Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

EDGA mudou a vida de muitos deficientes motores

A Associação Europeia de Golfe Adaptado (EDGA) será a instituição de solidariedade social oficial do 13.º Portugal Masters, que decorrerá no Dom Pedro Victoria Golf Course, em Vilamoura, de 24 a 27 de outubro.

EDGA (European Disable Golf Association) mudou a vida de muitos deficientes motores

EDGA (European Disable Golf Association) mudou a vida de muitos deficientes motores recorrendo ao poder do golfe.

A instituição é constituída por voluntários de federações de golfe nacionais de 29 países de todo o Mundo (incluindo a FPG), com o objetivo de ajudar mais de meio milhão de pessoas afetadas por limitações motoras a praticarem golfe.

Todas as receitas angariadas pela EDGA no Portugal Masters são oriundas da venda de programas diários; de uma competição de longest drive (drive mais longo) patrocinada pela Golfbreaks, que terá lugar na quarta-feira do Pro-Am, dia 23; e uma tômbola de rifas com prémios fantásticos.

Essas verbas serão destinadas a financiar o treino e a educação de jogadores adaptados bem como o desenvolvimento de vários projetos em Portugal.

No início deste ano, o European Tour anunciou o programa ‘Golfers with Disability’ (Golfistas com Deficiência), gerido em conjunto com a EDGA.

Iniciativa consiste em dois torneios 

A iniciativa consiste em dois torneios de 36 buracos (duas voltas de 18) a realizarem-se em simultâneo com dois dos torneios da Rolex Series, ou seja, dois dos maiores eventos do ano no Circuito Europeu.

O primeiro a concretizar-se foi o EDGA Scottish Open, ganho pelo irlandês Brendan Lawlor, uma prova efetivada paralelamente ao Aberdeen Standard Investments Scottish Open (Open da Escócia). O segundo será o EDGA Dubai Finale, que irá decorrer na sexta-feira e no sábado do DP World Tour Championship, no Jumeirah Golf Estates, no Dubai, o torneio que conclui a época de 2019 do European Tour.

O inglês Tony Bennett, residente em Portugal, é o presidente da EDGA e é também o responsável máximo do Programa de Inclusão e Deficiência da Federação Internacional de Golfe (Disability and Inclusion for the International Golf Federation).

«A EDGA está orgulhosa de ser a instituição de solidariedade social official do Portugal Masters. O apoio do European Tour nos últimos quatro Portugal Masters ajudou a transformar a vida de muita gente, tanto ao nível local como internacional», disse Tony Bennett.

EDGA

A Edga tem uma forte ligação a Portugal

«A Edga tem uma forte ligação a Portugal. Nos últimos seis anos organizámos dez torneios e desenvolvemos diversos programas em centros de reabilitação, escolas e associações em Portugal. Os fundos angariados no Portugal Masters têm permitido à EDGA doar equipamentos, bibliografia e proporcionar o treino adequado a profissionais do setor e a treinadores um pouco por todo o país. A EDGA está a finalizar a tradução para português do livro “Mulligan: Tough Love and Second Chances”», acrescentou o britânico, também ele um reputado treinador profissional de golfe.

«A chancela do Portugal Masters e as clínicas que organizamos todos os anos ao sábado, durante o torneio, são testemunhos poderosos das capacidades de jogadores com limitações e do impacto positivo do golfe», concluiu Tony Bennett, um antigo selecionador nacional da Federação Portuguesa de Golfe.

Peter Adams, o diretor de Campeonatos do European Tour e do Portugal Masters (Championship Diretor of the Portugal Masters), disse por seu lado: «É uma honra sermos de novo parceiros da EDGA no Portugal Masters. O Tony e a sua equipa da EDGA têm efetuado um trabalho maravilhoso na divulgação do golfe adaptado em todo o país nos últimos seis anos e estamos encantados de podermos acolhê-los de novo no Dom Pedro Victoria Golf Course neste final de mês».

European Tour e a EDGA trabalham juntos há mais de uma década

O European Tour e a EDGA trabalham juntos há mais de uma década mas a parceria com o Portugal Masters só se iniciou em 2016.

Tudo começou com um telefonema da Associação de Turismo do Algarve, que funcionou como um catalizador para o convite formulado à EDGA para assumir o papel de instituição de solidariedade social official do mais importante torneio de golfe português.

Nos últimos quatro anos, o relacionamento entre o European Tour, o Portugal Masters e a EDGA tem-se reforçado.

«Há uma lógica natural para que estas três entidades cooperem. O golfe é o magneto que as une na causa e na visão de ajudar pessoas com deficiência a beneficiarem dos aspetos positivos inerentes á prática deste desporto», declarou Tony Bennett.

Para mais informações sobre a EDGA.

Texto: Hugo Ribeiro
Foto: Getty Images

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta