Privacy Policy Page
Privacy Policy Page
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Cantarinhas, um evento cheio de surpresas!

A Meia Maratona das Cantarinhas é uma prova de atletismo organizada em conjunto pela Câmara Municipal de Bragança e pelo Ginásio Clube de Bragança, com “OPraticante.pt” como média e terá lugar no dia 3 de maio a partir das 9:30 horas, com partida e chegada na Praça do Município, junto à Câmara Municipal de Bragança.

Foto: IPTC Photo Metadata

Bragança

Bragança é uma cidade portuguesa, capital do distristo de Bragança na região norte e sub-região de terras de Tras-os-Montes no nordeste de Portugal com 21 853 habitantes no perímetro urbano. É o oitavo maior municipio português, com 1 173,57 km² de área, 35341 habitantes e 39 freguesias.

O município é limitado a norte e leste por Espanha(provincia de Zamora) a sueste pelo município de Vimioso, a sudoeste por Macedo de Cavaleiros e a oeste por Vinhais.

Em relação às outras capitais de distrito, Bragança é a que se situa mais a norte.

Os Celtas batizaram a cidade, fundada no século ll a.C., com o nome de Brigancia, que se foi latinizando até passar a ser “Bragança“. Este nome é a origem do gentílico mais comum: brigantino. Bragançano também é muito usado. Bragantino e bragancês são pouco usados.

Foto: Diogo Pinto

Ginásio Clube de Bragança

A ideia de fundar um clube de Atletismo nasceu de uma conversa entre amigos, que depois de debatida fez surgir o nome de Ginásio Clube de Bragança a 13/08/1986. A 16/04/1987 foi oficializada no notário e a 23/05/1987 publicado em Diário da República.

Iniciou as suas atividades com um pequeno grupo de jovens, sob a orientação de Carlos Fernandes. Os treinos tinham lugar na via pública, entre o Hospital e a Psiquiatria e os “balneários” eram ao ar livre.

Com dedicação exclusiva ao atletismo o Ginásio Clube de Bragança conta neste momento com 60 atletas, de todos os escalões, filiados na Associação de Atletismo de Bragança e na Federação Portuguesa de Atletismo.

Cantarinhas
Foto: Diogo Pinto

É o único clube de atletismo em Bragança, que dá formação a jovens. Em cada nova época, participa em cerca de 50 competições em vários pontos do país e no estrangeiro (Espanha), percorrendo, em média, 25000 kms anuais para participar nessas provas.

Ao longo das épocas em que o clube tem estado em actividade foram vários os atletas que se sagraram campeões distritais da Zona Norte, tendo o clube, vencido coletivamente grande parte das competições, a nível distrital, organizadas pela Associação de Atletismo de Bragança.

Foto: Diogo Pinto

Também, em conjunto com a C.M.B., desde 2003 organiza a Milha Escolar, prova destinada aos alunos do 1º CEB das escolas da cidade, igualmente um êxito.

Em Maio de 2016 fez uma pequena alteração à Milha das Cantarinhas, passou a designar-se Corrida das Cantarinhas com uma corrida de 10km pela 1ª vez na cidade, com corridas para os jovens, uma caminhada de 5km, onde estiveram cerca de 800 participantes e que contou com a presença dos grandes Clubes de todo o país.

Foto: Diogo Pinto

Novidade nas Cantarinhas

O principal destaque desta próxima edição é a inclusão da Meia Maratona das Cantarinhas, pela primeira vez se vai realizar a distancia dos 21 quilómetros.

Cantarinhas
Foto: Diogo Pinto

Meia Maratona das Cantarinhas com quatro distancias

Antes da grande partida da Meia Maratona das Cantarinhas, acontecerá pelas 9.30h uma corrida para os jovens dos escalões de Benjamins até infantis.

É sempre maravilhoso existir estas provas para os miúdos, muitos eventos esquecem-se destes pequenos grandes atletas, que também tem o mesmo direito a participar, incentivando-os a praticar desporto.

Cantarinhas
Foto: Diogo Pinto

A Meia Maratona das Cantarinhas com a distancia dos 21kms e a mítica distancia dos 10kms inicia-se pelas 10.15h.

A corrida dos 5kms também se iniciará as 10.15h, uma distancia de forma a possibilitar uma criação de novos praticantes da modalidade.

A caminhada com uma distancia de 7kms também se iniciará de seguida pelas 10.20h, uma bela forma de se iniciar um dia com uma bela caminhada, aberta para toda a população dos miúdos aos graúdos.

Foto: Diogo Pinto

Meia Maratona das Cantarinhas com varias ofertas

Os participantes podem contar com imensas ofertas da organização tais como a simbólica medalha, camisola, t-shirt técnica, produtos regionais, brindes diversos e ainda varias surpresas preparadas pela a organização.

Cantarinhas
Foto: Diogo Pinto

Grande grelha de prémios monetários

O evento irá apresentar um grande numero e variado prémios monetários.

Na Meia Maratona e na Corrida dos 10kms os 30 mais rápidos no lado masculino e feminino garantem prémios monetários, haverá prémio de 1000 euros para quem baixar da marca dos 1h04min para o primeiro no lado masculino, e 1h15min para a primeira do lado feminino.

Haverá também 5 prémios surpresa, sorteio de inscrições para as provas Zoelae Trail e Corrida Cantarinhas 2021.

Foto: Diogo Pinto

Visualize o regulamento para saber que mais prémios pode ganhar.

Sem duvida varias ofertas e excelentes prémios monetários, uma decisão a elogiar por parte da organização e que é raro haver eventos com estes “presentes” para os atletas, um verdadeiro exemplo de como receber bem antes e depois os participantes.

Cantarinhas
Foto: Diogo Pinto

Chegas a meta e recebes o valor da inscrição

Para todos os atletas que chegam a meta na corrida dos 5kms, 10kms e na Meia Maratona a inscrição será devolvida, mas para isso acontecer terão que se inscrever até ao dia 31 de Março.

A organização vaidisponibilizar também balneários nas Piscinas Municipais de Bragança para os atletas que queriam equipar-se e tomarem o seu banho.

Foto: Diogo Pinto

As inscrições já estão abertas, não percas a oportunidade de conhecer este belo concelho de Bragança e participar neste evento espetacular, no qual “OPraticante.pt” se associou como um dos média, e marcará presença com os seus representantes.

CantarinhasMais informações e inscrições

Inscrições.

Regulamento.

Página do evento.

Página do Ginásio Clube de Bragança.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Diogo Pinto Fotografia

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta