Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Canela – Uma especiaria cheia de segredos!

Canela: uma especiaria oriunda da Índia que sabe muito bem nos pratos portugueses. Já ouviu falar sobre as suas propriedades e benefícios? Então este artigo é para si!

 

Canela El Cuerpo

Composição Nutricional

À canela são atribuídas propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas (reduz ou inibe a proliferação bacteriana e fungicida) e antioxidantes. E se prestarmos atenção à sua composição nutricional, a verdade é que a canela é constituída, não só por minerais e vitaminas relevantes, como também por um teor significativo desses mesmos nutrientes. Exemplo disso é o teor de cálcio, fósforo, magnésio, potássio, ferro, vitamina C e carotenos (Ver Tabela 1). Muito para além destas propriedades da canela, vários são os estudos que têm alertado sobre o possível efeito redutor que esta especiaria pode exercer na proliferação de células cancerígenas, no colesterol e nos triglicéridos. Porém, apesar da comunidade científica estar disperta sobre este efeito, os estudos ainda não são conclusivos.

Canela

O teor elevado de fibra contido nesta especiaria (24,4g por 100g de produto) é, também, um dos responsáveis pela digestão lenta de açúcares simples e por aumentar a saciedade. Aliás, este é um dos motivos pelos quais a canela é apontada como um alimento benéfico para os diabéticos tipo 2, uma vez que auxília o controlo dos níveis de glicemia, diminui a resistência à insulina e promove uma digestão mais lenta. Mas este é um efeito benéfico também para praticantes de desporto. Adicionar canela nas refeições pré e após treino, é uma estratégia que ajuda o organismo a  gerir a glicemia e mantém os níveis de energia constantes.

Versatilidade culinária

Esta especiaria tem a vantagem de combinar bem com imensos sabores. Nesta época do ano, por exemplo, a canela é utilizada na maior parte dos doces de natal como a aletria, as rabanadas, os sonhos, etc. Mas, no dia-a-dia, pudemos inclui-la no café, no leite, no iogurte, no queijo, no chá, em frutas – especialmente na fruta assada, que nos é mais familiar -, no tempero da carne, na sangria ou noutro qualquer alimento que goste especialmente.

Canela Melhor com saude

Portanto, a canela:

Tem propriedades anti-inflamatórias, anti-sépticas e antioxidantes;

– Possui um teor significativo de cálcio, potássio e carotenos;

– É um alimento saciante devido ao seu teor elevado de fibra;

– Diminui a resistência à insulina;

– Promove uma boa gestão dos níveis de glicemia.

 

Referências:

  1. Tabela da composição dos alimentos. Instituto Nacional Ricardo Jorge;
  2. Anderson, RA. Chromium and polyphenols from cinnamon improve insulin sensitivity. Proc Nutr Soc 2007 Jul; 67, 48-53;
  3. Hlebowicz, J., et al. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am J Clin Nutr 2007 Jan; 8 5:1552-6;
  4. Roussel, AM, et al. Antioxidant effects of a cinnamon extract in people with impaired fasting glucose that are overweight or obese.  J Am Coll Nutr 2009 Feb; 28(1):16-21;
  5. Aggarwal, BB. Targeting inflammation-induced obesity and metabolic diseases by curcumin and other nutraceuticals. Annu Rev Nutr 2010 Aug 21; 30:173-99;
  6. Imagem 1: El Cuerpo
  7. Imagem 2: Melhor com saúde

Sobre o Autor

Dietista (2098D) | Nutrição clínica, desportiva e de saúde pública | Formadora profissional na área de nutrição e alimentação | Responsável pelo Serviço de Nutrição no Ginásio Factor Físico | Dietista nas clínicas: Moiticare (Moita), Centro Clínico de Setúbal, Sexto Sentido (Barreiro) e Espaço Oriental (Quinta do Conde).

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta