Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Madison, exibição consistente reforça aspirações olímpicas

A Equipa Portugal foi a 12.ª classificada na prova de madison do Campeonato da Europa de Pista, em Apeldoorn, Holanda, um resultado que consolida as aspirações nacionais de qualificação para os Jogos Olímpicos.

Rui OLiveira
Rui Oliveira – foto de arquivo

Prova de madison do Campeonato da Europa de Pista

A dupla formada por Iuri Leitão e Rui Oliveira manteve-se no pelotão principal ao longo das 200 voltas – 50 quilómetros – conseguindo um ponto num dos sprints, o que valeu a Portugal a 12.ª posição.

Este resultado, não parecendo muito vistoso, é importante nas contas de qualificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Portugal recuperou 40 pontos para a Bielorrússia, nação imediatamente à frente dos portugueses no ranking. Além disso, aumentou a diferença para as nações europeias que perseguem Portugal na tabela qualificativa para os Jogos, ganhando 60 pontos à Irlanda e 80 à Rússia.

Iuri Leitão
Iuri Leitão – foto de arquivo

Dinamarqueses estiveram imperiais na luta pelo pódio

Os dinamarqueses Lasse Norman Hansen e Michael Morkov estiveram imperiais na luta pelo pódio, conquistando a medalha de ouro, com 52 pontos, mais 15 do que os holandeses Jan-Willem van Schip e Yoeri Havik e do que os alemães Maximillian Beyer e Theo Reinhardt, que terminaram na segunda e na terceira posição, respetivamente.

Campeonato da Europa foi muito positivo para Portugal

O Campeonato da Europa foi muito positivo para Portugal, que conquistou uma medalha de bronze, por intermédio de Maria Martins, em scratch, foi a primeira medalha do ciclismo feminino português em Europeus de elite.

Maria Martins e Gabriel Mendes

Maria Martins esteve sempre atenta, seguindo as adversárias mais conceituadas nos momentos fulcrais da prova. Já dentro da última volta, a corredora ribatejana teve a frieza e a inteligência para aproveitar uma nesga na parte de dentro da pista, ultrapassando por aí a espanhola Ana Usabiaga, chegando, assim ao terceiro lugar.

Nas disciplinas olímpicas de omnium e de madison, os portugueses reforçaram posições entre as nações favoritas a garantir o passaporte para Tóquio.

Texto: União Velocipédica Portuguesa – Federação Portuguesa de Ciclismo

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta