Banner superior
Coluna Dto
Coluna Dto
Coluna Esq
Coluna Esq

Fitness e Saúde em Foco no Portugal Activo

O 12º Congresso Portugal Activo terminou este sábado, 18 de maio, no Fórum Lisboa. Durante os dois dias do evento, mais de 650 participantes marcaram presença no Maior Congresso de Fitness & Saúde de Portugal.

12º Congresso Portugal Activo

O último dia do evento começou com as intervenções do Presidente do Portugal Activo by AGAP – José Carlos Reis, do Presidente do Instituto Português do Desporto e da Juventude – Vítor Pataco, do Presidente do Comité Olímpico de Portugal – José Manuel Constantino e do Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Lisboa – Carlos Castro.

A primeira conferência foi dirigida pela Prof. Vera Pedragosa, Coordenadora Científica da Licenciatura em Gestão do Desporto na Universidade Autónoma de Lisboa, que nos apresentou em primeira mão o “Barómetro do Fitness em Portugal 2018”.

A CEO do Clube VII – Ana Dâmaso, protagonizou a segunda conferência, falando-nos do projeto: “Let´s Be Active”, uma iniciativa com expressão europeia, que se iniciou em 2018. Este projeto surgiu pelo facto de haver cada vez menos pessoas a praticar algum tipo de atividade física. Tem como objetivo tornar ativas 60.000 pessoas, num espaço de 3 anos, em 8 países que participam no projeto.

O Futuro do Fitness

Um dos pontos altos deste evento foi a Conferência sobre “O Futuro do Fitness”, com um dos pioneiros e especialistas desta área – Fred Hoffman. Dino Pedras (Mestre Instrutor de Spinning), João Galileu (Diretor de Operações do GO Fit Portugal) e Cristina Caetano (Diretora Executiva do Ginásio Clube Português), foram os oradores que se seguiram, com o “Enquadramento Estratégico para o Triângulo Empresário, Gestor e Diretor Técnico”.

A Dra. Maria João Cardoso, o Dr. Hélder Fonseca e o Dr. Daniel Gonçalves desenvolveram o tema “Haverá Espaço para as Doenças Crónicas nos Ginásios? O Exemplo das Doenças Cardiovasculares, Oncológicas e Osteoporose”, seguidos de Alexandre Mestre e José Júlio Castro que nos trouxeram o “Novo Check List das Obrigações Legais”.

O Congresso terminou com a intervenção do Professor Catedrático de Fisiologia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto – José Soares, que nos fez refletir sobre a questão “Será o Fitness Apenas Fitness?”.

Texto: Analima
Fotos: Filipa Meias Photography

Sobre o Autor

Artigos relacionados

Deixe uma Resposta