Aproximação da Medicina Ocidental e Oriental

Na actualidade a Medicina ocidental e a Medicina oriental contribuem em grande escala para o Sistema de Promoção de Saúde. Com a divulgação cada vez maior das Medicinas Tradicionais, entre elas a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Tradicional Ayurveda, houve a necessidade da sua distinção face à Medicina Convencional, por isso estas denominam-se de Medicinas Não Convencionais.

Em Portugal a Medicina Ayurveda é a menos conhecida. A maioria dos portugueses conhece bem a Massagem Ayurveda, mas desconhecem, em muitos dos casos, todas as terapias que envolvem esta medicina. Neste contexto a Associação Portuguesa de Ayurveda tem um papel fundamental na divulgação da Medicina Tradicional Ayurveda, que para além de certificar os Terapeutas e Técnicos certifica também os Formadores desta Medicina.

O Ayurveda, na sua essência, tem origem na Índia e é baseado nos textos védicos com mais de oito mil anos. A palavra Ayurveda divide-se em AYUR que significa Vida e VEDA que significa Ciência ou Conhecimento, ou seja, Ciência da vida, que assenta na promoção de uma vida longa com saúde. Esta Ciência milenar é actualmente reconhecida pela OMS.

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Fig. 1 Doshas – VATA, PITTA e KAPHA

Os terapeutas que praticam a Medicina Ayurveda efectuam um diagnóstico completo de forma a aconselharem o melhor tratamento para cada paciente. O tratamento definido para cada paciente assenta na teoria TRIDOSHA, os três biótipos que diferem de individuo para individuo, e são eles Vata, Pitta e Kapha. Quando falamos desta teoria identificamos que cada um de nós é constituído pelos cinco elementos que nos envolvem, e são eles o Éter/Espaço, o Ar, o Fogo, a Água e a Terra. Cada dois destes elementos constituem um Dosha, o Vata é constituído por Éter e Ar, o Pitta é constituído por Fogo e Água e o Kapha é constituído por Água e Terra.

Ao reconhecermos a natureza e por sua vez o desequilíbrio de cada individuo que na Medicina Convencional é chamado de doença, somos capazes de implementar diferentes tratamentos que se baseiam em Nutrição pelo exterior, com a massagem, ou pelo interior, com o que ingerimos. Como exemplos tratamentos a utilizar temos:

• Externos:
o Abhyanga – A massagem ayurveda realizada em marquesa com o objectivo de harmonizar os Doshas em desequilíbrio;
o Shirodhara – Terapia indicada para patologias relacionadas com o sistema nervoso, emocionais e psíquicas;
o Bastis Externos – Fundamentais para terapias localizadas como lombalgias (dores lombares), dores cervicais, ombro congelado, Gonalgias (dores nos joelhos), entre outras. De entre os diversos Bastis existe um que é o Netrabasti que promove a melhora da visão;
o Nasya – Indicada para patologias do Sistema respiratório, do Sistema Nervosos e do Sistema articular;

• Internos:
o Alimentação Ayurveda – Direccionada a cada individua de acordo com o Dosha que se pretende equilibrar;
o Fitoterapia Ayurveda – Da mesma forma que a alimentação acrescentando as propriedades concentradas das ervas a recomendar ao individuo.

Qualquer uma destas terapias para ser aplicada deve ter recomendação de um Terapeuta certificado, e podem ser aplicadas pelo próprio Terapeuta ou por um Técnico de Medicina Ayurveda.

Texto de Marisa da Silva Mestre

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