Auriol Dongmo volta a bater recorde de Portugal

lançadores

Auriol Dongmo - Foto: DR

Primeira Jornada dos Campeonatos de Portugal marcados por um recorde de Portugal (Auriol Dongmo no no lançamento do peso), um recorde nacional sub20 (Pedro Buaró, no salto com vara), vários recordes dos campeonatos e pelos 20 títulos de João Vieira.

Pedro Buaro

Auriol Dongmo bateu o recorde de Portugal no lançamento do peso com a marca de 18,37 metros, no decorrer da primeira jornada dos Campeonatos de Portugal em pista coberta que estão a decorrer em Pombal.

Auriol Dongmo bateu o recorde de Portugal

A sportinguista conseguiu o recorde (e também dos campeonatos) no seu quinto ensaio, o segundo dos únicos dois válidos (o outro foi de 17,82), igualando o seu melhor de sempre (18,37 m) ao ar livre!

Auriol Dongmo
Auriol Dongmo

Neste concurso, a segunda classificada foi a benfiquista Eliana Bandeira que lançou duas vezes acima de 17,30 (17,39 e 17,31), recorde pessoal!

E também Francislaine Serra (recorde pessoal de 17,19, marca de qualificação para os Europeus de Paris) e Jessica Inchude (17,15) lançaram mais de 17 metros!

 

Emocionante a final dos 60 metros planos

Emocionante a final dos 60 metros planos. Após uma falsa partida que tirou da final Pedro Pablo Pichardo (6,89 na eliminatória), assistiu-se a uma final com quatro atletas separados por um escasso centésimo e três segundos lugares.

Diogo Antunes (Benfica) sagrou-se campeão (6,69 segundos), à frente do seu colega de equipa Frederico Curvelo (recorde pessoal), e dos sportinguistas Carlos Nascimento e Yazaldes Nascimento (os três com 6,70 segundos).

E também a prova dos 400 metros femininos foi muito interessante com um final apertadíssimo e um triunfo de Vera Barbosa (o seu terceiro título, depois de ter vencido em 2010 e 2012, em Espinho) sobre Cátia Azevedo, ambas do Sporting.

Anabela Neto, recorde dos campeonatos, recorde pessoal e segunda melhor marca portuguesa de sempre

Com estes resultados quase passava despercebida a marca de Anabela Neto, com 1,86 metros, recorde dos campeonatos, recorde pessoal e segunda melhor marca portuguesa de sempre em pista coberta (apenas Naide Gomes, com o recorde de Portugal de 1,88 m, fez melhor).

E também o resultado de Evelise Veiga (Sporting), vencedora do salto em comprimento com a marca de 6,48 metros, recorde pessoal indoor.

Anabela Neto

João Vieira aos 44 anos conquistou o seu 20º título nacional

Uma nota ainda bem forte para o vice-campeão mundial de 50 km marcha, João Vieira (Sporting), que aos 44 anos conquistou o seu 20º título nacional de pista coberta! Também Nelson Évora (Sporting) triunfou no triplo salto e vai já no seu 12º título.

João Vieira

Outras disciplinas

Nos 400 metros, João Coelho (Benfica), revalidou o título de campeão, é o segundo do ano; Isaac Nader (Benfica) obteve o seu primeiro título nacional nos 1500 metros; e Ruben Miranda (Sporting) sagrou-se campeão no salto com vara, prova em que Diogo Ferreira (Benfica) foi segundo, com a mesma marca (5,10 m) de Pedro Buaró (Estreito), que bateu o recorde nacional sub20. No heptatlo, no final do primeiro dia, Abdel Larrinaga (Benfica) segue na frente da pontuação.

Em femininos, Mariana Machado (Sporting de Braga) esteve em bom plano, com um triunfo sobre a sua colega de equipa Carla Mendes (uma estreia da minhota); a marchadora Ana Cabecinha (CO Pechão) obteve o seu nono título consecutivo nos 3000 m marcha; Lorene Bazolo (Sporting) obteve o seu quarto título consecutivo nos 60 metros; e Marta Onofre (Sporting) obteve o seu terceiro título no salto com vara.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Foto: Federação Portuguesa de Atletismo

Parceiros