Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Campeonatos Nacionais de Clubes, finais em Leiria

O Estádio Dr. Magalhães Pessoa volta a receber no próximo fim-de-semana (27 e 28 de julho) as mais emocionantes jornadas de atletismo, as Finais dos Campeonatos Nacionais de Clubes.

Campeonatos Nacionais de Clubes

Com organização da Federação Portuguesa de Atletismo, Associação Distrital de Atletismo de Leiria e Câmara Municipal de Leiria, voltarão a registar-se momentos de pura competição para a conquista dos títulos de campeões nacionais das I, II e III divisões.

Estarão envolvidas nestas três competições distintas, que se realizarão no mesmo palco, o Estádio Dr. Magalhães Pessoa, um dos mais emblemáticos do atletismo nacional, 48 equipas masculinas e femininas (oito por cada divisão e género) em representação de 32 clubes.

Para a Câmara Municipal de Leiria, “A realização destes campeonatos na sua área de jurisdição, será uma enorme oportunidade para dar a conhecer a nossa cidade, cultura, história e pessoas. Leiria é a Capital Nacional do Atletismo e aqui têm lugar alguns dos mais importantes eventos da modalidade. Esta é uma oportunidade para ver in loco alguns dos melhores atletas nacionais em competição”.

Campeonatos Nacionais

I Divisão é a competição que atrai mais atenções

A I Divisão é a competição que atrai mais atenções, com Benfica, em masculinos, e Sporting, em femininos, a apresentarem-se para defenderem os títulos obtidos no ano passado, que no caso de ambos somam uma série de oito triunfos consecutivos.

No total dos Campeonatos já realizados, o Sporting soma já 48 triunfos, quer em masculinos, quer em femininos. Neste último género, apresenta-se como principal favorito para continuar a sua série vitoriosa, com as restantes equipas a lutarem pela subida ao pódio. Especialmente as equipas do Benfica, que não falha um pódio desde 2011, e a equipa da “casa”, Juventude Vidigalense, que também sobe ao pódio ininterruptamente desde 2012.

Já em masculinos, o Benfica tentará continuar a sua série de triunfos (já vai em oito consecutivos), mas o Sporting está firmemente empenhado em reconquistar o título perdido em 2011. Na luta pelo pódio, continuaremos a ver a Juventude Vidigalense, que tentará voltar a subir ao pódio (onde esteve entre 2011 e 2017), facto que não conseguiu no ano passado, ultrapassado pela equipa do Sporting de Braga.

Jardim da Serra e Estreito, são dois clubes com equipas na I divisão em ambos os géneros, competindo ainda o CA Seia e o Água de Pena, em masculinos, e Eirense e Grecas, em femininos.

Foto: Portugal visto do céu

II Divisão

Competem na segunda divisão, em ambos os géneros, Casa do Benfica de Faro e Maia AC, tendo a companhia em masculinos as equipas do NA Cucujães (campeão da II divisão no ano passado), AC Póvoa de Varzim (campeão da III Divisão em 2018), Grecas, Escola do Movimento, Gira Sol, e Novas Luzes; enquanto em femininos competem ainda Água de Pena, Senhora do Desterro (campeão da II divisão em 2018), CF Oliveira do Douro (campeão da III divisão no ano passado), GA Fátima, ADREP e Marítimo.

III Divisão

Já a terceira divisão engloba as presenças de CA Mazarefes e AA Bela Vista, nos dois géneros (embora o Bela Vista esteja em substituição do CO Pechão que declinou a sua participação), competindo ainda em masculinos as formações do Juventude Ilha Verde, JOMA, Sobral de Ceira, e CA Baixa da Banheira; competindo ainda em femininos, as equipas do NA Cucujães, Donas, GD Diana, C. Pedro Pessoa e CDR Ribeirinhos.

Campeonatos Nacionais
Estádio Dr. Magalhães Pessoa

Horários

A competição mais destacada, a final da I Divisão, fechará as duas jornadas, iniciando-se no sábado (27 de julho) às 19.50 horas e no domingo (28 de julho) às 16.45 horas.

A segunda divisão tem as duas jornadas previstas para se iniciarem às 15.55 horas de sábado e às 12.45 de domingo.

Já as duas jornadas da terceira divisão surgem a abrir os dois dias, começando no sábado às 12 horas, e no domingo às 8.45 horas.

Mais informações sobre o evento.

Texto / fotos: Federação Portuguesa de Atletismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta