Campeonato Nacional Absoluto Ori-BTT 2015
No fim de semana de 24 e 25 de outubro, o .COM – Clube de Orientação do Minho, em colaboração com o Município de Braga e o Mosteiro de Tibães, organizou o Campeonato Nacional Absoluto de Ori-BTT. A última etapa da Taça de Portugal 2015 da disciplina que atraiu ao Mosteiro de Tibães e zona envolvente cerca de 100 atletas de Norte a Sul do país.
No primeiro dia, sábado de tarde, disputava-se o apuramento para as finais que se realizariam no dia seguinte, domingo de manhã, de forma a garantir a presença na mais ambicionada Final A. Assim sendo, os atletas tinham de concluir o seu percurso com sucesso e fazendo no máximo 60% do melhor tempo. Nos homens o melhor tempo pertenceu a Davide Machado e nas damas a Susana Pontes, consequentemente marcaram lugar nas Finais A 23 homens e 8 senhoras, os restantes escalões que disputaram o apuramento correram as Finais B.
No domingo assistiu-se à repetição das vitórias do dia anterior, cabendo o título de Campeão Nacional Absoluto a Davide Machado do .COM, após um hiato de 2 épocas, e a Susana Pontes do CPOC, pela quinta vez consecutiva. A completar o pódio quedaram-se João Ferreira do CAB e Daniel Marques do COC na final masculina e Ana Filipa Silva do CPOC e Marisa Costa do COA. Nos restantes escalões os vencedores foram os seguintes, na final B: Duarte Lourenço do BTT Loulé/BPI e Luísa Mateus do COC, em H15 a vitória coube a João Fonseca do BTT Loulé/BPI e em H60 foi Jorge Artur da ADFA a conquistar o ouro. Houve também a consagração das equipas campeãs nacionais absolutas que resultam da soma dos tempos dos 3 melhores atletas de cada clube na Final A, estes títulos distribuíram-se pelo COC nos homens e pelo BTT Loulé/BPI nas damas.
Toda a competição teve como arena o Mosteiro de Tibães, procedendo-se em frente à Igreja a entrega dos prémios. Os premiados tiveram direito, para além das medalhas e troféus atribuídos pela Federação Portuguesa de Orientação, prémios elaborados pela CERCI de Braga e material publicitário alusivo ao Mosteiro. A organização contou ainda com a preciosa colaboração das associações Btt Margens do Cávado, de Cicloturismo do Minho e das Juntas de Freguesia de Mire de Tibães e Padim da Graça.