Diogo Pinho e Sónia Pinto vencem Corrida da Liberdade

No passado Domingo, dia 23, a Associação Desportiva Nascidos para Correr promoveu a 2.ª Corrida da Liberdade com a União de freguesias de Santa Marinha e São Pedro da Afurada.

Corrida da Liberdade num domingo primaveril

Numa verdadeira manhã de Domingo primaveril muitos foram aqueles que responderam ao repto lançando pela Associação gaiense e se apresentaram na linha de partida junto ao ginásio Virgin Active na Rua Amélia de Sousa Luz, em Santa Marinha, Vila Nova de Gaia.

À partida para a prova principal de dez quilómetros estavam cerca de 400 atletas, aos quais se juntaram posteriormente os participantes da caminhada de seis quilómetros associada à prova principal.

A prova

A prova iniciada às 10 horas da manhã, tinha nos seus primeiros oito quilómetros um percurso de fácil trato e onde o destino dos atletas era Afurada, com passagem no Cais de Gaia e sempre com o rio Douro como companhia ao longo da Marginal. Os dois últimos quilómetros da prova eram de exigência máxima. Se nos primeiros oito quilómetros iniciais a prova tinha duas grandes descidas, os dois quilómetros finais tinham um declive positivo bastante acentuado e que colorou em sentido os atletas mais desconhecidos ao percurso.

Os vencedores

Diogo Pinho – Associação Nascidos para Correr

Em termos de vencedores, no sector masculino a prova teve como vencedor, o atleta da casa, da Associação Nascidos para Correr, Diogo Pinho com um tempo de 34:19min, na segunda e terceira posições ficaram respectivamente Ricardo Silva (34:52) e Sérgio Rodrigues (34:52), ambos atletas do ACD São João da Serra.

No sector feminino, dobradinha para o Sport Comércio e Salgueiros com a vitória de Sónia Pinto com 37:31 e o segundo lugar para Justyna Wojcik (38:50). A terceira posição ficou na posse da atleta do Recreio Desportivo de Águeda, Elisabete Azevedo com um tempo de 39:00.

Sónia Pinto – Sport Comércio e Salgueiros

No escalão de veteranos a prova teve os seguintes vencedores na vertente masculina, Domingos Silva do Nascidos para Correr (M35) Dinis Gonçalves (M40), Camilo Guedes do Clube Pessoal Aguas Gaia (M45), Ulisses Lopes do Carcavelos / Synergie (M50), Benjamim Soares do Carcavelos / Synergie (M55) e Casimiro Galhardo do Carcavelos / Synergie (M60).

Na vertente feminina as vencedoras foram Ligia Carla Silva Mendes (F40) e Helena Mourão da Escola de Atletismo da Trofa (F50).

Organização de parabéns e com margem de progressão

A Corrida da Liberdade é uma prova que tem todas as características para se firmar como uma das grandes provas do grande Porto. Isso é algo que se verificou este ano com o aumento do número de participantes.

O percurso para além de vistoso é diversificado, a organização não nega a meios para agradar aos atletas e para além disso o custo da prova é reduzido em comparação com outras provas na mesma distância.

[divide icon=”circle” width=”medium”]

Texto: Nuno Fernandes
Fotos: Nascidos para Correr

Parceiros

Deixe uma resposta