Carlos Sá prepara participação inédita na Jungle Marathon
Decorre a partir de 5 de outubro, na Floresta Amazónica, no Brasil, e é uma das provas mais duras do mundo. A Jungle Marathon, com uma extensão de 300 quilómetros, exige do grupo exclusivo de 50 participantes uma preparação médica rigorosa. O ultra maratonista Carlos Sá será um dos participantes desta prova extrema e esteve no Hospital e Instituto CUF Porto para um check-up e preparação completos.
O ultra maratonista Carlos Sá submeteu-se, recentemente, a uma série de exames e procedimentos clínicos com vista a melhorar a condição física para a participação na Jungle Marathon, que se realiza na Amazónia.
Para além da Consulta do Viajante, que visa a garantir a segurança da deslocação ao Brasil, nomeadamente ao nível da prevenção de doenças tropicais e na resistência à elevada humidade, o ultra maratonista submeteu-se ainda a um reforço muscular recorrendo ao sistema de electroestimulação e treino propriocetivo para estimulação do equilíbrio.
De acordo com António Sousa, ortopedista das Unidades CUF Porto que acompanha o ultramaratonista, esta preparação é fundamental “para garantir que o atleta consegue cumprir os objectivos definidos e, fundamentalmente, que não comprometa a sua condição física no futuro”.
Esta preparação para a Jungle Marathon surge do apoio que a saúde CUF presta ao maratonista português ao nível dos serviços médicos. Carlos Sá é exclusivamente seguido nas unidades saúde CUF e tem apoio médico especializado em todas as fases de preparação para as provas.