Armando Teixeira no Grand Raid des Pyrénées

Armando Teixeira Grand Raid Pyrénées

Armando Teixeira no UTMB 2016

Armando Teixeira prepara-se para os 220 km do Grand Raid des Pyrénées.

Depois da belíssima vitória no Celestrail, uma das provas do Andorra Ultra Trail Vallnord, Armando Teixeira prepara-se agora para alinhar na partida do Grand Raid des Pyrénées.

Visualize o artigo sobre o Andorra Ultra Trail Vallnord em Deus desenhou montanhas quase perfeitas, por trilhos tortos

A prova terá lugar entre 23 e 27 de agosto em Vielle-Aure, uma comuna francesa na região administrativa dos Midi-Pirinéus.

Grande desafio do ano para Armando Teixeira

O atleta da Salomon Suunto Portugal vai participar na prova rainha do evento, com 220 quilómetros.

Nesta 10.ª edição, a distância que estava fixada nos 160 quilómetros, aumentou mais 60 quilómetros e esta foi uma das razões que levou Armando a elegê-la para grande desafio do ano.

Outra das motivações foi a procura de novos desafios, num ano que decidiu fazer uma pausa do UTMB.

Armando Teixeira Grand Raid Pyrénées
Armando Teixeira no UTMB 2016

Esta será a segunda maior distância non-stop a que o atleta se propõe, (a primeira foi o Tour de Géants com 330 km) e leva na bagagem a mesma vontade de se superar, correr mais rápido e enfrentar as enormes montanhas dos Pirinéus.

Apesar de já conhecer os Pirinéus, nunca correu na zona desta prova, tornando-se a informação recolhida junto de outros atletas que já participaram na prova, fundamental para a sua preparação.

Um deles foi Natércia Silvestre que participou em 2015 e alcançou o 2.º lugar.

Objetivo de Armando é terminar o Grand Raid des Pyrénées

O objetivo de Armando é terminar a prova. Como estratégia terá que ter muita paciência e levar mais resiliência do que o normal, esperar que as condições climatéricas sejam favoráveis, pois haverá passagens perto dos 3000 metros de altitude e a cota média situa-se nos 2000 metros.

A acompanhá-lo e a dar apoio nos postos de abastecimento o atleta contará com a sua mulher Ivone, que o acompanha incansavelmente nas suas aventuras.

A prova tem a partida marcada para dia 24 de agosto às 6 da manhã (hora local) e os atletas terão um tempo limite de 72 horas para percorrer os 220 quilómetros e 13 000 metros de desnível positivo. Além de Armando participa mais um português nesta ultra.

O evento terá mais 4 provas, de 40 km, outra de 80 km, outra de 120 km e um percurso de 5 etapas com 108 km no total.

Mais informação sobre a prova aqui.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Ana Águas
Fotos: Pedro Trindade​ / Salomon Suunto​

Parceiros

Deixe uma resposta