Gerês Marathon® – uma maratona que se quer diferente

Com uma semana de inscrições quase 500 atletas (provenientes de 8 países – Portugal, Polónia, Bélgica, Noruega, Espanha, Marrocos, França e Brasil) já aceitaram o desafio de correr na Gerês Marathon®, uma prova que se realiza dia 30 de novembro, não pretende ser uma maratona igual às outras, será única no Mundo! O que a diferenciará são os vários aspetos associados ao local onde a mesma se desenrola, as estradas do único Parque Nacional de Portugal em pleno coração do Gerês (esta não é uma prova de trail, pois não se desenrola em trilhos de montanha). Aliar à velocidade o desnível, cria nesta maratona um grau de dificuldade substancialmente diferente e, mais elevado, que as maratonas onde normalmente se corre para o cronómetro.

Esta prova realiza-se em estradas, mas de montanha. Apesar de ser realizada em percurso asfaltado, pavimentado e por estradões de terra batida, não pretende ser uma prova em que o atleta corre geralmente para o cronómetro comparando-o com outras da mesma distância.

Atendendo às necessidades logísticas e de segurança, assim como à necessidade de protecção ambiental que a região obriga, ou não estivéssemos no Parque Nacional Peneda-Gerês, devem todos os participantes respeitar as normas do mesmo e as suas autoridades. As inscrições são por isso bastante limitadas nesta 1ª edição.

Atendo também à necessidade imperiosa de preservar um património natural de uma enorme riqueza, pretende-se que em plena comunhão com a natureza os atletas usufruam do mesmo, respeitando-o e protegendo-o. Por este mesmo facto os abastecimentos líquidos não serão fornecidos através de garrafas nem de copos plásticos. Cada atleta é responsável por levar consigo o(s) recipiente(s) que julguem mais adequados para a sua hidratação (preferencialmente que sirvam também para bebidas quentes). Pretende-se que as crianças de hoje usufruam o mesmo território no amanhã.

Correr no Gerês tem sempre em qualquer altura do ano um encanto especial, mas a paleta de cores que pintam o Parque Nacional no fim do Outono cria cenários tão deslumbrantes e arrebatadores, que tornarão esta prova tão bela, quanto dura.

Mais informações clique aqui

Parceiros