Saúde Mental no Desporto e Ética Desportiva

Os Amigos da Montanha realizam no próximo sábado, 27 de fevereiro, pelas 16h, um fórum online dedicado aos temas Covid 19 e a Saúde Mental no Desporto, apresentado pelo prestigiado psicólogo do desporto, Dr. Jorge Silvério.

Os valores da ética no desporto e sua importância na motivação, resiliência e superação, exposto pelo Coordenador do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), Dr. José Lima.

Visualize o fórum online através da página dos Amigos da Montanha

Fórum online sobre Saúde Mental no Desporto e Ética Desportiva

O fórum tem como principais destinatários atletas, pais, dirigentes e treinadores, mas aborda temas da atualidade que interessam e preocupam, nesta época, a comunidade em geral, sendo, por isso, transmitido através da página dos Amigos da Montanha na rede social facebook.

Esta iniciativa faz parte do plano dos Amigos da Montanha “Formar com Desporto” e do trabalho realizado com os atletas, nomeadamente nas escolas de Formação.

A 10 de maio de 2020, os Amigos da Montanha foram certificados com a Bandeira da Ética no âmbito das boas práticas desportivas da associação no campo dos valores, da ética e do fair-play.

Jorge Silvério

Jorge Silvério

Jorge Silvério é formador convidado da Federação Portuguesa de Futebol, da Federação Portuguesa de Natação, da Federação Portuguesa de Ciclismo.

Na Missão Olímpica Sydney 2000 foi Assessor da Comissão Médica.

É Psicólogo e Consultor de vários atletas Portugueses e estrangeiros (Campeões do Mundo, Campeões Europeus, Campeões Europeus Universitários e medalhados Olímpicos), no Atletismo, Automobilismo, Badminton, Basquetebol, BTT, Canoagem, Ciclismo, Crossfit, Duatlo, Equitação, Esgrima, Fosso Olímpico, Futebol, Futsal, Ginástica, Golfe, Judo, Motocrosse, Natação, Orientação, Hóquei em Patins, Patinagem, Raguebi, Remo, Taekwondo, Ténis de Mesa, Ténis, Tiro com Arco, Tiro, Triatlo, Snooker, Surf e Vela.

É igualmente Consultor de treinadores e equipas de várias modalidades.

Desde dezembro de 2015, é Psicólogo da Selecção Nacional de Futsal e, desde março de 2019, exerce a mesma função na Federação Portuguesa de Canoagem.

Foi Psicólogo de várias equipas de natação e da Selecção Nacional de Natação, destacando-se o período de 8 anos na equipa de natação do Sporting Clube de Braga.

Saúde Mental no Desporto
Jorge Silvério

Apoio psicológico aos atletas de alta competição

Foi, ainda, responsável pelo apoio psicológico aos atletas de alta competição da Universidade do Minho.

Licenciado em Psicologia pela Universidade do Porto, com uma Pós-Graduação em Desordens da Ansiedade e do Humor pelas Universidades de Maastricht e Oxford, foi o primeiro Mestre em Portugal em Psicologia do Desporto e é Doutorado em Psicologia do Desporto pela Universidade do Minho.

Leccionou, durante cerca de duas décadas nessa mesma instituição, com a função de Coordenador do curso de Mestrado Integrado em Psicologia Desportiva.

É membro de vários projectos de investigação nacionais e internacionais e autor de mais de três centenas de comunicações em congressos nacionais e internacionais e de cerca de uma centena de publicações em revistas e livros nacionais e internacionais destacando-se o seu livro “Como ganhar usando a cabeça”.

É, também, embaixador para a Ética no Desporto no âmbito do PNED e colaborador regular de vários jornais, revistas, rádios e canais de televisão.

Saúde Mental no Desporto
José Carlos Lima

José Carlos Lima

José Carlos Lima é coordenador do PNED – Plano Nacional de Ética no Desporto.

Com formação académica na área da filosofia, dedicou-se a Organizações Não-Governamentais, a actividades ligadas ao terceiro sector da Acção Social e à área da Juventude.

Em Espanha, fez uma especialização em Ética e Filosofia Política, nascendo assim a sua ligação e entusiasmo pela ética.

Define-se como uma pessoa de causas, muito dedicado ao voluntariado ao longo da vida.

Valorizando o que o desporto traz de positivo, considera-o como uma ferramenta fantástica para os valores humanos, a ajuda ao próximo, a camaradagem, a relação com o outro e o respeito.

O desporto é uma escola para a superação, assume um papel pedagógico, ensinando a ter resiliência, a ultrapassar obstáculos, através do treino, da disciplina, do empenho e da criação de objetivos.

O fórum sobre Saúde Mental no Desporto e Ética Desportivaestá aberto a questões que poderão ser colocadas aos convidados durante a sessão, através dos comentários da publicação.

Parceiros

Deixe uma resposta