Europeu de XCO, Melgaço apresenta candidatura à organização

Europeu de XCO

A Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Minho e a Câmara Municipal de Melgaço apresentaram a candidatura deste município à organização do Europeu de XCO em 2025.

Leia também

Taça de Portugal de Ciclocrosse, segunda prova em Melgaço

Axpo faz dobradinha com Mário Costa e Joana Monteiro

Texto / Fotos: UVP – Federação Portuguesa de Ciclismo

Campeonato Europeu de XCO em 2025

A apresentação a candidatura ao Campeonato da Europa de Cross Country Olímpico (XCO) aconteceu durante a cerimónia de comemoração do vigésimo aniversário do Centro de Estágios de Melgaço, epicentro dos vários eventos de ciclismo que aquele concelho tem recebido, como foi o caso, ontem, da segunda prova da Taça de Portugal de Ciclocrosse.

A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC), em conjunto com a Associação de Ciclismo do Minho e com a Câmara Municipal de Melgaço, tem vindo a trabalhar múltiplas vertentes do ciclismo.

Temos atraído a este território muitos ciclistas. Este destino tem condições para a realização de provas de calibre internacional”, salientou o presidente da FPC, Delmino Pereira, durante a cerimónia desta manhã.

Delmino Pereira
Delmino Pereira – Foto de arquivo

O dirigente federativo adiantou que estão em curso contactos para que a candidatura receba o apoio da Real Federação Portuguesa de Ciclismo e da Federação Galega de Ciclismo, dando ainda mais força ao projeto português, que conhecerá uma decisão no próximo mês de março, durante a Assembleia Geral da União Europeia de Ciclismo.

Será uma competição importante, porque abrange as categorias de juniores, sub-23 e elite.

Perspetiva-se um grande momento para o concelho de Melgaço. Muito obrigado, Sr. Presidente da Câmara, por acreditar no ciclismo, uma modalidade do território.

Nós queremos que haja desporto em todo o território nacional.

Muito obrigado ao Sr. ministro, por todo o seu amor ao desporto e ao ciclismo. Contamos também com o apoio do Governo a esta candidatura”, concluiu Delmino Pereira, dirigindo-se ao ministro da Educação e titular da pasta do Desporto, Tiago Brandão Rodrigues, também presente na cerimónia desta segunda-feira.

O governante enalteceu “esta boa sintonia” entre a FPC, a Associação de Ciclismo do Minho e o município de Melgaço.

“…queremos que haja desporto em todo o território nacional.”

Tiago Brandão Rodrigues mostrou acompanhar toda a atividade velocipédica, nacional e internacional, desafiando Melgaço a abraçar ainda outros projetos de ciclismo.

Sabemos que aqui, em Melgaço, temos as condições para que se possa fazer ciclismo de estrada.

Conhecemos bem o mundo do BTT, sabemos que há mais pessoas a fazer ciclismo de pista em Portugal.

A FPC tem trabalhado muito para que também o mundo do BMX possa crescer mais.

Temos território para que aqui também se possa afirmar o trial, o ciclobol ou até, quem sabe, o ciclismo artístico, de que tive oportunidade de ver tantas competições um pouco por essa Europa fora”, disse.

Sobre a candidatura à organização do Campeonato da Europa de XCO, Tiago Brandão Rodrigues foi claro: “Contem com o Governo!

Esta candidatura é da Federação Portuguesa de Ciclismo, que internacionalmente representa o país no que à modalidade diz respeito, e do município de Melgaço.

Estou convencido de que, com a nossa ajuda e influência, poderemos trabalhar entre todos para que esta candidatura seja bem sucedida”.

Parceiros

Deixe uma resposta