ARRANCA A TRIANGLE ADVENTURE BY AZORES TRAIL RUN®

Triangle Adventure

Pico, São Jorge e Faial são as ilhas percorridas pelos atletas em três dias consecutivos nesta prova da Triangle Adventure, que conta este ano com a sua nona edição.

Triangle Adventure uma aventura por três ilhas

Arranca hoje, sexta-feira, nos trilhos da ilha do Pico, mais uma edição da Triangle Adventure.

Triangle Adventure

Organizada pela Azores Trail Run®, esta prova de trail – que conta já com nove edições – tem a particularidade de permitir aos atletas percorrer três ilhas dos Açores, em três dias consecutivos.

Depois do Pico, onde os atletas iniciam a sua jornada na paisagem da vinha, sempre a subir até ao ponto mais alto de Portugal (caso a meteorologia assim o permita), a prova muda-se de armas e bagagens, no sábado, numa viagem de ferry de pouco mais de uma hora, para São Jorge, onde vai percorrer as singulares fajãs.

No domingo, mais uma viagem de quase duas horas sobre as ondas do Atlântico para chegar ao Faial, rumar ao cenário quase lunar do Vulcão dos Capelinhos e arrancar para percorrer a ilha de costa a costa, terminando na freguesia da Ribeirinha, naquela que é a principal novidade ao figurino da prova.

No final, os atletas terão percorrido quase 100 quilómetros de um desafio que ficará nas suas memórias não apenas pela dureza, mas, principalmente, pelas paisagens deslumbrantes e pelos momentos de convívio que só um evento como este pode proporcionar.

Azores Trail Run® vai comemorar 10 anos de atividade

À beira de celebrar 10 anos, a marca Azores Trail Run® tem procurado criar eventos que sejam a perfeita simbiose entre natureza, turismo, cultura e sustentabilidade. Mário

Mário Leal, coordenador do projeto, explica que o objetivo é, acima de tudo, “mostrar os Açores no seu esplendor àqueles que vão amar esta Região pelas razões certas”.

A utilização de marcações reutilizáveis e a ausência de plástico descartável em todos os momentos do evento são apenas exemplos da preocupação ambiental que o norteia.

O coordenador salienta, a este propósito, o apoio dos Parques Naturais das três ilhas, não apenas pela colaboração logística com o evento, mas, principalmente, pelo trabalho diário que visa garantir a tal simbiose entre turismo e ambiente.

Triangle Adventure – Foto: Pedro Silva / Azores Trail Run®

Os frutos desse trabalho, entende Mário Leal, estão à vista: “não podemos nunca esquecer que os Açores são o primeiro arquipélago do mundo com certificado de destino sustentável”, lembra.

O envolvimento dos locais é outra das razões que torna este evento tão especial.

Há dezenas de pessoas que abdicam do seu tempo para ajudar a pôr de pé esta prova, e fazem-no com um orgulho enorme, precisamente porque entendem o impacto que que esta experiência tem na vida dos atletas que cá vêm”, explica Mário Leal, agradecendo o empenho dos voluntários que trabalham com afinco por estes dias nas três ilhas.

Esta prova tem o alto patrocínio do Governo Regional dos Açores, e conta ainda com o apoio dos municípios da Calheta, Horta e Madalena, e da transportadora marítima regional Atlânticoline.

Parceiros

Deixe um comentário