CC Amora obtêm cereja Campeonato Nacional Velocidade

CC Amora

Decorreu ao longo de todo o fim de semana o Campeonato Nacional de Velocidade dos escalões mais jovens dos 11 aos 16 anos, naquele que é a “primeira” fase deste campeonato, onde o CC Amora obteve a cereja que desejava, sendo que a segunda e última etapa para apuramento do título coletivo realizar-se-á no próximo fim de semana com as competições dos Juniores, Seniores e Veteranos.

Campeonato Nacional de Velocidade

Num total de trinta pódios que definiram os títulos nacionais por categoria e escalão, muita emoção foi vivida no Centro de Alto Rendimento de Montemor-oVelho que assim viu o seu plano de água a ser preenchido pelas embarcações, mono, dupla e quadrúplas da maior participação de sempre com perto de um milhar de atletas inscritos por 46 Clubes Nacionais.

C1, C2 e C4 cadete – CNPLima com dois pódios de ouro em três possíveis

A vencer a primeira final A em C1 cadete 1000m, no domingo, esteve César Soares (Liga-DuraCEC) destronando assim Rodrigo Amaral (CNPLima) do seu titulo obtido em 2017 que nesta edição acabou por ficar com a prata pela diferença de cerca de 10segundos. No entanto os atletas Limianos, na prova dupla em C2 Cadete 1000m disputada com a dupla de Rodrigo Amaral e o seu colega Joel Coelho, acabaria por cortar para ouro, bem como venceriam ainda a prova do C4 Cadetes na distância dos 1000m acompanhados de Tomás Osório de Sousa e de Tiago Silva Matos.

João e Hugo – CC Amora

K1 e K2 cadete dobradinha para o CC Amora

Na prova mais longa de 1000m de K1 cadete, a cortar a meta em primeira posição esteve o atleta do CC Amora, João Alves Duarte que por apenas 1 segundo de vantagem conseguiu levar a melhor frente a Sandro Matias (GaiaKC) que, por sua vez, acabaria por garantir o ouro à equipa de Gaia na prova dos 200m. Em K2 Cadete 1000m, a dupla CC Amora com renovadamente João Alves Duarte e Hugo Figueira Martins a cortar em primeiro.

Equipa de CNMarrecos vence K1 e K4

Na primeira prova de cadetes femininas, em K1 500m, Beatriz Bessa (CNMarecos) a cortar a meta ao fim de 02:09:534 com uma vantagem de cerca de 3 segundos da segunda classificada de Alcoutim, Joana Ramos. O pódio da prova do K4 Cadete Feminino também pertenceu às atletas do Marecos que após 01:56:620 cortariam para ouro frente às oponentes do Náutico de Ponte de Lima que ficariam em segundo lugar.

No Feminino das Canoas duplas de Cadetes, a vencer na prova dos 500m Maria Araújo Mota com Beatriz Lamas (CNPLima) que por sua vez conseguiu vencer a prova individual nas canoas dos 200m deste escalão.

Kayaks bilugares

Nos kayaks bilugares de Cadetes femininas, a cortar para ouro na distância dos 500m esteve a dupla do Gemeses com Filipa Santos e Sofia Cruz Lopes a ganhar pela vantagem de 1 segundo frente às atletas do GDAlcoutim, Joana Ramos e Beatriz Ribeiros.

Após mudança para a distância dos 500m e já perto das regatas finais, a vencer em K4 Cadetes estiveram os atletas do Náutico de Ponte de Lima, Afonso Correia e Silva; Rodrigo Santos; João Machado Silva e Bruno Brasileiro.

Na prova “relâmpago” dos 200m em K1 Cadetes Femininos, a atleta do CFVilacondense, Beatriz Azevedo Rodrigues a marcar pela diferença e a conseguir aqui o tão desejado ouro.

Infantis

Nas provas dos Infantis, em C2 1000m a equipa do Gemeses de Joel Miranda e Rui Couto a garantirem o título, enquanto na prova deste escalão nos kayaks duplos dos 1000m a vitória foi para Francisco Barbosa dos Santos e Fernando Coutinho Costa, atletas do Náutico de Ponte de Lima.

Em C2 Infantis femininos, o pódio pertenceu à equipa limiana, com Beatriz Fernandes e Maria Carvalho Pereira a cortar para ouro enquanto Ana Barreiros Pereira e Sara Gomes ficavam com a prata.

Crestuma a levar a melhor em K2 Infantis femininos, com Luana Sousa e Ana Moreira dos Santos a passar a meta ao fim de 02:07:163.

A regata 164 correspondia à prova dos Infantis 1000m em C4 aqui, e a garantir a passagem em primeiro lugar nesta final estiveram os atletas de Ponte de Lima, com os irmãos Eric e Alex Casimiro, Rodrigo Cunha e Fernando Neiva a garantirem o título desta temporada.

A estrear-se nos pódios estiveram os atletas do CFVilacondense que na regata 167 correspondente à prova de K4 Infantis 500m, garantiam o ouro à sua equipa composta por José Granja, Filipe Ribeiro, Francisco Carvalho Faria e António Canelas ao fim de 01:53:425 seguidos pela equipa do Gemeses que cortaria em segundo com Vitor Vale; Rodrigo Azevedo; Filipe Pilar e Duarte Sá e pelos Algarvios dos Kastores do Arade que garantiram o bronze nesta edição através dos atletas: Guilherme Reis; Tomás Vasconcelos; Filipe Libório e Bernardo Verdades.

Ouro para uns e para outros

Na prova do K4 Infantis Femininos 500m a equipa de Ponte de Lima a sublinhar para ouro, com Francisca Lopes, Cristiana Silva, Beatriz Caldas e Matilde Morais a vencer após 02:04:313, frente à equipa de Prado de Daniela Gonçalves, Cátia Eira, Bruna Silva e Ana Quintão de Brito que por sua vez acabaria por garantir o ouro à sua equipa na regata 184 correspondente a K1 Infantis Feminino 500m.

Martim Azevedo (Liga-DuraCEC) garantiu o título na prova dos C1 Infantis 1000m com o tempo de 05:23:925, ficando o atleta do CFCoimbra, Francisco Dias Garcia, tendo aqui o atleta do Gemeses Joel Miranda cortado para bronze.

Já na prova dos 1000m das embarcações monolugares de kayaks infantis, o atleta de Fão, Adolfo Ferreira a marcar pela diferença de cerca de 14segundos e a cortar a meta com extraordinário avanço frente ao atleta do CNSesimbra Duarte Cerdeira que finalizou cm prata ao fim de 04:34:449, ficando o bronze entregue a José Brinco (ARCORibeira).

Em C1 Infantis Femininos e a garantir o pódio ao Darque Kayak Clube esteve Helena Araújo seguida pela atletas Limianas Beatriz Fernandes e Ana Barreiros Pereira que cortaram para segundo e terceiro lugar respectivamente.

Iniciados

Nos Iniciados, a primeira final a ser disputada foi a de K4 500m, na regata 154. Aqui foram os atletas de Crestuma a conseguir o lugar mais alto do pódio com a vitória de: Jaime Santos; Martim Moreira; Martim Beça e Nuno Fontes ao fim de 02:09:018.

No K4 Iniciados Femininos, e a vencer desmarcadíssimas por cerca de 6 segundos esteve a equipa de Lagoa dos Kastores do Arade, com Iara Bebiano, Maria e Isabella Wilkinson e Leonor Ramos a levar a melhor frente à quadrúpla do Gemeses que cortariam a meta ao fim de 02:15:893.

A garantirem ouro e prata estiveram novamente as irmãs Wilkinson na sua prova individual em K1 Iniciados Femininos 500m.

Nos Kayaks monolugares de Iniciados dos 1000m, o pódio foi dividido entre atletas do Clube do Mar Costa do Sol e o atleta do Viana Garças Clube, Tiago Maciel que se sagrou vice-campeão tendo o Ouro sido atribuído a Afonso Gaspar que por sua vez viu o bronze ser atribuído ao seu colega de equipa Francisco Raimundo Batista. A prova do K2 Iniciado 1000m, foi igualmente vencida pelos atletas do clube de Oeiras.

Em K2 iniciados Femininos a liderar no pódio a dupla do Gemeses com Clara Duarte e Inês Vasco Fernandes a sagrarem-se campeãs nacionais, ficando a dupla do SCAveiro de Leonor Vinagre e Ana Gonçalves Batista com o título de vice campeãs.

Para já e a liderar a tabela no coletivo, segue o CNPLima com 2072Pontos, em segundo encontra-se o CNPrado com 1644Pontos e o GCDRGemeses está em terceiro com 1028Pontos.

Nuno Henriques ” A cereja no topo do Bolo do CC Amora”

No final ouvimos Nuno Henriques Treinador do Clube de Canoagem de AmoraPara uma primeira abordagem os resultados e prestações dos atletas foram fenomenais, conseguindo o CC Amora 3 medalhas de Campeões Nacionais e 4 Vice Campeões, sem esquecer os restantes resultados, que de uma forma sucinta e não podendo referir o resultado de todas as 47 tripulações do nosso clube que representaram as nossas cores, apenas quero salientar a participação dos atletas do CC Amora em 14 Finais“.

Acrescentando “Ficaram vários atletas à porta de conquistar uma medalha, onde outros mais pequenos e apenas com poucos meses de experiência de debateram contra os seus adversários de uma forma grandiosa“.

E terminou “A cereja no topo do Bolo foi no final da prova quando tive a confirmação de que 3 dos nossos / meus atletas iriam ficar em estágio para aferir e preparar a sua possível participação numa competição internacional, designada de Olympic Hopes, que este ano se realizará na Eslováquia, entre 20 a 23 de setembro. Os meus / nossos parabéns aos atletas João Duarte, Pedro Casinha e Hugo Martins, o nosso trabalho continua“.

Pedro, João, Hugo e Custódio – CC Amora

Campeonato Nacional de Velocidade Juniores

A segunda e última etapa deste nacional de Velocidade realiza-se já nos dias 04 e 05 de Agosto no mesmo local, quando entrarão em competição os escalões de Júniores, Seniores e Veteranos e será no final destas provas que será conhecido o novo título coletivo desta temporada.

Parceiros