Coimbra Trail 2018 – Prova 5 estrelas!

Coimbra Trail 2018

Decorreu, no passado dia 30 de Setembro, a terceira edição do Coimbra Trail 2018, evento certificado pela Associação de Trail Running de Portugal. Contou com três provas de cariz competitivo nas distâncias de 42 km (D+2400), 22 km (D+1300) , 10 km (D+600) e uma caminhada de 10km (D+600).

Coimbra Trail 2018

O dia começou com a abertura do secretariado e a entrega dos dorsais aos participantes na Junta de Freguesia dos Olivais, cada atleta recebeu no dia anterior uma mensagem com o número correspondente ao seu dorsal por forma a facilitar a entrega do mesmo.

Minutos antes da partida do Coimbra Trail 2018 um aquecimento ministrado por colaboradores do Holmes Place de Coimbra, onde reinou a boa disposição, por momentos o nervoso miudinho foi posto de parte. Seguiu-se o briefing e por fim o tiro de partida.

Todas as distâncias saíram em simultâneo, existindo separação ao longo do percurso, aos 3 km para a distância de 10 km e aos 7 km para a prova de 22 km.

Coimbra Trail 2018 prova emblemática no circuito nacional de Trail com um percurso na sua maioria composto por single tracks e estradões, com cerca de 40% de trilhos muito técnicos e desníveis consideráveis.

O inicio

Teve o seu início no largo de St.º António dos Olivais, seguindo os atletas em direção ao fundo da Calçada do Gato, uma descida de declive acentuado, onde os atletas em competição se puderam distanciar e entrar nos trilhos mais técnicos já com alguma vantagem.

A marcação do percurso do Coimbra Trail 2018 foi efetuada de forma exemplar, com fitas cor laranja de elevada visibilidade, colocadas a curta distância umas das outras evitando desta forma possíveis enganos.

A previsão de temperaturas elevadas levou a organizacao a acrescentar abastecimentos de água para além dos que estavam previstos no regulamento, no entanto o São Pedro foi amigo e a prova começou com uma neblina matinal que se prolongou durante grande parte do percurso.

Durante o percurso os atletas percorreram florestas e bosques das freguesias de Santo António dos Olivais, Torres do Mondego, Brasfemes e União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades.

O bosque encantado

A meio da prova fiquei impressionado com o trilho da Ribeira da Misarela, paisagem de rara beleza fazendo lembrar o bosque encantado onde dá um enorme prazer correr e onde por momentos se esquecem já algumas cãibras nas pernas!

Mas como se costuma dizer o bom acaba depressa, no final da ribeira apareceu uma subida muito íngreme, com cerca de um km, em que grande parte dela obriga nos a ir a passo!!

De salientar que a organização escolheu maioritariamente percursos com sombra, o que facilita, e muito, a tarefa dos atletas nos dias de temperaturas elevadas.

Reservado para o último km, eis que surge a famosa subida da calçada do Tigre, feita de escadas em terra, que parecem não ter fim pois o cansaço acumulado trás de volta as tão famosas câimbras! No entanto a meta aproxima-se e tudo se esquece.

OPraticante.pt com boa representação

E foi esta a participação de OPraticante.pt através de Nuno Fernandes 126º geral – 30º M40 – 4h37m43s e Zina Fernandes 127º geral – 5ª F40 – 4:37;44, com a convicção que voltaremos para melhorar a nossa prestação.

Coimbra Trail 2018
Zina Fernandes e Nuno Fernandes – OPraticante.pt

E os vencedores foram:

42 kms

Sara Silva – Atletismo Clube da Tocha – 6h07m35s venceu, seguida de Ana Vieira – Trail Team Bifase – 6:14;14 e de Paula Oliveira – GR Vila Verdense – 7:07;19.

Bruno coelho – Trail Team Bifase – 4h14m15s foi o vencedor destacadissimo, Nuno Torres do AMCF – Arrábida Trail Team – 4:36;01 e Luis Cunha – Coimbra Trail Running – 4:47;14, foram respectivamente 2º e 3º classificado.

O atleta vencedor da prova rainha (Maratona 42km), Bruno Coelho, da equipa Trail Team Bifase, referiu nesta sua primeira participação: “Obrigado pelo convite João Ferreira para conhecer os trilhos desenhados pelo Coimbra Trail Running num percurso com muitos singles tracks, percurso brutal, em que tiveram todos os cuidados a pensar nos atletas desde marcações, limpeza dos trilhos, passagens nas estradas, apoio durante a prova e nos prémios finais muito longe do tradicional troféu! Prova a repetir em 2019”.

21 kms

O vencedor Pedro Ribeiro – Caracol Trail Team – 2h05m13s, demontrou que de caracol só o nome da equipa, e, 2º lugar Fernando Gomes – Clube de Atletismo de Ferreira do Zêzere – 2:08;08 e em 3º lugar Nelson Costa – Associação Recreativa Casaense / Escola de Atletismo de Coimbra – 2:17;40.

Inês Marques – Compressport, venceu com 2h33m43s, Cristina Couceiro – ARSM – Associação Recreativa de S. Miguel – 2:39;15 ocupou o lugar imediato e Tuxa Negri – Gin. Qtª do Valbom – AAAcochete – 2:50;56.

10 kms

Júlia Legkova – Bio Team Run – 1h11m20s foi a vencedora, Carlos Santos – Montanha Clube Trail Running / Efapel – 1:13;50 e Maria Ramos – DCI / Trilhos Luso Buçaco – 1:20;10 completaram o pódio

Vasco Ribeiro – Associação Recreativa Casaense / Escola de Atletismo de Coimbra – 59m44s, e finalmente houve espectáculo proporcionado pelo sprint do 2º e 3º classificado, com José Sequeira do Montanha Clube Trail Running / Efapel – 1h00m37, a levar a melhor pela diferença de 18 segundos sobre Marc Rufié – individual – 1:00;55.

Classificações completas.

Facebook do evento.

Organização no facebook

Prova 5 estrelas!

Coimbra Trail 2018 recomendo sem dúvida.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Carlos Rodrigues

Parceiros

Deixe uma resposta