Canárias-Madeira reforça cooperação estratégica do Atlântico

Partida da XX Regata Internacional Canarias-Madeira
Share the post "Canárias-Madeira reforça cooperação estratégica do Atlântico"
O Iate ‘Lola III’, de Rafael Lasso, subiu ao mais alto lugar do pódio, para receber o troféu de vencedor na classe ORC 1 e na classificado geral, bem como o emblemático Troféu Alivar Jones Cardoso – em tempo real da XX Regata Internacional Canarias-Madeira, que tem permitido consolidar a relação de cooperação estratégica que é fundamental para o Atlântico.

LoLa 3 vence a XX Regata Internacional Canarias-Madeira
LoLa 3, embarcação de Lanzarote, estreava a linha de chegada da 20ª edição da Regata Canárias – Madeira. A embarcação, com Rafael Lasso ao leme, foi a primeira entre 25 a chegar à Madeira, depois de aproximadamente 46 horas de navegação.
Rafael Lasso, um velejador muito experiente nesta prova (esta é a sua 11ª participação), revelou que foi uma regata “bastante complicada, com vento instável na saída e praticamente em toda a subida até ao Funchal”. A sua estratégia, passou por “manter-se a leste do campo de regatas evitando a zona de maior perturbação.”
A cerca de 10 milhas da costa, já conhecendo as características desta zona, nomeadamente do vento de nordeste, a tática da embarcação espanhola da Marina Rubicõn, foi levar o veleiro Lola 3 mais a barlavento e assim tirar proveito do vento para mais rapidamente chegar à linha de chegada.

Sorondogo IV
Depois da desistência da embarcação DREAM, Sorondogo IV foi a segunda embarcação a chegar à baía do Funchal pelas 12h09. O veleiro do Real Clube Náutico de Arrecife, também um participante assíduo nesta prova, partilhou da mesma opinião que o adversário, confirmado ser uma “regata difícil principalmente na largada em La Palma onde tivemos que fazer muitos bordos para conseguir acertar o vento”.
Miguel Angel Armas, skipper desta embarcarão de Lanzarote, revelou também que a chegada não foi fácil, ficando cerca de 3 horas parado, já muito perto da costa, por falta de vento. Agora a tripulação pretende aproveitar estes dias na Madeira e está feliz por participar nesta regata, revelando que gosta sempre de participar.

Swing de José Augusto Araújo
Depois chegaram as embarcações The Boss I, de seguida Atlantis Tercero, e depois chegava a 1ª embarcação madeirense, o Swing de José Augusto Araújo. A embarcação do Centro de Treino Mar, revelou algumas “dificuldades pela falta de vento durante alguns períodos” estando cerca de 5 horas em frente à praia formosa sem vento.
A embarcação que na última edição em 2016, foi a grande vencedora do Troféu Alivar Cardoso, chegou a pensar “a hipótese de abandonar” mas acabou por não o fazer, tendo ainda confessado ser mais “mais uma boa recordação que ficará com certeza”.
Os troféus foram entregues pelo Presidente do Governo Regional da Madeira – Miguel Albuquerque e pelo neto do antigo presidente do CNF – Lourenço Cardoso.
O pódio da classificação geral foi ocupado pelos Iates ‘Fontmar’ e ‘The Boss I’ que receberam os troféus de segundo e terceiro lugar, respetivamente. ‘Cash a Lot’ foi a melhor embarcação madeirense ficando em quarto lugar na geral.
Cooperação estratégica que é fundamental para o Atlântico
Foi uma cerimónia onde a Vela foi rainha na medida em que realização desta conceituada regata de Cruzeiros, realizada desde 1978, tem permitido consolidar a ” relação de cooperação estratégica que é fundamental para o Atlântico ” tal como referiu o Presidente do Governo Regional. O mesmo sentimento foi partilhado nas palavras de ambos os presidentes dos clubes organizadores, José Jaubert do Real Clube Náutico de La Palma e de António Fontes do Clube Naval do Funchal.
António Jorge Cunha, diretor técnico da prova, foi homenageado pela dedicação à organização desta regata. O Presidente da Assembleia Legislativa da Madeira – José Lino Gomes também foi agraciado com um troféu referenciando a importância da Cultura Náutica da Região.

A grande noite fechou com a celebração náutica, prolongou-se com um jantar para cerca de duas centenas de convidados e com a White Ocean Party que encerrou em grande mais uma edição da Regata Internacional Canarias Madeira.
A próxima edição será em 2020.
[divide icon=”circle” width=”medium”]
Texto / Fotos: Clube Naval do Funchal