Carlos dos Santos Campeão e Portugal arrasa Mundial

Carlos dos Santos

Decorreu em Carnaxide, no Pavilhão Carlos Queiroz, o mundial de Stick Fighting entre os dias 18 e 22 de julho de 2018, onde Carlos dos Santos revalidou o titulo de Campeão Mundial.

Mundial de Stick Fighting bateu os recordes de participação

Este evento que contou com 184 atletas de 12 países diferentes (Alemanha, Austrália, Canada, Estados Unidos da América, França, Inglaterra, Irlanda, Itália, Noruega, Polónia, Portugal, Suiça), bateu os recordes de participação registados até a esta data por parte da organização internacional GSBA – Global SticK & Blade Alliance (organização internacional que tem a tutela competitiva da modalidade).

Durante estes cinco dias, quem se dirigiu a este pavilhão pode assistir às três disciplinas principais da modalidade: Formas, combate com bastão vivo e combate com bastão acolchoado.

Portugal participou com 52 atletas dos 6 aos 50 anos e arrecadou 43 medalhas (16 ouro, 15 prata, 12 bronze), sendo apenas suplantada pela Itália.

Carlos dos Santos revalida titulo Campeão Mundial

Carlos dos Santos o atleta português mais referenciado internacionalmente revalidou o Titulo de Campeão Mundial, e manifestou a sua satisfação “Desta vez foi o pleno! Renovação do título de campeão mundial e a estreia em duplo bastão com a conquista do Ouro

 

Acrescentando “Ter sido escolhido por todos os países para vencer o prémio de melhor lutador do mundial, na vertente Padded Stick, foi bastante gratificante. Este prémio é de todos os Stickfighters lusitanos que deram o passo em frente, que não baixaram a guarda, que tudo fizeram para obter a vitória, mesmo quando a mesma não foi possível. Orgulho!

 

 

Portugal arrasa no 4º Mundial de Stick Fighting

Num desporto que tem vindo a crescer exponencialmente nos últimos anos, em 2014 Portugal participou, pela primeira vez, no Mundial (Roma) com apenas 1 atleta e só conseguiu alcançar o pódio em 2016 (Hawaii) através do atleta Carlos dos Santos que conquistou o Ouro para Portugal.

A nível Europeu Portugal já conta no seu palmarés com 5 títulos europeus, 2 vice-campeões europeus e um bronze. Desde o último europeu (2017-Polónia) a modalidade em Portugal tem vindo a ganhar mais atletas que se estendem a várias escolas de artes marciais do país.

Stick Fighting teve origem no jogo do pau

Em Portugal, esta modalidade teve origem no jogo do pau, a única arte marcial de origem Portuguesa, desenvolvida por D. Nuno Álvares Pereira no Séc.XIV. Em pleno sec. XXI esta arte marcial perdura no tempo, na sua vertente competitiva, graças ao trabalho desenvolvido pelo nosso primeiro atleta internacional, Carlos dos Santos, agora atleta e seleccionador da equipa nacional.

A selecção nacional, para além dos atletas oriundos das diversas academias de artes marciais nacionais, conta com alguns militares da Unidade de Intervenção da Guarda Nacional Republicana, tendo sido a primeira vez que um nacional contou com atletas civis e militares.

Demonstração da modalidade em cadeira de rodas

Na cerimónia de abertura do mundial, decorreu uma breve demonstração de um projecto único, a nível mundial, de combate de bastão para pessoas com deficiência motora. Este projecto está a ser desenvolvido pela GSBA Portugal, tendo sido elogiado por todos os países presentes neste evento e vai servir de modelo para os restantes países desta organização internacional.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto / Fotos: Organização

Parceiros