Emanuel Pombo arrebata a Taça de Portugal na Padela

Foi perante mais uma grande moldura humana que Emanuel Pombo da Liberty Seguros/ Ciclomadeira conquistou a vitória à Geral e na categoria Elite na 10ª Descida da Padela e conquistou a Taça de Portugal de Downhill 2015.

A Descida da Padela voltou a ser palco de muitas emoções e a luta pelas diversas classes esteve sempre ao rubro. Na classe Elite, na manga de Qualificação, Vasco Bica da MS MAD/ Team Racing Portugal ainda fez frente a Emanuel Pombo, vencendo por apenas 0,4 segundos. No entanto, na manga de classificação, o madeirense Emanuel Pombo valeu-se da sua experiência e arrebatou por 3,5 segundos a Descida da Padela 2015. Em segundo lugar, ficou Fernando Silva do Restauradores da Granja/ Centro Óptico de Fafe, o terceiro lugar foi para José Vasconcelos do Famalicense Atlético Clube e em quarto lugar, Vasco Bica. Refira-se que a luta pelos lugares secundários do pódio foi muito renhida, ficando segundo e terceiro separados apenas por 0,1 segundos.

Nos Júniores, Silas Grandy do Moto Clube de Faro foi o mais rápido na categoria e foi durante muito tempo o mais rápido em pista, até ser destronado por Emanuel Pombo. Em segundo lugar, Bruno Almeida do Desportivo Jorge Antunes já a uns distantes 4,1, segundos do piloto que vive no Algarve. O terceiro lugar ficou nas mãos de Luís Costa do Restauradores da Granja/ Centro Óptico de Fafe.

Nas Elites Femininas, a campeã nacional, Filipa Peres do Penacova DH/ União Desportiva Lorvanense não deu a mínima hipótese às suas adversárias, demonstrando já uma maturidade e qualidade que lhe permitirão no futuro acalentar outras aspirações. Em segundo lugar e terceiro lugar, ficaram Verónica Dias e Sofia Pinto da Casa do Povo da Abrunheira.

Nos Cadetes, João Pereira do Desportivo Jorge Antunes demonstrou que tem uma grande carreira pela frente. Bateu João Teixeira do Restauradores da Granja/ Centro Óptico de Fafe e Tiago Ladeira da Casa do Povo da Abrunheira por 1,0 e 3,4 segundos respetivamente.

Nas categorias de Master, Paulo Domingues da MS MAD/ Team Racing ganhou nos Masters 30; o galego Miguel Dávila do CC Traviessas, um grande entusiasta da pista da Padela, ganhou nos Masters 40 e Augusto Pedrosa do Desportivo Jorge Antunes ganhou em Masters 50.

Na categoria de Promoção, para atletas não federados, Eduardo Ferreira foi o mais rápido perante João Peres e Bruno Ferreira do Grande DH Race.

Por equipas, a vitória foi com o Moto Clube de Faro para o Algarve. Em segundo lugar, classificou-se o Desportivo Jorge Antunes e em terceiro lugar ficou o Restauradores da Granja/ Centro Óptico de Fafe.

Mais uma vez, a Descida da Padela, sob a batuta organizativa da Padela Natural Associação Promotora, atraiu muita gente para as encostas do Monte da Padela para ver o espetáculo das bicicletas voadoras.
A Junta de Freguesia de Mujães, apoiante incansável da Descida da Padela, também assinalou a 10ª edição da Descida da Padela com o descerramento de uma placa alusiva a este evento.
No final, André Silva, Diretor de Prova, salientava “que mais uma vez tivemos um espetáculo de alto nível. Na primeira manga, alguns problemas técnicos com um gerador acabaram por atrasar o programa definido e prejudicar o processo da contagem de tempos. No entanto, a elevada capacidade organizativa desta equipa foi suficiente para resolver estes contratempos e proporcionar uma manga final de grande espetacularidade e ninguém saiu daqui defraudado. Queremos agradecer a todos aqueles que estiveram e colaboraram connosco ao longo destas edições, porque o sucesso também é deles. Por fim, não posso deixar de agradecer aos nossos voluntários, à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Junta de Freguesia de Mujães, Carpintaria Cristóvão Maciel/GNAUK, Vinho Verde Quinta do Barco, Pastelaria Luisinha, KTM Bikes Portugal e a todos aqueles que nos cederam os seus serviços para podermos realizar este evento. Voltaremos em 2017, ficando 2016 para o desenvolvimento de outros projetos”.

Fotos: JCP 1960 FOTOGRAFIA

Parceiros