Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Boa Ventura, nova época…. novos desafios..

Foi perante um público fervoroso que vimos André Rodrigues (Prozis) e Susana Rodriguez (Coimbra Trail Running) cortar a meta, findos os 25km do Trail da Boa Ventura, a primeira etapa do circuito da ATRP PRO League 2020.

Empoleirada sobre uma colina entre vales e cursos de água encontra-se a freguesia da Boa Ventura, uma verdadeira obra-prima da natureza, isolada e não tão acessível quanto o desejado, mas um isolamento necessário que a torna tão atrativa quanto “dura”.

Boa Ventura

Trail da Boa Ventura

Os atletas que integraram a primeira etapa da PRO League enfrentaram um dos mais exigentes percursos da liga. Com um percurso de apenas 25km, o Trail da Boa Ventura apresentava um desnível positivo de 2.000D+ e um acumulado de 4.000DA, razões mais que suficientes para ser considerada uma prova exigente.

Na linha de partida estavam alguns dos nomes mais sonantes da modalidade, bem como os melhores atletas madeirenses.

Boa Ventura

André Rodrigues vence sem oposição

A prova começou, como era de esperar, com um ritmo frenético, com Miguel Ângelo e André Rodrigues a definirem o ritmo. No entanto, o atleta madeirense, Ricardo Gouveia, rapidamente percebeu que a melhor estratégia seria não acompanhar o grupo pioneiro e fazer a prova ao seu passo.

Roberto Baião sacou da sua mestria nas descidas e, gradualmente, foi ultrapassando os atletas, até que, a 3 km do final da prova, passou Ricardo Gouveia, cortando a meta em 2º lugar.

Miguel Ângelo acabaria por abandonar os trilhos devido a problemas (abdominais).

Luta bem renhida pela vitória feminina

No feminino, a luta foi bem mais renhida, uma vez que as 3 primeiras atletas cortaram a meta apenas com minutos de diferença, sendo Susana Rodriguez a mais rápida, tendo apenas ultrapassado a madeirense Luísa Freitas na subida para a bela Vila da Boa Ventura, já a 2 km da meta.

No final, a satisfação era generalizada, uma prova muito exigente, com grande beleza, e um nível competitivo alto, parabenizada pelos atletas e seus apoiantes pelo magnífico espetáculo desportivo promovido pela organização do evento, a Junta de Freguesia de Boa Ventura e o Município de S.Vicente.

Os 5 primeiros atletas M/F garantem já a inscrição e a estadia para a próxima etapa da ATRP PRO League, tal como indicado no regulamento.

A 9 de Maio, o Faial Costa a Costa 40km do Azores Trail Run será a 2ª etapa da liga que desafia os mais uma vez os atletas.

Até lá, estaremos em treinos.

Texto / foto: Associação de Trail Running de Portugal

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta