Entrar em 2016 a correr na S. Silvestre de Esmeriz

A melhor forma de queimar as calorias acumuladas durante as festas de fim de ano é começar o ano novo 2016 com uma corrida e foi assim que cerca de 400 atletas se concentraram, no passado sábado 2 de janeiro de 2016, em Esmeriz, Vila Nova de Famalicão, para participar na 28ª edição da São Silvestre de Esmeriz e pela mesma ocasião desgastar os excessos das rabanadas, pão-de-ló, bolo-rei e outras iguarias típicas da época natalícia que agora terminou. A prova esteve a cargo da Associação Desportiva de Esmeriz com o apoio da Associação de Atletismo de Braga, da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e da Junta de Freguesia de Esmeriz e Cabeçudos.
Com início marcado para as 20h30, os atletas foram chegando umas horas antes para proceder ao levantamento dos dorsais junto do secretariado instalado na partida. Numa organização simples mas eficiente os atletas iam recebendo de forma célere o seu número de dorsal para a corrida. No local estavam instaladas algumas tendas, uma das quais albergava os sacos com a medalha e brindes a entregar no final da corrida a cada atleta, mas numa outra estava uma mesa muito especial, uma mesa recheada com bolos variados, bolo-rei, bifanas, água e refrigerantes, uma mesa que não é habitual vermos em provas de estradas. A tentação decidiu juntar-se à festa do atletismo e aqueles atletas que pensaram que esta prova seria a ideal para eliminar os pecados dos dias anteriores teriam no final da corrida uma luta injusta na qual não sairiam vencedores.
Com um pequeno atraso, deu-se o início da prova e a freguesia de Esmeriz transformou-se numa pista de corrida com centenas de atletas a correr pelas ruas daquela localidade. O percurso de 9 km é de dificuldade média, ora com descidas ora com subidas, e alguns segmentos planos, permite que se recupere nas descidas para enfrentar as subidas seguintes. Apesar de ter sido avisado dos desníveis que enfrentaria ao longo do trajecto, fui surpreendido com uma subida de cerca de um quilómetro muito acentuada e com a qual não contava, contudo o percurso é agradável e acessível a atletas amadores que treinam com alguma regularidade. A organização disponibilizou um posto de abastecimento de água a meio da prova com é habitual nas provas desta distância A chegada a meta, procedeu-se ao registo da chegada e os atletas foram encaminhados para uma tenda onde receberam as medalhas alusivas a prova. Finalmente após o desgaste de algumas centenas de calorias os participantes dirigiram-se para a mesa junto da mesa dos “comes e bebes” enquanto aguardavam pela cerimónia de entrega dos prémios.
A 28ª edição da São Silvestre de Esmeriz foi vencida por Bruno Silva, com o tempo de 28m43s seguido de José Azevedo, 31m11s e completou o pódio masculino Ricardo Neves com 31m24s.
No setor feminino, foi Marlene Lopes a vencer esta edição com o tempo de 33m53s, seguida por Tânia Silva, 35m45s e finalmente Helena Miranda fechou o pódio com 36m41s.
A Associação Desportiva de Amarante teve quatro atletas a competir com Carlos Queirós a obter o 4º lugar dos seniores com o tempo de 31m54s, José Barros, 29º também no escalão de séniores, com 39m33s, Tiago Lopes, 5º em Veteranos I, com 36m12s e finalmente Davide Pinheiro, 35º, em Veteranos II com 43m26s.
O Praticante esteve à conversa com Nuno André Martins, Diretor da Prova e dirigente da A. D. Esmeriz, que aceitou responder a algumas perguntas sobre a prova e a sua associação desportiva:
1° Apresenta-nos a Associação Desportiva de Esmeriz.
A Associação Desportiva de Esmeriz já vai com 35 anos de vida sendo grande parte deles dedicado ao futsal sénior e camadas jovens, com esta nova direcção e com a minha entrada incluímos a secção de atletismo dai surgir o nome A D Esmeriz running, tendo levado o nome do clube a vários pontos do pais bem como no país vizinho nas suas duas vertentes estrada e trail.
2° Está prova já vai na sua 28° edição, como explicas está longevidade?
A prova começou na altura com as pessoas que eram naturais de Esmeriz e habitantes da freguesia, tendo mais tarde sido abrangido por pessoas de fora.
Provas essas que sorteavam bicicletas maquinas fotográficas etc etc, os anos foram passando e a prova foi subindo de qualidade ano após ano quase sempre com partida e chegada na sede do clube e incluía os escalões jovens até que nos anos 2015 e 2016, a prova passou a ser nocturna e com partida e chegada no apeadeiro de Esmeriz pois a logística era bastante e precisava-mos de mais espaço.
3° Esta edição foi um sucesso?
A edição deste ano foi um verdadeiro sucesso, tendo em conta a que no ano passado terminaram 300 atletas com cerca de 360 inscrições, esta 28ª edição superou tanto no numero de chegadas 352 bem como no numero de inscrições que superou as 500, não fosse o facto de no mesmo dia e praticamente a mesma hora haver um sporting-porto em futebol, tendo em conta tudo isso e aliar ao facto de a prova ter um custo de apenas 2€ e ao que receberam a juntar a isto o bom ambiente.
4° Para além desta prova a Associação Desportiva de Esmeriz organiza outras provas de Atletismo?
Não, mas a equipa de atletismo A D Esmeriz running participa na organização da outra prova que a freguesia realiza como é a corrida Esmeriz-Cabeçudos.
5° És dirigente da associação, atleta, trabalhas, sei que participaste em 2015 em mais de 50 provas, como é que te organizas para conciliar tanta coisa?
Não é fácil tendo em conta os horários da minha esposa e dos meus filhos mas quando se gosta tudo se consegue, como disse concluí em 2015, 50 provas de atletismo entre elas 8 meias maratonas uma em Espanha e a maratona do porto tudo isto com uma doença como é a fibromialgia.
6° O que podemos esperar da Associação Desportiva de Esmeriz para o ano de 2016 que agora se inicia?
Em 2016, podemos esperar para Associação Desportiva de Esmeriz sucesso no futsal com a equipa sénior bem como as camadas jovens, quanto ao atletismo vamos continuar a divulgar e dignificar o nome do nosso clube em Portugal bem como em Espanha pois em Abril participarei na meia-maratona de Madrid.
Clique aqui para ver as classificações
Texto: Davide Pinheiro
Fotos: Sportsonfire