Carlos Moia salienta élite da Meia Maratona de Lisboa

A emblemática Meia Maratona com início na Ponte Vasco da Gama renovou em 2015 o título “Gold Road Race” (a mais alta distinção atribuída pela IAAF) e terá este ano o maior grupo de atletas estrangeiros de elite de sempre! Entre a lista de confirmações encontram-se, mais uma vez, alguns dos nomes mais sonantes do atletismo mundial, a destacar Mare DIBABA, atual campeã do mundo da maratona e Ibrahim JEILAN campeão do mundo dos 10.000 metros.

A mais jovem das duas maiores meias maratonas de Portugal realiza-se no dia 18 de Outubro. A “Rock ’n’ Roll Meia Maratona Vodafone RTP” é uma das três provas portuguesas classificadas no mais alto patamar da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), a “Golden Label Road Race”. Estrategicamente colocada no calendário após as grandes competições de verão, esta meia maratona não faz por menos e na corrida feminina oferece de bandeja a presença da recente campeã mundial de maratona, MARE DIBABA, que apesar do nome não é família das mais célebres Tirunesh e Genzebe Dibaba. Surgida a nível internacional sendo segunda na meia maratona de Udine em 2008. Em 2011 sagrou-se campeã de África em meia maratona, e no ano seguinte obteve um recorde pessoal de 2.19.52 na maratona! Não foi feliz nos Jogos Olímpicos, mas nesse ano foi segunda na maratona de Filadélfia. Em 2014, com a desclassificação de Rita Jeptoo, por doping, foi declarada a vencedora da Maratona de Chicago. Este ano, com uma impressionante corrida em Pequim, sagrou-se campeã mundial da distância.

Contudo, a etíope não conhecerá uma corrida descansada uma vez que o Maratona Clube de Portugal assegurou um lote de concorrentes de enorme valia, que evoluirão desde a Ponte Vasco da Gama até ao Parque das Nações. Assim, destaca-se duas das suas compatriotas, YIMER WUDE AYALEW, quinta no campeonato mundial de corta mato em 2006 e 2009, que este ano fez quarto lugar nos Jogos de África, e TIRFI TSEGAYE, vencedora da Maratona de Berlim em 2014, 8ª na Maratona do Campeonato do Mundo de Pequim, terceira na Maratona de Londres também este ano. Ambas têm um recorde pessoal inferior a 1h08m! Para além destas três atletas conta-se com mais cinco atletas de grande nível.
Sara Moreira é a única atleta de elite portuguesa nesta prova feminina.

A corrida masculina terá o maior grupo de atletas estrangeiros de elite jamais visto nesta competição, destacando-se o enorme equilíbrio de qualidade competitiva de todos. Na primeira linha de candidatos ao triunfo destaca-se o etíope IBRAHIM JEILAN GASHU, campeão mundial de 10000 metros em 2011 (vice-campeão dois anos depois), conhecedor do percurso da prova, pois aqui correu em 2013 e no ano passado e os quenianos BERNARD KIPROP KOECH, vencedor da Meia Maratona de Lisboa 2013 e terceiro na Maratona de Roterdão este ano, e ALEX KORIO, quarto na “Rock’n’Roll Meia Maratona de Lisboa” de 2014 e segundo na meia maratona de Copenhaga já este ano. Mas não ficam por aqui os atletas que podem surpreender com o primeiro lugar. Assim, há que dar atenção ao etíope ATSEDU TSEGAY, sétimo no Mundial de corta-mato deste ano, vencedor da meia maratona de Praga; SHUMI DECHASA, do Barém, quinto na maratona do Campeonato do Mundo de Pequim e campeão árabe de meia maratona; o outra etíope IDEMO GUYE ADOLA, medalha de bronze no Mundial de Meia Maratona de 2014, quarto na Meia Maratona de Lisboa em Março passado; e ao ugandês GEOFREY KUSURO, terceiro nesta prova no ano passado, terceiro este ano na meia maratona de Roma.
No total contam-se 14 atletas de alta categoria que se vão esmerar para conquistar o título.

No passa dia 22 de Setembro realizou-se a conferência de imprensa da Rock n’Roll Meia Maratona Vodafone, em que Carlos Moia exclamou mais uma vez que “a Meia Maratona Vodafone reforça a ideia de Lisboa como destino turístico de excelência, reforça a ideia de Lisboa como destino de turismo desportivo, reforça a identidade de uma cidade que já entrou nos roteiros turísticos mundiais mas acima de tudo reforça a visão e a ambição de todos os que nos ajudaram a chegar até aqui”. O Comendador disse ainda que “temos tudo pronto para que os milhares de atletas que vem correr por lazer possam disfrutar de um domingo diferente, unindo com a corrida ao som da música das bandas que irão estar espalhadas pelo percurso”. Moia acabou o discurso agradecendo a todos pelo trabalho executado em prol da prova.

Dr. Miguel Salema Garção em representação dos CTT Correios de Portugal “estar presente na prova de deficientes motores de cadeira de rodas é para nós uma questão de compromisso pois faz parte do ADN dos CTT estar onde estão as pessoas, estar também no desporto e neste caso no desporto adaptado junto de um conjunto de campeões que devido às suas condições têm uma enorme vontade de praticar desporto, muitos vezes em condições adversas”.

O vereador da camara municipal de Lisboa, Dr. Jorge Máximo, subiu ao palco para dizer ” é para mim uma grande honra mais uma vez estar aqui a representar o município naquele que é um dos mais simbólicos e importantes eventos desportivos que ocorre na nossa cidade, sendo já uma marca da cidade de Lisboa. Referiu também que “para nós estes números que a meia maratona obteve são de facto impressionantes, ter cerca de 22 mil pessoas a correr mas de 21 km é qualquer coisa de fantástico”.

Ainda se pode inscrever nesta prova através de: http://pt.competitor.com/portugal/register/

Parceiros