School e que antes representou o nosso projecto OPraticante.pt, continua em constante evolução e progressão na práctica do trail, mais uma vitória a somar ao seu curto currículo, necessitou de somente 2h14m03s para subir ao lugar mais alto do pódio.

Mas não foi uma vitória fácil a conseguida por este jovem atleta, Simão Loureiro seu colega de equipa deu-lhe luta até à linha da meta cortando 14s depois com 2:14;14, Gonçalo Prudêncio – Monsanto Running Team – 2:19;53 subiu ao lugar mais baixo do pódio.

Em femininos sómente uma atleta Juliana Oliveira – Abutres Trail Running School – 2h38m14.

Trail Curto – António Almeida e Marisa Figueiredo com vitórias folgadas

1h40m14s foi o tempo que António Almeida – Casa do Benfica em Abrantes necessitou para vencer a distância, pouco mais de 1 minuto, com 1:41;34 chegou Ricardo Fonseca – Cortt – Cork Trail Team, e Tony Maia – Ourém Maia Team – 1:55;08 obteve o 3º lugar.

Marisa Figueiredo – Associação do Toledo com 2h22m35 foi a vencedora, seguindo-se-lhe no pódio Anabela Rainho – Clube de Atletismo de Ferreira do Zézere – 2:24;20 e Sofia Ramalho – Clube Millenium BCP – 2:29;25.

OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado no trail curto por Arminda Basilio 241ª geral / 14ª F40 – 3h55m59s, 244ª Geral / 10ª F45 – 3:56;00 – Paula Saraiva.

Trail Longo – O despique masculino até à meta

Aita Tamang em representação da AMCF – Arrábida Trail Team – 2h59m28s e Luis Semedo ACPortalegre / UTSM – 2:59;34 disputaram a prova até aos derradeiros metros com condições climatéricas adversas, numa indecisão sobre quem seria o vencedor nesta distância.

Luís Semedo e Aita Tamang no Trail Longo

O nepalês acabaria por levar a melhor já nos metros finais e a ser o grande vencedor com 6 segundos de diferença, Pedro Ribeiro – Caracol Trail Team – 3:04;21 completaria o pódio.

Em femininos a vitória foi obtida por Mariana Machado – Os Santa Apolónia que efectuou o percurso em 4h00m46s, e com pouco tempo de diferença chegou a 2ª classificada Teytana Vakulyuk – Caracol Trail Team – 4:01;04 e Rita Loureiro – Oralklass – Amigos do Trail – 4:05;03 obteve o 3º lugar.

OPraticante.pt

OPraticante.pt esteve representado no trail longo por António Soares 65º geral / 6º M50 – 3h58m45s e por Artur Basilio 182º Geral / 41º M40 – 5:07;54.

Para terminar este maravilhoso trail, havia massagens e banhos para os atletas, também havia refeições, para os que compraram no ato da inscrição e para quem não o tivesse feito, poderia comprar uma senha que havia ainda à venda.

Ficou aqui a vontade para o ano voltar.

Visualize mais fotos.

Texto: João Saraiva
Fotos: Fotos do Zé

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta