Dário Moitoso eleito desportista do ano 2020

Dário Moitoso - Foto: Jordi Saragossa
O atleta Dário Furtado Moitoso, que representa a Azores Trail RunⓇ Pro Team, foi eleito pelos Órgãos de Comunicação Social açorianos como o Desportista do Ano 2020 nos Açores, numa distinção promovida pelo Governo Regional dos Açores, através da Direção Regional do Desporto.
Texto: Azores Trail Run
Foto de Capa: Jordi Saragossa / Foto artigo – Pedro Silva
Gala do Desporto Açoriano consagra Dário Moitoso
A Gala do Desporto Açoriano não se realizará nos moldes habituais, face à pandemia de Covid-19. Assim sendo, o atleta irá receber o galardão hoje, dia 17 de junho, na ilha do Faial, de onde é natural.
Dário Moitoso nasceu a 18 de junho de 1993. Começou a sua atividade desportiva no futebol, tendo, no entanto, suspendido essa atividade após uma lesão.
Para manter a forma física, começou a correr, e, desafiado por um amigo, fez a sua primeira competição de trail em maio de 2015, no Azores Trail RunⓇ.
Ingressou, no mesmo ano, no Clube Independente de Atletismo Ilha Azul, e foi encarando a atividade desportiva com crescente entusiasmo, conciliando os treinos e as provas com a sua atividade profissional, no setor da agropecuária.
Do seu já vasto palmarés desportivo, destacam-se os títulos de campeão nacional da modalidade em 2019 e 2020, e a presença na Seleção Nacional de Trail no Campeonato do Mundo de 2019, que se repetirá em 2021, no Mundial da Tailândia, em novembro.
Destaque ainda para a sua prestação no OCC do Ultra Trail du Mont Blanc® em 2018 e 2019 (9.º e 7.º classificado, respetivamente, e melhor português), e para as vitórias nas provas com a chancela Azores Trail Run®, em 2018 (Marathon Coast to Coast e Azores Triangle Adventure).
Na consolidação do seu percurso desportivo, o atleta tem contado com apoios do município da Horta e do Governo dos Açores.
Mais do que um merecido reconhecimento
Para Mário Leal, coordenador do Azores Trail Run®, esta distinção, mais do que um merecido reconhecimento do percurso do atleta, é um sinal da importância que a modalidade de trail running tem ganho, gradualmente, nos Açores.
“As condições de excelência a nível mundial para a prática desta modalidade na Região são, por si só, suficientes para que cada vez mais jovens açorianos se dediquem à prática do trail”, considera.
Recorde-se que, em 2020, os Açores foram a Meca mundial do Trail, ao receber o Golden Trail Championship, no Faial, prova organizada pela Salomon, e onde marcaram presença os principais atletas do mundo.
O sucesso do evento e o reconhecimento internacional das condições singulares para a prática da modalidade nestas ilhas levaram a que, em 2021, a Região receba a Grand Final do Golden Trail National Series 2021, que decorrerá em outubro, na prova Azores Triangle Adventure, nas ilhas do Faial, Pico e São Jorge, com a chancela Azores Trail RunⓇ.