Bicicleta, como convencer os nossos próprios pais a usar

Descobrir a bicicleta quando já se é adulto pode ser um momento de transformação, é uma fonte inesgotável de diversão e dá-nos uma incrível liberdade, além de proporcionar um meio de transporte alternativo e barato e ainda exercício físico constante.

É por todas estas razões que apresentar a bicicleta aos elementos seniores da família pode ser um dos melhores presentes que lhes damos, aqui ficam algumas dicas para incentivar os nossos pais e avós a usarem mais a bicicleta no seu dia a dia.

Texto: José Morais – Noticias do Pedal

Visualize também Bicicleta, Coronavírus leva a um boom em Portugal

Bicicleta

Transformar os passeios em eventos de família

Antes de mais, é preciso tornar a bicicleta apelativa, se estamos a falar dos nossos pais ou avós, então é provável que eles apreciem passar algum tempo de qualidade com a família, com os filhos e netos, e pedalar juntos pode proporcionar momentos muito aprazíveis, um pequeno passeio de bicicleta pelo campo em família pode ser um ótimo ponto de partida e algo que se pode planear em conjunto.

Realçar os benefícios para a saúde com a bicicleta

Assim que se conseguir gerar algum interesse relativamente à bicicleta, ou convencê-los a dar uma voltinha para tomar o gosto, a melhor forma de motivar os mais velhos a usar a bicicleta é falar dos benefícios para a saúde, os estudos têm mostrado de forma consistente que o exercício físico regular é a melhor forma de reduzir o risco de doenças como a obesidade, a diabetes, doenças cardíacas e muitas outras condições neurodegenerativas, pedalar regularmente também ajuda a manter a saúde mental.

E a melhor parte é que não há idade para se começar a pedalar nem é preciso nenhuma inscrição num ginásio ou algo do género, não só é uma atividade que pode ser feita ao ritmo de cada um, como progressivamente vai melhorando a mobilidade e a saúde das articulações.

Bicicleta

Apresentar a bicicleta dobrável como opção

Outro grande benefício das bicicletas é a liberdade que elas proporcionam, andar de bicicleta é o meio de transporte mais rápido em muitas cidades e permite explorar uma área muito maior em comparação com andar a pé.

E as bicicletas dobráveis oferecem ainda mais liberdade, são muito fáceis de montar e desmontar e permitem parar onde se quiser, dobrar a bicicleta e usar um transporte público de regresso para casa, o que é muito conveniente em caso de cansaço, ou mesmo em dias de chuva intensa, as bicicletas dobráveis também são muito conveniente para fazer o percurso diário para o trabalho, pois facilmente podem ser levadas para o escritório sem haver a preocupação de ter de procurar lugar para estacionar.

Explicar as questões básicas de segurança

Sem querer retirar o prazer de uma voltinha descontraída de bicicleta, convém assegurar que os nossos pais ou avós conhecem as regras básicas de segurança para andar de bicicleta em ambientes onde se irão cruzar com mais pessoas.

É normal sentir alguma ansiedade ao início, mas em breve a sensação de desconforto será ultrapassada, será bom recapitular as noções básicas de condução em estrada e até mesmo nas ciclovias, para que estejam preparados para qualquer circunstância.

E nada melhor do que fazer algumas experiências de passeios curtos, antes de se aventurarem em percursos mais longos, para se familiarizarem com as mudanças, com a travagem, a sinalização de viragem, etc., nada como começar devagar, é importante que nas primeiras experiências se sintam seguros, que se divirtam e que não acabem o passeio cansados.

Sugerir uma bicicleta elétrica

Se um dos principais obstáculos ao uso da bicicleta é o queixume de que se está demasiado velho para pedalar, que não se sentem em forma ou que é muito cansativo tentar fazer um passeio mais longo de bicicleta, então nada melhor que sacar do trunfo, porque não experimentar uma bicicleta elétrica?

As bicicletas com assistência elétrica permitem vencer o medo das subidas e facilitam bastante o ato de pedalar quando não se tem muita energia nas pernas, é o melhor de tudo é que, mesmo com essa ajudinha, continuam a fazer exercício e a apanhar ar, o que é ótimo para o corpo e para a mente, com uma bicicleta elétrica não há como recusarem participar nos passeios de família.

Parceiros

Deixe uma resposta