BARONIA, 17º PASSEIO DE CICLOTURISMO

Foto: Notícias do Pedal

Foi para a estrada este domingo 18 de maio, o 17º Passeio de Cicloturismo de Baronia, num trajeto com cerca de 50 quilómetros, acessível a todos os participantes.

Uma organização do Grupo Desportivo e Cultural de Vila Nova da Baronia.

O evento contou com cerca de centena e meia de amantes da bicicleta, que percorreram o concelho do Alvito, no distrito de Beja.

Em dia de eleições, não foi motivo para ficar em casa para muitos cicloturistas, e foram até Vila Nova de Baronia, uma terra pertencente ao Baixo-Alentejo.

Bem cedo começaram a chegar ao local da concentração participantes e acompanhantes à sede do G D C da Baronia, oriundos da área da grande Lisboa, Marinhais, Alentejo e Algarve.

Leia também

PENTEADO AO RUBRO COM O PASSEIO DE CICLOTURISMO

Fonte: José Morais

Fotos: Revista Notícias do Pedal

Baronia
Foto: Notícias do Pedal

Nem as eleições demoveram a adesão dos participantes

Cerca das 9,15 era dada a partida ao pelotão, iniciando-se as pedalada pelas ruas da Vila de Baronia, depois o pelotão seguiu rumo ao Alvito.

Aqui a caravana fez uma paragem para abastecimento, sendo servido a todos os participantes, sandes, fruta, água e sumos.

Após a paragem, foi tempo de regressar às pedaladas, em direção a Viana do Alentejo, e a Vila Nova de Baronia, onde cerca das 12,15 as mesmas terminaram.

Baronia
Foto: Notícias do Pedal

Após o términus do passeio, foi tempo de arrumar as bicicletas e tomar um banho.

Depois, foi tempo de iniciar o convívio, e antes do almoço foram oferecidos aos participantes algumas entradas e aperitivos, para descontrair um pouco.

Seguiu-se o tradicional almoço, composto por uma:

excelente sopa, as tradicionais bochechas de porco, deliciosas, acompanhadas salada de alface, por um magnifico arroz, e bata frita, onde não faltaram depois as sobremesas.

Baronia
Foto: Notícias do Pedal

Um convívio proporcionado às cerca de duas centenas de participantes entre cicloturistas e acompanhantes pela tarde dentro.

Em dia de eleições, onde muitos participantes queriam ainda exercer o seu direito de voto, a organização começou mais cedo na entrega de lembranças.

O presidente do Grupo da Baronia Joaquim Fernandes iniciou com um agradecimento pela presença de todos.

Foto: Notícias do Pedal

Referenciou as entidades presentes e os seus apoios, a Câmara Municipal do Alvito, e as Juntas de Freguesia que apoiaram o evento, e outros apoios que receberam.

Felicitando todo o staff envolvido que contribui para o sucesso de mais uma edição.

Deu ainda oportunidade às diversas entidades presentes de intervir e agradecer, onde demostraram o interesse do evento, sendo algo a continuar a apoiar no futuro.

Um balanço do Passeio de Cicloturismo de Baronia

Pelo segundo ano consecutivo marcamos presença.

Um passeio sem dúvida muito interessante, percorrido por terras alentejanas, com locais interessantes e calmos, onde se recomenda para visitar.

Foto: Notícias do Pedal

Da parte da organização, temos de dar os parabéns, antes, durante e após, foram exemplares, e ao longo de 17 anos, muitos são os repetentes neste passeio.

Nos cerca de 50 quilómetros percorridos, as pedaladas foram muito positivas, com animada cavaqueiras entre participantes.

Referir o excelente trabalho feito pela Brigada de Trânsito da GNR na segurança dos participantes.

Mas também o apoio do Bombeiros Voluntários que acompanharam o passeio, e felizmente não foi necessária, a sua intervenção.

As boas receções, a maneira de receber, e a boa organização, fazem deste passeio já considerado por muitos uma clássica da modalidade, com Baronia a ficar de ano para ano, já na agenda de muitos participantes.

Da nossa parte, foi mais uma reportagem de grande interesse, numa zona onde poucos eventos destes são realizados.

Onde é necessária muita força para os continuar a manter e levar para a estrada.

Temos de agradecer a forma como mais um anos nos receberam, e os apoios para podermos fazer esta reportagem, onde deixamos o nosso agradecimento a todos.

Foto: Notícias do Pedal

Ficam assim os parabéns, e continuem…

 Como o Cicloturismo é a parte de ciclo bicicleta, e turismo de lazer, é sempre bom saber um pouco das origens deste locais, por isso fica um pouco de histórias.

Origens Vila Nova da Baronia

A povoação existe pelo menos desde o século XIII, sendo referida como tendo sido fundada em terrenos oferecidos em 1257 pelo concelho de Évora a Estêvão Eanes, chanceler-mor do rei D. Afonso III, que depois os integrou no seu couto de Alvito.

Originalmente chamava-se Vila Nova de Alvito, tendo ao longo da sua história passado por várias denominações, como Vila Nova a par de Alvito, Vila Nova junto a Alvito ou Vila Nova junto a Viana.

Só tendo recebido o nome definitivo de Vila Nova da Baronia no século XVIII, por estar inserida no senhorio dos Barões de Alvito.

Baronia
Foto: Notícias do Pedal

Em 1279, foi deixada em testamento por Estêvão Eanes à Ordem da Santíssima Trindade de Santarém, que logo no ano seguinte lhe passou um foral.

Porém, em 1283 o senhorio deixou de estar na posse da ordem, devido a conflitos com o rei D. Dinis, ficando apenas com o padroado das igrejas.

Os terrenos passaram para as propriedades da coroa no ano seguinte, e em 1289 o rei confirmou o foral.

A Ordem da Trindade também terá sido responsável pela primeira Igreja Matriz de Vila Nova da Baronia.

Visualize mais fotos aqui.

Parceiros

Deixe um comentário