Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Corrida e caminhada Pedome vai encher ruas da localidade

A Associação Desportiva de Pedome (ADEPE) organiza a REN 5ª Corrida e Caminhada de Pedome e Oliveira Santa Maria, a realizar-se no dia 05 de outubro de 2019 com partida e chegada na REN Subestação de Riba de Ave em Oliveira Santa Maria pelas 15.30h.

A Corrida e Caminhada de Pedome conta com a colaboração das seguintes entidades: Associação de Atletismo de Braga, Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão, Junta de Freguesia de Pedome, Junta de Freguesia de Oliveira Santa Maria, ADEPE, Associação Roda dos Ventos, Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros, Polícia Municipal de Vila Nova de Famalicão, Bombeiros Voluntários de Riba de Ave, CNE – Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 558 de Pedome, FNA Pedome e Oliveira Santa Maria e de OPraticante.pt como média do evento.

Foto da página da Junta de Freguesia de Pedome

Pedome

Segundo consta nos registos históricos de Península Ibérica, a freguesia de Pedome já surge citada em documentos do período em que os Mouros dominavam a parte que actualmente corresponde a Portugal.

Na verdade, denominações como Podami, Pedami, Padami, Pedome, Podome e Pondomi são aplicadas, a esta região do extremo Leste do Concelho de Vila Nova de Famalicão, com alguma frequência.

Até 1835 a freguesia de Pedome é apresentada como pertencente ao julgado de Vermoim, Termo de Barcelos, tendo depois passado a fazer parte do concelho de Vila Nova de Famalicão.

Nos alvores do século XX, esta era uma aldeia rural dependente sobretudo da agricultura, mas seria com a égide dos têxteis nas décadas de 30 e 40 que a freguesia prosperaria.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pedome

Corrida e Caminhada de Pedome

Com novo percurso pelas ruas de Pedome e margens do rio Ave, cheia de surpresas, vem correr ou caminhar, naquela que é a prova considerada com o melhor lanche neste tipo de eventos.

A caminhada tem também a vertente solidária, em que 1 euro de cada inscrição reverte para os Bombeiros Voluntários de Riba de Ave.

Importante é participar

Dia 5 de outubro, a correr ou caminhar, o que é importante é participar.

A caminhada terá uma distância aproximada de 6 km e não terá carácter competitivo, sendo aberta a todos os participantes que se inscrevam atempadamente sem limite de idade. Grau de dificuldade médio

Rui Pedro Silva e Vanessa Carvalho foram os vencedores em 2018

Rui Pedro Silva, do Sporting Clube Portugal foi o vencedor da 4ª edição da Corrida de Pedome, sendo o atleta com mais vitorias nestas quatro edições já realizadas, voltará a estar presente com ambição de conquistar mais uma vez a vitória.

Rui Pedro Silva – Sporting Clube Portugal

Vanessa Carvalho, do Sporting Clube Braga foi a vencedora da 4ª edição da Corrida de Pedome, e conta-se que marque presença na defesa dessa vitória.

Vanessa Carvalho – Sporting Clube Braga

No final da prova estará a sua espera um fantástico lanche como por exemplo pastelaria variada, fruta, salgados, bifana, cerveja, sumo e agua oferecidos pela a organização.

Surpresas, um excelente ambiente e convívio

Não perca esta 5ª edição Corrida e Caminhada de Pedome com surpresas, um excelente ambiente e convívio é o que esperam os participantes.

 

Faça já a sua inscrição.

Inscrições.

Regulamento.

Página do evento.

Página da organização.

Texto: Tiago Lopes
Fotos: Corrida de Pedome

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta